Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fibra óptica Auto sustentada!

    Boa Noite ao pessoal do forum.

    Se aqui não for o local correto para esse tópico, por favor transfiram para o local adequado.

    Caros amigos, alguem aqui saberia o preço que ta a fibra óptica auto sustentada? Dessa pra passar pelos postes da rodovia, de 100 em 100 metros.

    Vi no site da furukawa que eles estão vendendo pelo BNDES, vou tentar tirar esse cartão, queria puxar fibra de uma cidade que fica a 100 Km daqui, se compensar...

    Abraços a todos

  2. #2

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    quantas fibras?
    link vai ser grande?
    tem posteamento?

  3. #3

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Citação Postado originalmente por thiagotg Ver Post
    quantas fibras?
    link vai ser grande?
    tem posteamento?
    Tem posteamento sim.

    Estou fechando com a Embratel um link de 100Mb, só q eles atendem só até essa outra cidade, a primeira alternativa q me veio em mente era de ligar por radio, mas lendo os foruns eu vi que os radios de alta capacidade são extremamente caros.

    Quanto as fibras não sei ainda, dependeria da nacessidade da minha cidade né?! Se a diferença não for muito entre 1, 2 ou mais fibras, o certo é ja passar a maior quantidade possivel, acho.

    Minha cidade tem 70 mil habitantes, o que me recomendaria?

  4. #4

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    tenho um conhecido q em situacao semelhante a tua, usou equipos ubnt com repeticao no caminho e stah mt satisfeito

  5. #5

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    alias, vou teh indicar ele: Amorim em Janauba, acho q o provedor dele eh Norteline.com.br

  6. #6

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Fibra tem de ser dimensionado legalzinhho, principalmente os 10% a mais a cada x lances de poste, a redundância e o aluguel dos postes.

    Ja em soluções a radio, só se for com radio profissional pra que vc possa vender transporte.

    Acredito que não da pra pensar somente no transporte de seu link uma vez que vc pode potencializar o negocio tornando bem mais rentável como vender fibra apagada e tudo mais.

    Mas tenha em mente que vc precisa de um meio no minimo 200 a 300% a mais do que o volume inicial pra valer a pena o seu investimento a longo prazo.

    Um forte abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Eu iria de radio, tem bons radio no mercado que faria o serviço com folga. Só que o senhor vai gastar com aluguel de poste, creio que em 7 a 8 anos o radio saira de graça. Caso seja 100 km ( 20000/100 metros cada postes = 1000 ) quantrocentos postes a R$ 3,00 Aluguel. R$ 3000,00 x 100 meses = R$ 300.000,00 sem contar com equipamentos e serviço de fixação nos postes.
    Sucesso...
    Última edição por maxibelo; 22-05-2011 às 10:46.

  8. #8

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Eu iria de radio, tem bons radio no mercado que faria o serviço com folga. Só que o senhor vai gastar com aluguel de poste, creio que em 7 a 8 anos o radio saira de graça. Caso seja 100 km ( 20000/100 metros cada postes = 1000 ) quantrocentos postes a R$ 3,00 Aluguel. R$ 3000,00 x 100 meses = R$ 300.000,00 sem contar com equipamentos e serviço de fixação nos postes.
    Sucesso...
    brother eu tambem iria de rádio, já vi enlaces 5.8 GHz a mais de 80km que batia 150Mbit/s e 1ms de ping, o negocio é ter torres ou morros bastantes altos nas duas cidades e instalar um ponto-a-ponto 5.8Ghz, sai perfeito.

    Fibra Optica dá dor de cabeça, como o colega maxibelo citou, vc vai gastar muito, agora imaginamos que vc pode investir todo esse valor na F.O. dai uma semana depois um drogado, sobe no poste e "tora" o fio em algum ponto no meio do mato, imagine a dor de cabeça?

    Sucesso ae!!

  9. #9

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Citação Postado originalmente por Pradela Ver Post
    alias, vou teh indicar ele: Amorim em Janauba, acho q o provedor dele eh Norteline.com.br
    Valeu amigo, vou considerar tbm essa opção.

    O problema que vejo é com relação a largura da banda, quero estar preparado para poder aumentar a banda num futuro proximo, vendo que as operadoras não vão ficar paradas eu tbm tenho que estar preparado.

    Outro receio de fazer enlaces com equipamentos UBNT é de ter problemas em alguma repetidora.... imagina se da qualquer probleminha, la vai eu percorrendo alguns quilometros até a base, enquanto isso o povo sem internet e VOIP, perco credibilidade.

    Abraços

  10. #10

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Citação Postado originalmente por netbrimo Ver Post
    Valeu amigo, vou considerar tbm essa opção.

    O problema que vejo é com relação a largura da banda, quero estar preparado para poder aumentar a banda num futuro proximo, vendo que as operadoras não vão ficar paradas eu tbm tenho que estar preparado.

