Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Galera tenho uma rede a cerca de 4 anos e nunca tive problemas com raios, sempre chove de montão aqui eu deixo tudo ligado e tudo quase sempre foi perfeito, a uns 4 meses comprei um bullet 2 HP , coloquei ele na torre e pra minha surpresa primeira chuva que deu ele abriu as pernas, queimou... comprei outro substitui o queimado e semana passada em outra chuva, o bullet queimou a interface LAN, ao conectar o cabo nele e não da nem sinal de vida da interface... venho pedir aos grandes amigos se possível me indiquem como evitar para que esses equipamento não se queimem com tanta facilidade, no Local eu utilizo um Nobreak, Fio de aterramento tudo certinho, porém 2 bullets ja se foram, vi que para esse tipo de caso se usa um cabo de rede blindado e conectores blindados, porem deve se fazer um aterramento no cabo de rede ... mas como é isso ??? eu descasco a capinha azul do cabo de rede e soco um fio terra verde ai nele ??? é isso ?? existe alguma maneira mais profissional ?? aceito qualquer tipo de ajuda e dicas... sei que até a ubiquiti lançou um cabo de rede proprio e conectores proprios para seus equipamentos ja que os mesmo estão se queimando com facilidade... mas não encontrei para vender... só em caixas fechadas (segue o link abaixo) se alguem souber onde se vende solto ou o cabo por metros... e se isso relamente vai funcionar ... ou o que fazer para evitar que os bullets se queimem ficarei imensamente grato, que DEUS abençoe a todos... um forte abraço...

    Cabo de Rede Blindado Ubiquiti
    UBIQUITI TC-L1 TOUGH CABO LEVEL1 (305 METROS) - Internet - Informática

    Conector Blindado Ubiquiti
    UBIQUITI TOUGH CABLE CONNECTORS CAIXA COM 100 UNIDADES - Internet - Informática

    Se alguem souber onde se vende no varejo eu agradeço...

  2. #2

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Bom dia, use fonte aterrada, 90% dos casos a queima e pela fonte. Aqui estou usando bateria estacionaria com carregador + fonte de 24v 10A da XPS, com esse equipamento vc pode alimentar varios equipamento ubiquit ao mesmo tempo

  3. #3

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Além do cabo FTP vc terá de adquirir os conectores RJ45 Blindados, com uma latinha na superficie do conector onde será conectado o fio terra do cabo... Seu switch também deverá ter um parafuso na parte traseira onde será possivel conectar o fio terra.... Uma pergunta vc usa antena omni da aquario?

  4. #4

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    É gente, aqui perdi 02 nanos M5, to projetando fazer como o Julierme falou, vou isolar os equipamentos da rede eletrica com bateria.

  5. #5

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Acompanhando!!!

  6. #6

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Cara, eu tenho a solução pros seus problemas...

    Já ouviu falar de IECR?

    Veja aqui: Paul Holfinger

    Esse doido aí, é engenheiro elétrico e eletrônico e desenvolveu a fórmula mágica anti-raios.

    Entra em contato com ele e pega mais informações.

  7. #7

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    O grande problema da linha ubiquit e a alta sensibilidade de um componente eletronico (kendin) que opera a 2,5 volts, quando ocorre descargas eletricas na rede, esse componente tem sua tensao de trabalho saturada ocasionando a queima do mesmo. por isso e sempre bom ter esse componente em estoque, na maioria das vezes e so trocar e pronto, resolvido o problema.

  8. #8

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Tem ai alguma imagem desse componente e onde comprar ?

    wesleydialmeida
    Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    O grande problema da linha ubiquit e a alta sensibilidade de um componente eletronico (kendin) que opera a 2,5 volts, quando ocorre descargas eletricas na rede, esse componente tem sua tensao de trabalho saturada ocasionando a queima do mesmo. por isso e sempre bom ter esse componente em estoque, na maioria das vezes e so trocar e pronto, resolvido o problema
    Também tenho bullet em um Torre e ja tive q trocar 2 e uma nano 5 na mesma torre.

  9. #9

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Aqui utilizo bullet e nano temos chuvas fortes nunca me qurimou nenhum, mas estou cercado de pararaios. Agora um problema gravissimo que tenho com eles é o travamento da interface wirelles.

