Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Galera acabou de chegar um Bullet meu para substituir um AP (o meu bullet antigo queimou e coloquei o AP temporariamente), estou com o bullet em mãos e preciso configura-lo, queria levá-lo para a torre ja configurado, porém não tenho nenhuma antena em mãos para conectar ao bullet, posso ligá-lo sem antena para a configuração ??? ligar o bullet sem antena danifica o aparelho ??? isso é realidade ou é igual papai-noel, coelhinho da páscoa... puro mito ??? grato pela ajuda...

  2. #2

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Muita gente diz que ligar sem antena pode danificar o aparelho ou cartao mini pci ou a saida de RF, cmg nunca aconteceu, inclusive ontem configurei e atualizei 3 bullets M2 Hp antes de levar pra torre e sem antena e nada aconteceu.

  3. #3

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Garanto pra vc que irá danificar o desempenho do seu equipamento seja ele qual for, em se tratando de RF e não tendo o circuito transmissor para onde dissipar a energia criada irá sim danificar o circuito, veja que disse danificar, isso pode acarretar a perda de potência na transmissão ou sensibilidade na recepção, e quanto tempo ficar a mais ligado desta maneira mais é prejudicado o circuito chegando até a queima do mesmo. O ideal é utilizar uma carga fantasma para esse tipo de teste/configuração, aqui eu tenho uma carga de 2W com conectorização N, porém é muito caro e dificil de encontrar, existe uma carga SMA mais barata e fácil de achar porém só encontrei no ML: CARGA FANTASMA 50 Ohms. 500mW 2,4 ghz - $ 10.00 en MercadoLibre

  4. #4

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    rapaz eu configurei um bullet sem a antena, ele ficou 3 meses na torre funcionando, depois desse 3 meses o clietnes ficaram com lentidao na navegacao e nao entrava no msn, o estranho era uqe o ping estava 3 ms ha 1 km
    resolvi troca o bullet e coloca um ap oiw pra testar, e realmente era o bullet mesmo ate hoje nao tenho reclamacao da navegacao so osping que subiram 15 ms mas ta de boa

  5. #5

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    recomendo a todos sempre ter na bancada uma antena na frequencia do equipamento para efetuar qual seja a configuração com segurança... Até mesmo usar essa antena virada para uma parede pode provocar ondas estacionárias e alto roe danificando a etapa de tx/rx do equipamento...

  6. #6

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Tai uma coisa que nunca ouvi falar, mas ate hj nunca danifiquei um aparelho por conta disso, mas vou tomar cuidado apartiri de agora, aproveitando para tirar algumas duvidas, se eu ligar a nanobridge sem o disco ela pode sofrer este problema? o que poderia usar como carga 5.8?

  7. #7

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Garanto pra vc que irá danificar o desempenho do seu equipamento seja ele qual for, em se tratando de RF e não tendo o circuito transmissor para onde dissipar a energia criada irá sim danificar o circuito, veja que disse danificar, isso pode acarretar a perda de potência na transmissão ou sensibilidade na recepção, e quanto tempo ficar a mais ligado desta maneira mais é prejudicado o circuito chegando até a queima do mesmo. O ideal é utilizar uma carga fantasma para esse tipo de teste/configuração, aqui eu tenho uma carga de 2W com conectorização N, porém é muito caro e dificil de encontrar, existe uma carga SMA mais barata e fácil de achar porém só encontrei no ML: CARGA FANTASMA 50 Ohms. 500mW 2,4 ghz - $ 10.00 en MercadoLibre
    É o mais indicado, eu tinha com circuito com um resistor fechando curto em um conector N, mas não achei.

    Citação Postado originalmente por eduardopvh Ver Post
    rapaz eu configurei um bullet sem a antena, ele ficou 3 meses na torre funcionando, depois desse 3 meses o clietnes ficaram com lentidao na navegacao e nao entrava no msn, o estranho era uqe o ping estava 3 ms ha 1 km
    resolvi troca o bullet e coloca um ap oiw pra testar, e realmente era o bullet mesmo ate hoje nao tenho reclamacao da navegacao so osping que subiram 15 ms mas ta de boa
    Pode ter sequelado ele na bancada, e apresentado problemas depois.

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    recomendo a todos sempre ter na bancada uma antena na frequencia do equipamento para efetuar qual seja a configuração com segurança... Até mesmo usar essa antena virada para uma parede pode provocar ondas estacionárias e alto roe danificando a etapa de tx/rx do equipamento...
    Aqui usamos, quando precisa, o alimentador (miolo central) de uma Zirok e de uma aquarios de disco antiga, nunca tivemos problemas.

    E como aprendi assim, eu já falo, nenhum dispositivo de RF, que seja conectorizado e precise de antena, pode ser ligado sem antena, não importa se falam se queima ou não, não pode pronto.

    É como ligar um computador sem o "dissipador".

    Abraços

  8. #8

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    É só fabricar um chicote curto de modo que vc possa rosquear uma anteninha dessas de 2db que vem em radinhos e pronto. Já não danifica. Aqui faço isso.
    Antena de 2db ou qq outra dessas pequenas ==> Chicote sma para N ==> pigtail do cartão.

  9. #9

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Amigos tudo isso foi muito esclarecedor, e pra mim, a partir de hj qualquer equipamento wireless precisa ser ligado com antena, preferi levar meu bullet até a torre mesmo e configurei ele por lá mesmo com a antena conectada certinho pra evitar problemas, grato a todos que cooperaram... um forte abraço

  10. #10

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Eu queria saber si a AirGrid M 5 ligar sem a grade dela pode danificar o seu desepenho no futuro?