    Outro receio de fazer enlaces com equipamentos UBNT é de ter problemas em alguma repetidora.... imagina se da qualquer probleminha, la vai eu percorrendo alguns quilometros até a base, enquanto isso o povo sem internet e VOIP, perco credibilidade.

    Abraços
    meu, se vc kizer realmente ter td sobre controle... precisamos nos mudar rapido para o paraiso... *rrr

    naum me contive em brincar... eh o seguinte:

    vc pensa no futuro mas bem hard... corre um risco serio de perder mt $...

    pensa um pouco... tem varias linhas de radios...
    vc acha q maioria das situacoes todas chamadas de voz e dados stao chegando nos lugares mais distantes desse nosso pais de q modo?...

    stao cruzando de norte a sul com backbones mas sao qts % realmente do nosso territorio? pensa q ainda por mt tempo essas players vai usar e abusar de rf

    e tb por contrato vc pode se proteger de fatores externos... kem se dispoe em morar fora dos grandes centros sabe q tem um preco receber em casa todos os beneficios....

    eu comecei a entender um cadim dessa coisa toda qd me mudei para uma chacara e para ter uma internet descente tive q fazer um ptp... e estou sujeito a todas implicacoes... e meus clientes sabem mt bem disso (trabalho com suporte remoto, atendendo clientes da minha regiao, sampa, rio de janeiro e ateh porto velho).

    posso star mt enganado... mas vc stah viajando demais nessa coisa. pensa a medio e longo prazo mas invista a curto prazo e veja inicialmente se eh td isso mesmo q vc agora supoe... e pra isso naum sei de melhor custo beneficio do q ubnt

  11. #11

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Ora, se um carro bate num poste, uma pipa corta ou o poste simplesmente cai danificando a fibra, o prejuízo é grande, a menos que o aluguel do poste inclua seguro que cubra a fibra, lucro cessante e serviço para repor. O maior problema de links com rádio baratos e o limite de pacote e quadros superado isso e fazer um ótimo projeto.

  12. #12

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Citação Postado originalmente por netbrimo Ver Post
    Valeu amigo, vou considerar tbm essa opção.
    Outro receio de fazer enlaces com equipamentos UBNT é de ter problemas em alguma repetidora.... imagina se da qualquer probleminha, la vai eu percorrendo alguns quilometros até a base, enquanto isso o povo sem internet e VOIP, perco credibilidade.
    Amigo se voce estiver pensando fazer esse enlace com UBNT e quer ter Excelente qualidade. Esquece vai na fibra . O que pode ser feito e uma redundancia com eles ai tudo bem, mais podera comprometer a qualidade.
    int21 http://images.under-linux.net/images...er-offline.png
    Ja em soluções a radio, só se for com radio profissional
    Falou tudo... QUALIDADEEEE... MERECE UMA ESTRELINHA ...

  13. #13

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Dois pares de radio em frequencia licenciada para 150Mb + antenas, torres levando-se em conta 3 pontos A,b e C saira na faixa de uns R$50.000,00.

    100km de fibra com 12 fibras saira +- R$ 300.000,00 mais aluguel dos postes, esticadores, ancoragem, lançamento das fibras uns R$150.000,00.


    Faça um projeto para cada tecnologia e tome a sua decisão.

    Opnião: Vá de radios em frequancia licenciada e seja feliz.

    Veja link e peça um orçamento: Encontre o produto Argus - Produtos - wi2be
    Última edição por arauadbr; 22-05-2011 às 18:39. Razão: adcionar mensagem

  14. #14

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Citação Postado originalmente por Pradela Ver Post
    meu, se vc kizer realmente ter td sobre controle... precisamos nos mudar rapido para o paraiso... *rrr

    naum me contive em brincar... eh o seguinte:

    vc pensa no futuro mas bem hard... corre um risco serio de perder mt $...

    pensa um pouco... tem varias linhas de radios...
    vc acha q maioria das situacoes todas chamadas de voz e dados stao chegando nos lugares mais distantes desse nosso pais de q modo?...

    stao cruzando de norte a sul com backbones mas sao qts % realmente do nosso territorio? pensa q ainda por mt tempo essas players vai usar e abusar de rf

    e tb por contrato vc pode se proteger de fatores externos... kem se dispoe em morar fora dos grandes centros sabe q tem um preco receber em casa todos os beneficios....

    eu comecei a entender um cadim dessa coisa toda qd me mudei para uma chacara e para ter uma internet descente tive q fazer um ptp... e estou sujeito a todas implicacoes... e meus clientes sabem mt bem disso (trabalho com suporte remoto, atendendo clientes da minha regiao, sampa, rio de janeiro e ateh porto velho).

    posso star mt enganado... mas vc stah viajando demais nessa coisa. pensa a medio e longo prazo mas invista a curto prazo e veja inicialmente se eh td isso mesmo q vc agora supoe... e pra isso naum sei de melhor custo beneficio do q ubnt
    Por isso é bom conversar com os amigos aqui no forum, a gente vai aproveitando a experiencia q varios companheiros de trabalho ja ganharam ralando muito, agradeço a todos por se interessar pelo assunto.