    O que acontece, ele trava a interface e ninguem navega na maioria das vezes eu acesso pela LAN e consigo reiniciar ele e tudo volta ao normal e poucas vezes tenho que desligar da tomada e ligar novamente pra tudo voltar.
    Alguem ja passou por isso?

  10. #10

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Agradeço a ajuda e compreensão de todos... mas amigo eu tenho todos os aterramentos perfeitos... não foi eu que fiz não, mandei um eletricista formado, e com mais de 10 anos de experiência na area fazer o trabalho, esta com o aterramento e mesmo assim queimou tudo, ao conversar com ele sobre o assunto a dica dele é usar "Protetor de Surto da HyperLink" , cabos e conectores blindados, e no switch como nosso amigo mesmo falou e ja tem inclusive, o aterramento (o Eletricista ja havia aterrado o Switch) mas como eu pequei na parte da blindagem o aterramento não pode fazer nada, e respondendo ao amigo eu utilizo Omni sim, tenho 3 redes em uma delas uso Omni nas outras painéis, um forte abraço e vamos acompanhar, qualquer novidade aqui eu posto os resultados e soluções.

    Citação Postado originalmente por julierme Ver Post
    Bom dia, use fonte aterrada, 90% dos casos a queima e pela fonte.

  11. #11

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Vou lhes dizer a solução dos seus problemas!
    Usar um transformador isolador de Rede com proteção eletrostática no núcleo.
    Ou seja de 220v~ para 220v~ ou vice-versa 110v~ para 110v~ de acordo com a tensão nominal de sua rede!
    Transformadores isoladores com proteção eletrostática são utilizados quando se quer isolar a Rede do diferencial e referencial utilizado!
    Outra coisa que podem me criticar a vontade!
    Ou me chamar de louco!
    Mas aterramento em wireless é bomba na certa por isso sempre evito aterramentos nos radios, cabos e antenas no referencial terra! Assim evito escoamento e evito esse problema!
    Como eu sempre costumo dizer.. Aterramento é pra material que possui uma blindagem de ferro! Não para equipamento protegido por capa plástica! Do que iria adiantar aterrar um equipamento sem proteção externa que usa somente carcaça de plástico! É pedir para levar prejuízo!
    Quanto ao IECR é um isolador do tipo passivo e por isso não passa a alimentação do POE para o Rádio. Seu uso só é aconselhavel quando o radio não necessita de POE.
    Quanto a tensão de ruptura dele achei pouco 3600V~. Pois um raio é derivado de centenas de milhões de milhares de VOLTS.
    O negocio é comprar protetor de surto (clamper) e transformador isolador com proteção eletrostatica! e reavaliar o seu sistema mais uma vez!
    E lembre-se só aterre equipamento que estejam protegidas por partes metálicas como sua própria base ou como armarios de ferro! ao contrario disso aterramento é pedir para levar chumbo!
    Se não acreditam!
    Crie uma bobina de tesla e faça o teste vocês mesmos nos seus equipamentos! Terão uma surpresa!

    Grande abraço a Todos!
    Obrigado pela leitura!
    Última edição por rafaelhol; 19-04-2011 às 18:20.

  12. #12

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    O meu trafo eu comprei na: TECNOTRAFO só pedir a cotação eles passam por e-mail, é so pedir um trafo isolador com nucleo saturado na tensão desejada... Ajuda bastante na proteção dos seus equipamentos...

  13. #13

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    eu resolvi esse tipo de problema a muito tempo atras utilizando para alimentar os radio uma bateria dessas de nobreak estacionaria, ou maiores mas tem que ser estacionaria, e os carregadores da haionik de 3 amp,

    eu tenho mais de 100 unidades desse carregador aqui na loja, unica coisa que queima agora la de vez em quando quando os raios são fortes é o carregador.

    como o meu Dude tem monitoramento de voltagem das rbs 450G, 433AH entre outras, quando a voltagem fica abaixo de 11 Volts a gente sai correndo com um desse carregadores de baixo do braço e chega la na maioria das veses antes da torre parar.

    essa solução eu adoro, tanto é que só compro RB 433ah e 450G por causa da medição da voltagem,
    vou falar baixo mas meu provedor raramente para.

  14. #14
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    já troquei varios kendin s de nano,rockt,bullet mas nenhum recuperado .....
    acredito que alem do kendin, queima mais algum componente ....

