Postado originalmente por
JorgeAldo
Olha sinceramente, concordo com a questão de aceleração de roteamentos e etc.
Isso é de praxe, você acelera em hardware qualquer função que seja executada muitas vezes.
Mas ainda não engoli a história de que o processamento é o gargalo.
Caso assim fosse, teriamos um gargalo não apenas nas routerboards usadas como AP, mas em toda infraestrutura de rede (Ate no PCzinho sendo usado como portal cativo/roteador/discando no modem ADSL pirata daquele provedorzinho safadoooo la dá esquina...) onde houvesse concentração de clientes (Trafego agregado de todos os clientes).
No entando, a prática me mostra que uma porcariazinha de um Celerom consegue fazer todas as funções que necessito (Algumas mais pesadas do que criptografia, como Squid, por exemplo) sem baterem nos seus topos de performance.
Vou dar um exemplo, tenho um cliente com um Celeron de 900MHz cujo processador não bate 1% do uso.
O cálculo para a performance de um canal wireless não bate.
Temos que somar :
Overhead de todos os cabeçalhos (IP, Ethernet, TCP etc).
Perda no espaco interquadros (Antes de transmitir o rádio precisa ler o canal para evitar colisão - CSMA/CA)
Colisões
Retransmissões
Overhead da camada de enlaçe (De vez em quando para para transmitir o Beacon, as vezes precisa processar um RTS/CTS, ou esperar um ACK, etc).
BER (Bit error rate, pois wireless é um meio poluído)
Somado a isso ainda temos um canal HALF-DUPLEX com arquitetura semelhante à um barramento, ou seja, toda banda é compartilhada entre todos os clientes tanto na transmissão quanto na recepcao...
E ai já se foram seus 54MBit/Sec teóricos do padrão G.
Não duvido que uma Yanomami seja melhor que as routerboards.
Quer fazer essa placa se tornar realmente comparável às ubiquiti ?
Consiga colocar modo TDMA.
TDMA + MIMO real (2x2) e ai podemos comecar a falar.
Lembrando que MIMO é feito pelo cartão, por exemplo o SR71, mas deve ser compatível com o software (Drivers).
Com TDMA voce vai perder banda pela divisão do canal em time-slots, mas vai recupera-la com a eliminação de colisões, diminuição do tamanho do espaco inter-quadros, etc. De tal forma que o resultado, para uso outdoor, é compensatório.
Eu cheguei a bolar um metodo de TDMA compatível com rádios CSMA/CA em software, usando alguns pacotes de controle do procotolo 802.11G para forçar os radios incompatíveis com TDMA a não atrapalharem a temporização correta do canal, permitindo TDMA dinâmico, com a entrada de estações novatas em intervalos regulares. Mas não tenho mais saco para escrever uma linha de código sequer.
Quanto ao MIMO ai é questão de drivers.
Caso vocês portassem o FreeBSD (Ou caso já exista) para essa placa Yanomami, seria possível o desenvolvimento de um firmware capaz de utilizar o recurso TDMA e MESH existente no FreeBSD versão 8.