    Pensei bem e acho que vc esta certo, estou viajando alto demais... A unica coisa que não concordo ainda é sobre os radios ubnt, são ótimos radios porém para enlances longos, com alta taxa de transmissão de dados e muitos pacotes.... Acho que não aguenta, hehehe.

    Se o negocio ficar muito bom, eu estiver ganhando alguns trocados, aí eu penso nisso né, hehehe

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Ora, se um carro bate num poste, uma pipa corta ou o poste simplesmente cai danificando a fibra, o prejuízo é grande, a menos que o aluguel do poste inclua seguro que cubra a fibra, lucro cessante e serviço para repor. O maior problema de links com rádio baratos e o limite de pacote e quadros superado isso e fazer um ótimo projeto.
    Concordo amigo, vou buscar os radios com frequencias pagas.

    A algum tempo eu vi em outro tópico um colega dizendo que valia mais a pena alugar os radios pois eles davam garantia de trocar o radio caso de problema, alguem sabe de alguma empresa que alugue?

  15. #15

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Amigo se voce estiver pensando fazer esse enlace com UBNT e quer ter Excelente qualidade. Esquece vai na fibra . O que pode ser feito e uma redundancia com eles ai tudo bem, mais podera comprometer a qualidade.
    Concordo

    Citação Postado originalmente por arauadbr Ver Post
    Dois pares de radio em frequencia licenciada para 150Mb + antenas, torres levando-se em conta 3 pontos A,b e C saira na faixa de uns R$50.000,00.

    100km de fibra com 12 fibras saira +- R$ 300.000,00 mais aluguel dos postes, esticadores, ancoragem, lançamento das fibras uns R$150.000,00.


    Faça um projeto para cada tecnologia e tome a sua decisão.

    Opnião: Vá de radios em frequancia licenciada e seja feliz.

    Veja link e peça um orçamento: Encontre o produto Argus - Produtos - wi2be
    Comprar os radios me parece uma boa mesmo, mas se eu puder então economizar alugando é melhor ainda né?!

    É bom eu economizar pq tenho interesse de passar fibra pelo menos no centro da cidade para atender o comércio e os cliente de maior poder aquisitivo.

    Vc sabe se a Wi2be aluga os equipamentos? ou alguma empresa que alugue.

    Valeu, abraços

  16. #16

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    mas no caso de alugar o tempo que vc ficar com esse equipamento acaba pagando o mesmo, sem falar que defeitos por raios ou intemperes naturais sairao de seu bolso.
    acaba saindo mais em conta comprar mesmo.

    pense da seguinte forma, existem clientes na area urbana e na rural, em cada ponto que vc montar uma torre para puxar esse link vc pode colocar paineis em 2,4 e atender as propriedades vizinhas.
    outra coisa nao se esqueça que pela lei, vc pegar link em outra cidade e colocar servidores em outra, siguinifica que vc tem duas estações e ambas precisam ser registradas.

    att

  17. #17

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    mas no caso de alugar o tempo que vc ficar com esse equipamento acaba pagando o mesmo, sem falar que defeitos por raios ou intemperes naturais sairao de seu bolso.
    acaba saindo mais em conta comprar mesmo.

    pense da seguinte forma, existem clientes na area urbana e na rural, em cada ponto que vc montar uma torre para puxar esse link vc pode colocar paineis em 2,4 e atender as propriedades vizinhas.
    outra coisa nao se esqueça que pela lei, vc pegar link em outra cidade e colocar servidores em outra, siguinifica que vc tem duas estações e ambas precisam ser registradas.

    att
    Vou tentar encontrar essas empresas que alugam, se de fato todas deixarem por minha conta o conserto ou a troca, então comprarei meus próprios equipamentos, caso contrario acho que valha a pena alugar.

    Abraços

  18. #18

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Amigo tem muitos outros radios gigacom, avariom, comba....Da uma pesquisada no google sobre fabricantes.
    Agora o que vc esta precisando mesmo e de um bom consultor ( De preferencia o Eng. Telec. ). Tanto pra compra quanto pra configuraçoes....
    SUCESSO...

  19. #19

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Amigo tem muitos outros radios gigacom, avariom, comba....Da uma pesquisada no google sobre fabricantes.
    Agora o que vc esta precisando mesmo e de um bom consultor ( De preferencia o Eng. Telec. ). Tanto pra compra quanto pra configuraçoes....
    SUCESSO...
    Valeu amigo pela força.
    Alguem ja trabalhou com cabeamento em fibra na cidade?
    Da muito trabalho?
    O custo benefio é bom?

    Abraços a todos

  20. #20

    Padrão Re: Fibra óptica Auto sustentada!

    Já chegou a sondar o valor da locação do poste?