+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    bem, o título é meio irreverente.

    mas vou lhes explicar.

    preciso fazer uma conexão do ponto A até o ponto B. em linha reta é 400 metros. mas não fecha, por não ter visada.


    entre esses dois pontos tem um prédio pequeno mas que dá visada perfeita para os dois pontos. distancia do prédio até eles é de 1km e 200 metros.
    bem, o correto seria, levar um ptp do ponto A até o prédio e um PTP do prédio até o ponto B.
    mas encima do prédio só posso colocar um equipamento.(é complicado de explicar.)

    ai eu medi o angulo, pelo google earth e os 60graus da antena abrange e com boa sobra os dois pontos. ou seja. USANDO UM NANOSTATION, NO PRÉDIO eu poderia interligar o PONTO A E O PONTO B, teria visada de 1000%. O nano como AP, e os dois pontos como cliente (nano também).

    se passar 10mb eu to feliz da vida.

    o que vcs acham?

    a segunda opção seria usar dois PTP com o NANO LOCO M5 26dbi do ponto A até o prédio e do prédio até ponto B.
    vcs acham que fecho o link com um nanoloco a essa distância (1.2 km) ?

  2. #2

    Padrão Re: FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    Amigo, a respeito do nano loco sou suspeito pra falar que vc fecha, agora, no que diz respeito à curva, sem sombra de dúvidas vc consegue tranquilamente
    Ponto do MEIO em AP-WDS e pontas das EXTREMIDADES WDS da ESTAÇAO, ( Ambos em bridge )
    Tenho um cenário exatamente igual aqui no meu provedor e funciona perfeitamente!
    Mas agora vem cá, pq tu não colooca nanostation no lugar do loco?

  3. #3

    Padrão Re: FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    buenos dias...

    é como disse o colega acima...

    só é possível colocar 1 equip. no prédio, então use um painel setorial de 90º por exemplo e faça um ponto-multiponto.

    AP+WDS no prédio e Estação WDS nos pontos A e B.

    Fechô.

  4. #4

    Padrão Re: FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    Não economiza não...

    Bota logo uma 90 graus ai, um dia vai te servir para mais coisas.

  5. #5

    Padrão Re: FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    bem senhores, como vcs me ajudaram, então vou explicar um pouco
    o sindico do prédio é uma merda de chato.
    não é para querer economizar não. ele preza estética e etc.
    depois de muita conversa e oração ele deixou eu colocar, mas só dexou uma, e que não modifica-se a estética. por isso pensei em algo pequeno, como um nanostatino, ou dois nano loco. mas tem mais coisa, é chatisse do prédio mesmo.

    no futuro eu penso em colocar maior, sim, mas provedor de internet é assim, tem que comer pelas beiradas.

    e poxa, usar um painel setorial, agora para fechar um enlace de 1,2km acho um pouco de exagero, comercial também, pois o uso não justificaria o investimento.

    o ponto positivo de se usar 1 nano também para mim é que a quantidade de equipamentos envolvidos é bem menos, pois eu uso um centelhador para a porta lan-poe, um bateria uma fonte+carregador flutuante também.

    vou desistir do nano loco, pois é querer arriscar demais.

  6. #6

    Padrão Re: FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    Iche, assim não vale...heheheh
    Que cara cricri...

    Pena que a 5G120 não está homologada, seria ideal.

  7. #7

    Padrão Re: FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    Pois é...
    Tem um pessoal duma construtora daqui que tem um link assim, mas são 2 ptp com NanoStation 5 (nao é M5 mesmo). Ali passa uns 10mb full, em dois links de 2km mais ou menos.
    Mããs, como foi colocado acima, uma basestation tipo aquela de 5GHz 17dBi e 90 graus (que não lembro o modelo, mas tem no site da UBNT) iria bem, com rocket m5 e tals. Pode realmente servir pra vc no futuro, e não é nada tão 'chamativo' assim. É pequena e dá conta do recado.

