+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Como fazer para estabelecer comunicação entre Radio no modo WDS e MK Apbridge?
    e como fazer para os Pcs clientes conectados via cabo de rede em radios clientes peguem ip automático do servodor?
    Eu conecto o radio em modo cliente no MK e pingo do radio pra o MK normal, mas o pc não pega ip automático.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    seu problema pode estar na aba network do ap router deixe em bridge que resolve

  3. #3

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Muito obrigado, mas no ApRouter não encontrei essa aba network. Não seria o modo de operação? Onde escolhemos gatway, bridge e cliente isp, se for, já está em bridge, e não tem comunicação com o ap setado somente em wds.
    Já mexi em tudo o que sei no Mikrotik e Aprouter e nada.

  4. #4

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Também fiz testes com o ApRouter e WapPro em modo cliente e não pegam ip automático de meu servidor, pingo normal pra o MK mas quando coloco ip automático não pego o ip do servidor, dá conexão nula ou limitada.

  5. #5

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Olá,

    Deixa eu ver se eu entendi. Tu tem teu servidor, um MK transmitindo, um AP Router recebendo sinal e o cliente conectado com o micro no cabo nesse AProuter, correto? E tu quer que o micro do cliente receba IP via DHCP do teu servidor, não do AP Router, correto?
    Se for isso, acredito que tu terás problemas em breve, com crescimento do número de clientes. Máquina de cliente direto na tua rede wireless (pois está em bridge, mesmo barramento físico) é problema na certa.
    Dica: Esconde os micros dos clientes atrás de um NAT no AP Router, e faz eles pegarem IP do servidor DHCP do próprio AP Router. É mais eficiente e tu não tem que ficar atendendo ligações de clientes querendo liberar mais um micro na rede deles.
    No MK, tu deverá colocar a porta de rede que liga a RB com teu servidor e o cartão que transmite numa mesma Bridge. Deixa a interface do cartao em modo AP.
    No AP Router, pode deixar como DHCP Client ou IP Estático. Em modo cliente ISP, fazendo um NAT para a LAN.
    Tá feito.

    Qualquer coisa exponha suas dúvidas.
    Seguindo o tópico.
    Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    É isso mesmo, minha estrutura é essa: Servidor(squid)>>>Mikrotik "transmitindo sinal"(só faz controle de acesso)>>>Access Point "Residências" (ApRouter e WapPro).
    Tenho residênicias que usam notebook e é preciso eu usar a configuração Ap+Wds nos access points, mas tenho as Lan-Houses e algumas residências que não precisa ser ap+wds, para não poluir o espectro é melhor usar em modo cliente, aí vem o problema, eu cadastro o mac do access point no access list e conecto, e depois o conecto no MK e fica tudo certo, pingando pro MK, mas quando coloco para a maquina (PC) pra pegar o ip automático de meu servidor (squid) não dá certo, fica dizendo rede nula ou limitada, coloco ip manual o cadastrado no servidor e mesmo assim não pinga pro servidor.
    Se essa opinião que mim deu acima realmente funcionar nessa estrutura que uso, mim detalhe como fazer ele, é a primeira vez que uso um MK transmitindo sinal, sempre usei os próprios access point para transmitir sinal.
    Como fazer toda essa configuração.
    att
    Valter Jorge

  7. #7

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Os cartões wireless estão em modo apbridge e os macs dos access points cadastrados no conect list, tive que usar todos os access points das casas clientes em modo ap+wds. E o wds dos cartões em static.
    Estou com um problema que os SSID dos 2 cartões que estão no MK estão sumindo a cada 48/60 horas e todos os clientes desconectam e cai o sinal da internet, depois de +/- uma hora volta sozinho. A RB e nova menos de 1 mês.

  8. #8

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Citação Postado originalmente por valtervjd Ver Post
    Os cartões wireless estão em modo apbridge e os macs dos access points cadastrados no conect list, tive que usar todos os access points das casas clientes em modo ap+wds. E o wds dos cartões em static.
    Estou com um problema que os SSID dos 2 cartões que estão no MK estão sumindo a cada 48/60 horas e todos os clientes desconectam e cai o sinal da internet, depois de +/- uma hora volta sozinho. A RB e nova menos de 1 mês.
    Assim... a tua rede usando AP+WDS em todos os rádios de clientes logo logo vai começar a dar problemas. Pode ter certeza. Tu tá espalhando teu SSID nos clientes, ou seja, rádios de clientes estao transmitindo o mesmo SSID que tua torre...
    Enfim, o AP router tu vai deixar o modo de operação como CLIENTE na aba wireless e CLIENTE ISP na aba TCP/IP (firmware 8.2c que eu to falando. Outras versoes não são muito diferentes). Assim, ele fará um NAT da tua rede de IPs para a rede local do clientes. Esquece o esquema AP+WDS.
    No MK, tu vai cadastrar os clientes que tu for migrando para esse modo que falei na ACCESS LIST, não na CONECT LIST. A access list controla o acesso de rádios em modo cliente, e a conect list dos rádios ao qual o MK irá se conectar. Após migrar todo mundo para cliente, na aba WDS do MK deixa marcado NONE.
    Deixa o MK em modo AP Bridge.
    Nos clientes deixa o DHCP ativo no rádio, assim o micro do cara vai pegar IP do rádio dele, não do teu servidor. Nas configurações de WAN do rádio, seta o IP como estático ou cliente DHCP (esse sim pega IP do seu servidor... mas aconselho IP estático, a fim de evitar problemas...).