  11. #11

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Citação Postado originalmente por doideraro Ver Post
    Eu queria saber si a AirGrid M 5 ligar sem a grade dela pode danificar o seu desepenho no futuro?
    Creio que não pq a grade é apenas um concentrador. A antena propriamente dita fica no "tubo" dela.

  12. #12

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    quero que so um aqui que tenha experiencia diga quantos bullets por exemplo ja queimou configurando sem antena, eu em 5 anos de provedor nunca queimei nenhum radio fazendo isso. acredito ser mais um mito. mais realmente em transmisores de fm vhf uhf o pessoal nao liga sem ta ligado na antena, mais acredito que seja por operarem na casa dos watts.

  13. #13

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    quero que so um aqui que tenha experiencia diga quantos bullets por exemplo ja queimou configurando sem antena, eu em 5 anos de provedor nunca queimei nenhum radio fazendo isso. acredito ser mais um mito. mais realmente em transmisores de fm vhf uhf o pessoal nao liga sem ta ligado na antena, mais acredito que seja por operarem na casa dos watts.
    "em se tratando de RF e não tendo o circuito transmissor para onde dissipar a energia criada irá sim danificar o circuito, veja que disse danificar, isso pode acarretar a perda de potência na transmissão ou sensibilidade na recepção"

    Copiei da minha própria resposta do tópico, ninguém aqui esta falando em "queimar" pois "queimar" é quando pega fogo e derrete o equipamento por alta temperatura inutilizando o mesmo.

    Já pude diversas vezes fazer testes comparativos "idiotas" com equipamentos que foram alimentados sem antena, e havia sim diferença na quantidade de sinal recebido e transmitido, por sorte esses efeitos são menos "sentidos" em roteadores, bullet´s, cpe.

    Tome como ensinamento o que a MIKROTIK empregou em seus equipamentos (acho isso respeito com consumidor além duma puta função): quando vc instala um cartão novo na Routerboad, ele já sai transmitindo??????????????? Não pelo simples fato de que vc deve configurar a freqüência, banda, canalização e potência sem danificar o mini-pci... Coloca um mini-pci configurado em 2.4GHz rodando por uma hora numa antena de 5.8GHz e dê um Scan para comparar com MiniPCI 0KM...

  14. #14

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Bom, conforme um engenheiro de telecom citou por cima, em um curso-palestra que participei, o circuito de RF nos transceptores são protegidos por um outro circuito para que JUSTAMENTE ISSO que estão falando, e também sinal refletido, não causasse dano no circuito de RF.

    Acredito que antigamente talvez o circuito de RF não tinha proteção nenhuma, o que poderia realmente causar a longo prazo algum dano, porém, acredito que os transmissores de hoje em dia devem todos ter esse circuito de proteção.

  15. #15
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    todo transmissor deve ser ligado a uma antena para dissipar a onda criada pelo equipamento .....
    já ligamos varias vezes sem antena sem problemas ....
    mas acredito que para chegar a dar problemas no circuito de rf tem que deixar muito tempo ligado sem antena ....
    mas não deixe de ligar uma antena não nem que seja uma de 1 dbi ...

  16. #16

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    "vou fazer um chaveiro de uma antena de 1dbi com conector n pra nunca mais "danificar" meus bullets e etc... uieuieuiuie é dose!"

  17. #17
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    então faça o que achar melhor amigo se voce acha isso certo ....
    As pessoas não conseguem suportar o sucesso alheio. Por menor que seja esse sucesso. É só alguém ter algum sucesso pessoal ou profissional e lá vem "martelada".
    Tenho visto coisas incríveis. Pessoas que gastam tempo e energia para prejudicar alguém que tenha algum sucesso,,,
    Última edição por laurence669; 11-04-2011 às 23:51.

  18. #18

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    "vou fazer um chaveiro de uma antena de 1dbi com conector n pra nunca mais "danificar" meus bullets e etc... uieuieuiuie é dose!"
    Acho que a ajuda do fórum é pra quem quer, sendo assim se pra vc não serviu simplesmente delete o post e seja feliz ligando seus equipamentos sem antena....Mas não faça piadinhas desnecessárias desmerecendo a ajuda alheia!

  19. #19

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    "vou fazer um chaveiro de uma antena de 1dbi com conector n pra nunca mais "danificar" meus bullets e etc... uieuieuiuie é dose!"
    Depois que você caminhar mais de 10 anos, por uma atividade, você volta e lê seu Post, vai como vai se sentir pequeno, como neste momento.

    O pior de tudo é alguém achar que sabe tudo ou que não precisa da ajuda de alguém.

    A maioria dos dispositivos de RF precisam de acoplamento e é a primeira coisa que aprendemos em cursos, especializações e outros.

    Boa sorte com seu chaveiro e vou me lembra de seu post quando pensar em responder uma pergunta sua aqui no UNDER.

  20. #20

    Padrão Re: Ligar Bullet sem Antena ??? Mito ou Verdade

    Não sei quem é pior o engenheiro que manda fazer um troço desse ou o cara que confia no engenheiro!

    Trabalho a mais de 10 anos com telecomunicações e tive o orgulho de ter companheiros de trabalho a mais de 30 anos no ramo ensinando muita coisa, lembro-me que a primeira torre que ajudei a montar de radio multi-canal a instrução foi primeiro de montar todo sistema, e depois ligar os equipamentos não importando qual freqüência, tecnologia ou sistema, se houver baixa na potência ou perda de sensibilidade o culpado será o técnico instalador...

    Depois somos aturados a ver esses tópicos, bullet com sinal fraco, emp8602 com sinal fraco, sinal forte no cliente mas não navega e outros mais... tudo porque na ansiedade de configurar os equipamentos o pessoal acaba não fazendo o acoplamento do transceptor com a antena danificando o mesmo.