Ola amigos!
Não sei mais o que fazer, tenho um ptp de 18 km, com duas Rbs 433 ah e xr9 . Mas com o relevo é muito ruim, lá na zona rural a Rb 433 ah com xr9 fica distante a 800 mts do sitio. Coloquei uma pequena torre um cima de um morro e até lá levei energia elétrica com cabos de 1,6 mm com 110 volts. E transmito de volta do morro para o sitio com nanos m5. Mas já queimou 3 fontes de 24v chaveadas da RB 433 e uma fonte do nano m5 num período de 10 meses. Fiz aterramento lá no morro com uma haste de cobre ligando na fonte com a tomada 3 pinos, mesmos asim assim queimos essas 04 fontes. Toda vez que chove forte fico preocupado. Estava pensando em mudar o jeito de fornecer a energia a RB e a nano m5. Situações: 1- Colocar uma caixa junto a torre e levar o nobreak junto com os rádios, e antes do nobreak colocar um estabilizador ou protetor elétrico.
2- Ou colocar uma bateria 12v 60ah e um carregador flutuador e ligar a RB e o Nano direto na bateria em 12V, e antes do flutuador colocar um estabilizador ou protetor elétrico.
3- Ou apenas colocar um estabilizador ou protetor elétrico.
Preciso de opiniões e sugestões de como posso revolver este problema para não ficar trocando fonte toda tempestade!
Preciso de saber a marca e modelos de equipamentos de proteção que são usados pelos colegas e estão agüentando o tranco!