Bom dia,
creio que nem todos aqui do fórum me conhecem, mas participo da comunidade a algum tempo e tenho o maior orgulho de ter conhecido o fórum e ajudar os amigos que aqui estão, mas recentemente me deparei com uma situação que me deixou surpreso...minto, surpreso não, fiquei chateado e de certa forma senti que o tempo dedicado a estudos, pesquisas e conhecimento, se foi por agua a baixo.
vi que o que acontece aqui no forum, é uma montanha de pessoas(desculpem o termo) ignorantes, e sem o minimo estudo ou quem sabe, até estudadas, mas piratas de informações, que chegam ao forum sem saber quaisquer tipos de assuntos abordados em nosso portal e revende as informações ou até mesmo usa das informações de forma mentirosa, digo isso porque me deparei com isso no mes de dezembro indo para janeiro, fiz um orçamento a um cliente na zona oeste do RJ(de onde sou natural) gastei tempo, combustivel, dentre demais outras coisas, para desenvolver um projeto para o negocio que iria prestar o serviço de consultoria, quando me deparo com algo que me deixou um bocado triste(isto depois de ter o contrato assinado da prestação de serviços de consultoria) o cliente misteriosamente resolve fazer por conta propria usando receitas de bolo que encontrou no forum que ele disse que tinha tudo mastigado (under-linux) bom, de fato aqui tem informação publica para de desenvolver um novo padrão de topologia, se juntarmos todas as informações, mas venho vendo que cada vez os clientes buscam e procuram e até mesmo como forma de economizar com serviços prestados vem buscar soluções 0800 no nosso forum, digo porque de certa forma contribui com o forum e sei que tem muito mais gente aqui que investem muuuito mais tempo e conhecimento ajudando o proximo, porem, o que eles fazem com o que aprendem aqui? tiram o trabalho do proximo? prostituem nossos serviços de configuração e consultoria? fazem nossos certificados valerem lixo? porque penso que tive que estudar dedicar noites, lendo, documentando, indo a cursos, palestras para conseguir ter um bom conhecimento na area de T.i e encontramos curiosos desenvolvendo provedores, redes, e roubando clientes nossos que com meia duzia de cliques no nosso forum copiam regras de firewall ou até mesmo olham prints de varios usuarios do forum que trabalham na area a anos e resolvem por assim dizer que são administradores, analistas, consultores, tecnicos, e vendem nossos serviços pela metade do preço ou até mesmo fazem de graça para ter o credito com o determinado cliente.
penso que seja hora de pensarmos em talvez privatizarmos o forum, afim de evitar trolls, e piratas, não sei se é so comigo que acontece, mas dentro do meu conhecimento leigo, isto me afetou muito e não apenas uma vez...algumas vezes...