Bom pessoal, estou estudando a possibilidade de montar um provedor de internet aki em minha pequena cidade, gostaria de fazer tudo em MESH, para assim poder oferecer um serviço diferenciado, e de melhor qualidade, podendo assim oferecer planos de internet para Laptops, tipo assim, as pessoas sentadas na praça, ou em frente sua casa navegando no seu laptop, sem necessidade de instalar antenas!
Sei que parece meio loca esta minha ideia, mas é das loucuras que se fazem os gênios ... hehehe
Entaum ... tenho um pequeno conhecimento em redes mesh, mas o que mais me preocupa é que vi um pessoal comentando que com estes radinhos da gi-link naum é possivel usar um servidor mikrotik por traz deles por que eles naum repassam as macs dos clientes que se conectam a eles, dificultando assim o controle da minha rede!
OBS:. Antes que vcs me falem, eu sei que estes aparelhos não são homologados pela anatel, mas como aqui é interior do interior, creio que naum vou sofrer com fiscalização, pelo menos até a homologação destes sairem!
Tenho algumas duvidas em relação a isso e gostaria que vcs me ajudassem:
1- Existe alguma possibilidade de colocar um server mikrotik por tras desta rede para gerencia la?
2 - consseguindo fazer a rede se integrar ao mikrotik, existe a possibilidade de ter um link em cada ponta da rede, como promete a gi-link?
3 - consseguindo fazer a rede se integrar ao mikrotik, não geraria um trafego muito grande nestes radinhos até chegarem ao servidor para fazer a autenticação!?
4 - mesmo tendo um link em cada ponta da rede, Os clientes buscariam o proxy primeiro antes de usar o link ?
Estou em busca de soluções pessoal .... espero que possam me ajudar!