  15. #15

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    E ai irmão, que chato hein. Já ouviu falar em cabo FTP da Furukawa? São blindados e tem o aterramento que é um fio desencapado que faz contato da blindagem do conector RJ-45 com a blindagem do cabo. Onde trabalhei usavamos muito dele.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cabo_ftp.jpg
Visualizações:	211
Tamanho: 	11,9 KB
ID:      	22021

  16. #16

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Caro Gustavo, me ajude, achei a bateria mas não entendi como funciona o esquema, eu tenho que por um nobreak com esta bateria?? ou tenho que por um carregador na bateria e ligar as antenas diretamente nas baterias estacionarias?? qual a diferença da bateria estacionaria para comum??

  17. #17

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Caro Gustavo, me ajude, achei a bateria mas não entendi como funciona o esquema, eu tenho que por um nobreak com esta bateria?? ou tenho que por um carregador na bateria e ligar as antenas diretamente nas baterias estacionarias?? qual a diferença da bateria estacionaria para comum??
    Os radios são alimentados em 12v certo?
    a bateria é de quantos Volts? 12v. certo?
    então é só alimentar o rádio diretamente, como a bateria não tem carga pro resto da vida, qq tem que fazer? colocar um carregador nela, pronto!

  18. #18

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Caro Gustavo, em minha torre tenho uma nanostation M5 que recebe o link e duas Rockets M5 que enviam o sinal atravez de duas setorias airmax de 20dbi 90°, eu posso ligar todos estes equipamentos diretamente na bateria que fica tudo ok ... vi em uma fonte da nanostation que ela é de 15v 0,8a será que da algum problema, você fez algum adaptador para ligar diretamente na bateria ou posso encontrar algum em loja de eletronica??? Sabe me dizer qual a diferença da bateria comum para a estacionaria??
    Desculpe pe insistencia, é que estou tendo muitas despesas com a minha scm que finalmente saiu e quero proteger meus equipamentos pois não estou podendo ter prejuizos neste momento e daqui a pouco começa a epoca de chuvas por aqui, sou de Teresopolis RJ ... Um abraço .. Rodrigo

  19. #19

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Caro Gustavo, em minha torre tenho uma nanostation M5 que recebe o link e duas Rockets M5 que enviam o sinal atravez de duas setorias airmax de 20dbi 90°, eu posso ligar todos estes equipamentos diretamente na bateria que fica tudo ok ... vi em uma fonte da nanostation que ela é de 15v 0,8a será que da algum problema, você fez algum adaptador para ligar diretamente na bateria ou posso encontrar algum em loja de eletronica??? Sabe me dizer qual a diferença da bateria comum para a estacionaria??
    Desculpe pe insistencia, é que estou tendo muitas despesas com a minha scm que finalmente saiu e quero proteger meus equipamentos pois não estou podendo ter prejuizos neste momento e daqui a pouco começa a epoca de chuvas por aqui, sou de Teresopolis RJ ... Um abraço .. Rodrigo
    O rocket funciona de 10 até 24v então não tem problema, vc vai ter que analizar o consumo do teu sistema, mas jah te digo, um carregador de 10 amp em 12v, guenta muito equipamento.

    unica detalhe que vc terá que ter cuidado no ligar, é no conector, daqueles de fonte, que por sinal vc pode cortar de alguma queimada, o detalhe é deixar o positivo por dentro do conector

    Gosto dos mikrotik pois tem medidor de energia, que pode-se controlar via software

  20. #20
    Avatar de Dacha
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    fronteira Paraguay - Brasil
    Posts
    42

    Padrão Re: Bullets X Raio = 2 x 0 pro Raio

    Wanderley,

    Eu ja perdi 2 fontes e equipamentos aqui. O problema é o saco que é subir na torre e/ou no postes pra trocar tudo.
    O que eu fiz, foi colocar um no-break com bateria aqui e quando chove eu desligo o disjuntor da rede eletrica e deixo na bateria.
    Tem funcionado (não sei se por sorte ou ...). ja enfrentei umas chuvas bem forte mesmo, com muito raios.
    Se serve de exemplo, um raio caiu numa arvore do lado da torre e nao queimou nada.

    abs,

    Dacha.