Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Bom pessoal comprei 10 nanostation loco m2 e estou repassando para meus clientes novos, mais estou tendo alguma dificuldade em certos clientes em outros fica muito bom. Meu problema maior é o seguinte no cliente quando instalo acho o sinal da torre muito bem em cerca de -60 -65 até ai blz, mais quando vou navegar fica bem lento e travando, verifico que no mikrotik na aba registration o mesmo me mostra sinal de -78 -80... Queria saber se há algum motivo desta diferença tão grande, será alguma opção ou algo do tipo? segue print do usuario registrado.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sinal Nanostation loco m2.jpg
Visualizações:	326
Tamanho: 	54,2 KB
ID:      	24080

  2. #2

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Olá amigo, tudo blz? verifique no Nano Loco M2, na aba advanced se o Airmax está desabilitado, na opção Airmax Priority, pois se estiver habilitado não irá funcionar corretamente !


    Outro Detalhe importante é o ccq dos clientes, verifique na lateral direita em cima aonde tem uma setinha pra baixo e habilite a opção tx/rx ccq e verifique o valor, tem que ficar acima de 70% abaixo deste valor o ping fica alto e a conexão não funciona corretamente !

    Espero ter ajudado até mais abraço !
    Última edição por fwsolutions; 28-06-2011 às 14:15.

  3. #3

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Bom pessoal comprei 10 nanostation loco m2 e estou repassando para meus clientes novos, mais estou tendo alguma dificuldade em certos clientes em outros fica muito bom. Meu problema maior é o seguinte no cliente quando instalo acho o sinal da torre muito bem em cerca de -60 -65 até ai blz, mais quando vou navegar fica bem lento e travando, verifico que no mikrotik na aba registration o mesmo me mostra sinal de -78 -80... Queria saber se há algum motivo desta diferença tão grande, será alguma opção ou algo do tipo? segue print do usuario registrado.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sinal Nanostation loco m2.jpg
Visualizações:	326
Tamanho: 	54,2 KB
ID:      	24080
    sim, existe uma diferenca

    o sinal mostrado no nano é referente ao nivel de sinal que esta chegando da torre mikrotik...
    em outras palavras, o sinal que a torre esta emitindo esta chegando ao cliente com nivel -60 -65.

    mas existe o contrario, o sinal que o cliente emiti.
    ele esta chegando fraco na torre... por isso o mikrotik registra sinal -78 -80

    solucao, trocaro nano por uma antena de maior ganho ou aumentar a potencia do transmissor.
    mas tem que tomar cuidado com o regulamento, se a cidade tiver mais de 500 mil habitantes somente é permitido a potencia EIRP de ate 400 mw (24 dBm)

  4. #4

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Resumindo pra você esses nanolocos são um porcaria nao compre mais use a antena da tp-link que custa 44 dolares na excell informatica n paraguai essa e boa eu garanto poq uso.....

  5. #5

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Aqui na torre onde manda o sinal eu deixo em 17DBm nunca mais que isso pq os clientes sao proximos cerca de 2km no maximo.

  6. #6

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Amigo esses equipamentos da ubiquiti so dao o maximo de perfomance quando usado entre eles.

  7. #7

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Bom, estou comprando este Mês um bullet hp para colocar no lugar da placa que estou usando no mikrotik, outra coisa vejo o cliente novagando e tudo mais, pingo o nano dele a 3 2ms picos de 20ms... mais para abrir a pagina de configuracao do radio é uma demora lascada nao abre direito, o que pode ser? Segue status do nano cliente...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nanostation cliente.jpg
Visualizações:	283
Tamanho: 	46,4 KB
ID:      	24175
    Última edição por peritinaicos; 29-06-2011 às 17:59.

  8. #8

    Thumbs up Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Bom dia,

    Verifica o firmware dos nanos, utilizo atualmente uma omini de 20 dbi com 24 dbi de potencia, e nanos 2.4 nos clientes procuro ajustar a potencia o ack e o modo como a antena funcionara se vertical, horizontal, ou adaptativo, todos funcionam perfeitamente com distancia minima de 1 km e maxima de 3 km !!!!

  9. #9

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Estes Nanostation nao tem a opcao de ajustar o modo da antena é automatico, o ack está fico em 40 na torre... este cliente esta a uns 600m e esta horrivel...

  10. #10

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Observe ali o campo TX/RX Rate, veja que ele esta 5.5 Mbps / 11.0 Mbps
    ou seja, ele esta enviando (TX - Transmissor) com 5.5 Mbps, em outras palavras, o sinal esta chegando fraco na Torre.
    por outro lado, ele esta recebendo (RX) com 11.0 Mbps, significa que o sinal da torre esta chegando forte.

    lembre-se que no wireless sao duas vias

    o sinal que o cliente envia >>>> para a torre
    o sinal que o cliente recebe <<<<< da torre

    De qualquer forma, o ACK deve ser ajustado em todos os clientes para o ACK do cliente mais distante.
    Vamos supor que seu cliente mais distante esteja a 2km e tenha o ack 50 (exemplo)
    logo, todo os clientes, nao importa a distancia, tem que ter esse mesmo ACK.
    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Bom, estou comprando este Mês um bullet hp para colocar no lugar da placa que estou usando no mikrotik, outra coisa vejo o cliente novagando e tudo mais, pingo o nano dele a 3 2ms picos de 20ms... mais para abrir a pagina de configuracao do radio é uma demora lascada nao abre direito, o que pode ser? Segue status do nano cliente...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nanostation cliente.jpg
Visualizações:	283
Tamanho: 	46,4 KB
ID:      	24175
    Última edição por AndrioPJ; 30-06-2011 às 12:27.