    Basicamente é isso....
    se tiver mais alguma dúvida posta ae...

    Abraço...

  9. #9

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Olá marlon, diz a seguinte configuração ma não deu certo, segue abaixo:
    Mikrotik:
    IP do MK= 192.168.254.1, e MAC do ApRouter no conest list e MK como Ap Bridge.

    ApRouter: firmware 7.1
    Basico=como cliente, Mode de Operação= cliente isp
    Ip Lan= 10.0.0.100
    255.255.255.0
    Dhcp Lan Ativado= 10.0.0.101 ao 10.0.0.200

    Ip Wan= Ip Estático 192.168.254.100
    255.255.255.0
    192.168.254.1 (Que é o ip do MK)
    Obter DNS automaticamente
    E apliquei as configurações, depois fui em site survey e tentei conectar no SSID do MK, mas dá conect failed! se o ApRouter estiver como cliente isp não conecta no MK.
    O ApRouter só conecta como cliente e pinga pro MK se estiver em modo de operação bridge.
    Coloquei o ApRouter como Wan dhcp cliente e mesmo assim nada.

  10. #10

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    E no caso da casa do cliente que tem notebook, como faço para conectar na torre e transmitir o ssid para o notebook se conectar? usar 1 access point (cliente) + 1 roteador? vai ficar caro para atender cada cliente que usa notebook. Tenho que usar Ap + Wds.

  11. #11

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Citação Postado originalmente por valtervjd Ver Post
    Olá marlon, diz a seguinte configuração ma não deu certo, segue abaixo:
    Mikrotik:
    IP do MK= 192.168.254.1, e MAC do ApRouter no conest list e MK como Ap Bridge.

    ApRouter: firmware 7.1
    Basico=como cliente, Mode de Operação= cliente isp
    Ip Lan= 10.0.0.100
    255.255.255.0
    Dhcp Lan Ativado= 10.0.0.101 ao 10.0.0.200

    Ip Wan= Ip Estático 192.168.254.100
    255.255.255.0
    192.168.254.1 (Que é o ip do MK)
    Obter DNS automaticamente
    E apliquei as configurações, depois fui em site survey e tentei conectar no SSID do MK, mas dá conect failed! se o ApRouter estiver como cliente isp não conecta no MK.
    O ApRouter só conecta como cliente e pinga pro MK se estiver em modo de operação bridge.
    Coloquei o ApRouter como Wan dhcp cliente e mesmo assim nada.
    Tá, mas tu tem que cadastrar o MAC do AP Router na ACCESS LIST não na CONNECT LIST....

  12. #12

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Citação Postado originalmente por valtervjd Ver Post
    E no caso da casa do cliente que tem notebook, como faço para conectar na torre e transmitir o ssid para o notebook se conectar? usar 1 access point (cliente) + 1 roteador? vai ficar caro para atender cada cliente que usa notebook. Tenho que usar Ap + Wds.
    É... fica caro mas evita problemas de máquinas de clientes no mesmo barramento da tua rede...

    Para citar um dos problemas, imagine que um desses clientes de notebook tem um vírus que se espalha na rede. Vai se espalhar para todos os seus clientes, então a solução é mesmo Access Point para o cliente + roteador para fazer o NAT da tua rede de rádio para a rede local do cliente....

  13. #13

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Desfiz todas as configurações do WDS que tinha feito no MK, e cadastrei o MAC do access point no access list, e mesmo assim não conecta, o radio em cliente isp não conecta no MK.
    Dô site survey, encontro meu ssid e o seleciono, mando conecta e da "conect failed"!.
    As configurações que te passei a cima, estão certas.
    Fiz vários testes em bancada, e nada. Nem em wds e nem em cliente isp, só funciona em ap+wds.

  14. #14

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Só de curioso, na configuração da tua interface wireless não tá desmarcada a opção Default Authenticate?

  15. #15

    Padrão Re: Configurar ApRouter Cliente com Mikrotik Apbridge

    Olá meus caros, estou com um problema na minha rede!

    Se alguem puder me dá uma luz e me falar exatamente o que devo fazer eu agradeço muito. Sou iniciante no assunto de Mikrotik, uso a pouco tempo e estou tendo problema com alguns clientes por causa dos roteadores. Já foi citado em uma resposta a respeito de o cliente fazer o login na primeira máquina e nas próximas ja ir direto à internet sem pedir autenticação.

    Gostaria de saber como fazer para criar uma nova rede com o roteador e mesmo assim pedir a autenticação em cada dispositivo conectado

    Uso: MK Ap brigde 10.0.99.1

    no cliente tem uma antena Grid Station: IP de fabrica: 192.168.2.1, (vamos usar ele como exemplo) , coloquei nele: modo de operação Bridge, e no roteador 192.168.40.1 - DHCP ativo.

    Como eu poderia fazer e onde estou errando na minha configuração?

    detalhe, como sou leigo nisso, não fiz nenhuma alteração no MK, em questão de liberação... mas só é preciso falar o nome do menu que eu farei, sem ter que desenhar claro ...

    aguardo resposta.

    Muito obrigado

    Diêgo Oliveira