Postado originalmente por
Roberto21
Olá, é assim que trabalho a algum tempo aqui, e tenho sucesso com isso. 200k...300k...400k não é a velocidade de meus clientes, é a banda garantida a eles, eles navegam em até 4M por causa do thundercache compreendeu? Para o cliente as meninas da recepção durante o primeiro contato deixam bem claro como é a conexão da empresa, por que oferecer 200K para o cliente, é por que não dá mais...mesmo!!
O cliente fica sabendo se em algum momento ele fizer um teste de velocidade e der menos que 200K, ele pode contactar o suporte imediatamente, investi no cache, providenciei servidores (mesmo) com hd's SCSI, nos PTP passei a usar Airmax (ubiquiti) interligando as torres com perfeição e aumentei o trouphut da rede.
Fiz setorizações, dividi a carga, não sobrecarrego nenhum POP, se chegar ao limite monto outro POP, chego a ter em uma situação em um raio de 4KM 9 setoriais com 3 torres, dessa forma consigo trabalhar perfeitamente em 2.4, e não excedo os limites dos cartões em B/G.
Os 4M não são para cada cliente, são 4M para dividir para todos, então, para isso os dados tem que fluir com perfeição, CCQ 100% nos PTP e nos clientes, para poder a entrega do arquivo se dar da forma mais rápida, desocupando a rede e o cache para outra tarefa.
Dessa forma meus clientes conseguem navegar a uma média de 800K a 1.2M em média, devido a otimização do cache na rede, uso o squid junto com o thunder, tive sorte de sempre ter a ajuda do ((Osmano e do Minelli)), já ajudei a eles também, mas nada perto do que me ajudaram, e dessa forma não tenho receio algum de dizer que a minha conexão é uma das melhores que o cliente pode ter aqui em Natal-RN.
O cache é a saida !! Alem de fornecer essa velocidade, as meninas da recepção ficam navegando por sites mais acessados, como exemplo a globo.com, colocando alguns vídeos em cache, para que quando o cliente acesse, o vídeo já esteja lá, por exemplo, o da corrida de F1 da china, estava na primeira página da globo.com tinha 32 minutos com resumo da corrida, eu mesmo coloquei em cache para agilizar para os clientes, imagine ai, são 32 minutos assistindo, sem usar o link e gerando a percepção de uma ótima conexão, gastei 4 minutos para colocar esse vídeo em cache, a velocidade da maquina que faz isso é ilimitada, para que possa colocar o arquivo de forma mais rápida no cache.
Observe que há um trabalho para o cache, e isso faz uma enorme diferença, além da entrega do arquivo se dá muito mais rápidamente devido ao arquivo estar no servidor em sua rede, e não no google em Miami, ou na globo.com que também fica nos EUA.
Jogo toda a porcaria, toda mesmo em um ADSL de 10M, mais UDP e portas altas, para o dedicado somente a porta 80, dessa forma posso dar até 2M de P2p para os clientes (ou mais), temos que usar o que as operadoras tem contra elas também.
Não uso adaptadores USB nos clientes, nem placa PCI, só acess point, ou CPE, minha rede é IPXMAC, mas pelos ap's eu dou um dhcp para ele, deixando liberado somente 3 host's no dhcp do rádio, de quebra isso ainda me trata o netbios.
Rb's...só para controle de MAC, rede em bridge...firewall de camada2...e por ai vai...
Bom, sei que o topico é sobre outro assunto, mas tomando algumas providências assim, com planejamento, conhecimento, amizades, consegue-se sim, prestar um ótimo serviço e não se preocupar com problemas como os citados acima, acho que o empresário de uma rede tem que focar na excelência de seu serviço prestado, e não ficar preocupando-se com essas coisas, não que isso não seja um problema, por que é para a maioria, mas temos que planejar bem as contra medidas, até por que sabemos que ninguém é por nós, muito menos o governo que só quer nosso sangue.