  11. #11
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Para resumir e ajudar DEFINITIVAMENTE o colega peritinaicos definitivamente o problema é que vc está misturando as linhas de produtos, ou seja vc esta usando a Linha M (Nano Loco M2) com uma linga a/b/g, atente para o fato que a Linha M só funciona legal com a Linha M !
    Se vc tivesse usado NanoStation2 ou Nano LOCO 2, estaria funcionando tudo 100%.
    Como vc pretende atualizar sua torre coloque Bullet M2.
    Mas atente para o fato que os clientes b/g convencionais terão o mesmo problema.
    Então para resolver até trocar tudo por M mantenha os dois sistemas funcionando.
    Ou então mantenha a sua torre em b/g com BULLET 2 HP e seus clientes com kits convencionais e NanoStation 2.
    Ou ainda manantenha a sua torre em M com BULLET M 2 e seus clientes com Nano M2.

    Espero que tenha ficado tudo mais claro pra você e para todos que tenham o mesmo problema.
    Grande Abraço !

  12. #12

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    ambos funcionam em b/g tbm.
    o problema dele esta no sinal que vem do cliente para a torre.. que esta fraco.

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Para resumir e ajudar DEFINITIVAMENTE o colega peritinaicos definitivamente o problema é que vc está misturando as linhas de produtos, ou seja vc esta usando a Linha M (Nano Loco M2) com uma linga a/b/g, atente para o fato que a Linha M só funciona legal com a Linha M !
    Se vc tivesse usado NanoStation2 ou Nano LOCO 2, estaria funcionando tudo 100%.
    Como vc pretende atualizar sua torre coloque Bullet M2.
    Mas atente para o fato que os clientes b/g convencionais terão o mesmo problema.
    Então para resolver até trocar tudo por M mantenha os dois sistemas funcionando.
    Ou então mantenha a sua torre em b/g com BULLET 2 HP e seus clientes com kits convencionais e NanoStation 2.
    Ou ainda manantenha a sua torre em M com BULLET M 2 e seus clientes com Nano M2.

    Espero que tenha ficado tudo mais claro pra você e para todos que tenham o mesmo problema.
    Grande Abraço !

  13. #13
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    ambos funcionam em b/g tbm.
    o problema dele esta no sinal que vem do cliente para a torre.. que esta fraco.
    Acho que o colega esta MUITO ENGANADO !
    Deveria se interar mais das condições de trabalho dos equipamentos envolvidos !
    Muita gente aqui no Under ja passou por esse problema e resolveu da forma que explanei !
    Mas aí cada um faz a mágica que conseguir, e atende o cliente com a qualidade que consegue !

  14. #14

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Acho que o colega esta MUITO ENGANADO !
    Deveria se interar mais das condições de trabalho dos equipamentos envolvidos !
    Muita gente aqui no Under ja passou por esse problema e resolveu da forma que explanei !
    Mas aí cada um faz a mágica que conseguir, e atende o cliente com a qualidade que consegue !
    nao é por que o cliente é b/g/n que ele vai se conectar em N
    o cliente vai se conectar na modulacao que o AP estiver.

    ele esta reclamando é de sinal e nao de incompatibilidade
    sinal esta ligado a potencia da transmissao.

  15. #15

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Bom amigos acredito que o nano m2 ficaria muito melhor se na torre estivesse mandando em N, mais por outro lado tenho outros 7 clientes com o mesmo nanostation loco M2 em distancia maior e funciona que é um beleza... Minha dúvida maior mesmo é quando o que mostra dentro do software do nano -65 e na torre com mikrotik -80... Outra coisa mesmo eu setando na minha torre o ACK em 40 tenho que setar nos clientes em 40 tbm?

  16. #16

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Citação Postado originalmente por peritinaicos Ver Post
    Bom amigos acredito que o nano m2 ficaria muito melhor se na torre estivesse mandando em N, mais por outro lado tenho outros 7 clientes com o mesmo nanostation loco M2 em distancia maior e funciona que é um beleza... Minha dúvida maior mesmo é quando o que mostra dentro do software do nano -65 e na torre com mikrotik -80... Outra coisa mesmo eu setando na minha torre o ACK em 40 tenho que setar nos clientes em 40 tbm?
    sim, ficaria melhor pois trabalhariam todos com o mesmo protocolo, podendo passar mais banda
    mas independente do potocolo, o problema ai esta no sinal irradiado.

    sobre o ack, tem que calcular o maior ack (do cliente mais distante) e setar o ack em todos (independente se esta perto ou nao)

  17. #17

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Cliente mais longe 2km setei na placa que manda sinal para o painel em 40...devo setar esse valor tbm no radio cliente?

  18. #18

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Nova versao do MK ja mostra o sinal certinho na aba registration, tanto sinal de recebimento quanto sinal de envio...

  19. #19

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    É como o os amigos falaram, para que os equipamentos ubiquiti tenham seu melhor desempenho devem ser usados entre si se você estiver usando nanos para na casa de seus clientes e outros equipamentos em sua torre você vai ter problemas como eu já tive aqui amigo, alta latenci, travamento depois que troquei tudo ficou tudo ok, espero ter ajudado abraços a todos.

  20. #20

    Padrão Re: Sinal Mikrotik vs Nanostation

    Ubiquiti tem ótimos equipamentos... uso e recomendo a todos,principalmente ptp.