Postado originalmente por
Jadir
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Estimo que sim.
Estou terminando de configurar um enlace entre o ponto A, no centro da cidade, e o ponto B, no bairro onde trabalho. A distância dos pontos é de aproximadamente 6,3km. Tenho sérios problemas de visada, pois há um 'barranco' obstruindo a visada do ponto B.
Neste cenário, meu planejamento é de trazer um link de 5 mega. Para isso, optei por um par de NanoBridge M5. Montamos os equipamentos, caprixamos no alinhamento e o sinal mais forte que conseguimos foi -66dbm, com a potência das NB em 23dbm. Testando de uma RB para o servidor do bairro, passava 10Mb full (22Mb half). No entanto, o ruÃdo no ponto B marcava -84dbm, elevado na minha opinião.
Resolvi testar canais diferentes através do AirView, encontrei os melhores e fui baixando a potência e acompanhando até onde influenciaria no total de banda passante. Resultado que cheguei foi 18dbm (63mw) no ponto A e 20dbm (100mw) no ponto B, o sinal ficou em -75, mantendo os mesmos 10Mb full, com CCQ estável em 100%. Cheguei a conclusão que sensibilidade é melhor que potência de sinal.
Detalhes: aparelhos configurados com WDS, Data Rate fixado em MCS 11-120, largura de canal em 40Mhz e AirMax desativado. Segue em anexo algumas imagens para apreciação e avaliação de vocês. Obrigado!
PS: perdoem a qualidade das imagens. Se for o caso testo novamente e anexo imagens mais nÃtidas.