Boa tarde pessoal.
Temos um link de 45km que montamos a uns 2 anos para atender uma vila. Sempre funcionou bem.
Na semana passada o link estava com sinal péssimo, fomos até lá e estava com um pigtail solto, reconectou e pronto, o sinal voltou ao normal (média de -55dbm).
Porém o pessoal começou reclamar de lentidão, ocorre também durante o dia algumas vezes, mas durante a noite é impossível de navegar.
Estou a dias tentando resolver o problema. Medi o link e vi que ele está com 7Mb de TX e 3Mb de RX, achei que este poderia ser o problema. Ativei o Nstreme simples e o link chegou a bater 40Mb TX e 20Mb RX. Deixei desta forma e ficou funcionando.
Algumas horas depois começaram as ligações. O pessoal disse que piorou a navegação. Fiquei sem entender nada, fui verificar na RB e percebi que o link fica associando e desassociando. Resultado: Tive que desativar o Nstreme.
Única coisa que percebi é que com o nstreme ativo o sinal que era -55 fica em torno de -68.
Percebi que o TX/RX CCQ está um pouco baixo, mas não sei onde pode estar o problema (cartão c/ defeito, pigtail, fonte???)
Tirei 2 print screen das RBs e estou anexando ao post.
Peço aos mais entendidos ou para quem já passou algo parecido, se puderem ajudar agradeço muito pois não sei mais o que fazer para resolver.