Bom dia a todos
Um fato acontecido rescentemente me abriu os olhos na verdade volta e meia penso nisto, um conhecido meu dono de um pequeno provedor entrou numa tremenda fria...como foi ?
Num belo dia bate a porta dele uns Policias Federais com um mandato de busca e apreensão relativo a um golpe bancario onde um determinado numero de clientes foi lesado, rastrearam os ips e chegarão no servidor dele...ele não é autorizado e não tem nenhum tipo de controle sobre as atividades dos seus clientes... ele mostrou e tentou explicar pros caras que ele é um provedor de acesso a internet...os caras pediram pra ele indicar quem nos dias a, b e c usam o determinado ip... ai não precisa nem falar né o meu amigo não tinha a menor ideia como ele só tem ip publico no server dele todo mundo sai por ele então poderia ser qualquer um dos 150 clientes dele... resumindo o cara tá enfrentando uma barra.
Ai vem o questionamento e deixando pra sugestões qual seria a melhor iniciativa pra resolver isto ?
1- Conseguir ips publicos suficientes e rotear isto pros clientes ? E bolando algum artigo em contrato deixando claro a responsabilidade pelo uso daquele determinado ip publico ?
2- Implementar algum tipo de server de relatorio de navegação dos clientes onde ficaria registrado o consumo do cliente com ips acessados, dias, hora etc ? Está pratica iria contra algum direito do cliente ?
Me preocupa bastante este assunto e acho que deveria preocupar a todos os donos de provedor.
ps: Foi pedido pra ele um relatorio de todo os sites acessados pelos clientes em determinado dias do mês de fevereiro/11 !!!!
Abraço a todos