    =D

  8. #8

    Padrão Re: FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    sobre o que é chamativo ou não, é o sindico que define, e uma resposta negativa significa portas fechadas, ou seja, sem possibilidade para desculpas ou segunda chance. então porque arriscar? Como eu falo, provedor é destinado a comer pelas beiradas, um dia agente chega no meio do prato.

    instalar uma basestation 17 dbi para atender 1,2km para mim é demais. Eu sou empresário e mais empresário que técnico. gastar quase mil reais em um rocket + basestation para atender somente um cliente não justifica um investimento. Agente gasta dinheiro para ter retorno a partir de agora, mesmo que parcelado, e não para possivelmente ter retorno no futuro, ou "provavelmente eu precisar usar".

    eu só pego cliente onde sei que chego. onde não chego eu anoto o nome, e ligo depois para avisar que cheguei. Só para se ter uma noção, minhas bases atendem a no máximo 3km. depois eu uso outra base, tudo com potência baixa com uma quantidade limitada de clientes.

    para mim não tem esse negócio de botar que um dia poderei usar, ou eu tenho certeza do que faço, ou não. Se eu for usar eu boto, se não eu não boto. Sou mais empresário do que técnico. Investimentos tem que justificar a demanda, para curto, médio e longo prazo. Agora se não tenho planejamento de atender muita demanda, porque um alto investimento? para mim investimento altos em infraestrutura, mesmo que para demandas pequenas só nos assuntos relacionados a segurança, como nobreacks e etc.

    obrigado pela ajuda a todos pela ajuda na minha dúvida técnica.


    como A arte da Gerra diz :" Não cometer erros é o que dá a certeza da vitória, pois significa conquistar um inimigo já derrotado"
    Última edição por misterbogus; 07-07-2011 às 23:35.

  9. #9

    Padrão Re: FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    sobre o que é chamativo ou não, é o sindico que define, e uma resposta negativa significa portas fechadas, ou seja, sem possibilidade para desculpas ou segunda chance. então porque arriscar? Como eu falo, provedor é destinado a comer pelas beiradas, um dia agente chega no meio do prato.

    instalar uma basestation 17 dbi para atender 1,2km para mim é demais. Eu sou empresário e mais empresário que técnico. gastar quase mil reais em um rocket + basestation para atender somente um cliente não justifica um investimento. Agente gasta dinheiro para ter retorno a partir de agora, mesmo que parcelado, e não para possivelmente ter retorno no futuro, ou "provavelmente eu precisar usar".

    eu só pego cliente onde sei que chego. onde não chego eu anoto o nome, e ligo depois para avisar que cheguei. Só para se ter uma noção, minhas bases atendem a no máximo 3km. depois eu uso outra base, tudo com potência baixa com uma quantidade limitada de clientes.

    para mim não tem esse negócio de botar que um dia poderei usar, ou eu tenho certeza do que faço, ou não. Se eu for usar eu boto, se não eu não boto. Sou mais empresário do que técnico. Investimentos tem que justificar a demanda, para curto, médio e longo prazo. Agora se não tenho planejamento de atender muita demanda, porque um alto investimento? para mim investimento altos em infraestrutura, mesmo que para demandas pequenas só nos assuntos relacionados a segurança, como nobreacks e etc.

    obrigado pela ajuda a todos pela ajuda na minha dúvida técnica.


    como A arte da Gerra diz :" Não cometer erros é o que dá a certeza da vitória, pois significa conquistar um inimigo já derrotado"
    Cada um com suas experiências e opiniões. Estamos no fórum pra expor as duas. Falei mais no sentido de ajudar e tal. Tu é empresário e sem dúvida sabe muito mais de investimentos que eu.
    Minha experiência no provedor que trabalho é um pouco diferenciada. Tenho bases a cada 1km mais ou menos, devido ao terreno montanhoso.
    Mas enfim, sucesso em seus investimentos e boa sorte no atendimento aquele cliente =)

  10. #10

    Padrão Re: FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    Citação Postado originalmente por marlondomenech Ver Post
    Cada um com suas experiências e opiniões. Estamos no fórum pra expor as duas. Falei mais no sentido de ajudar e tal. Tu é empresário e sem dúvida sabe muito mais de investimentos que eu.
    Minha experiência no provedor que trabalho é um pouco diferenciada. Tenho bases a cada 1km mais ou menos, devido ao terreno montanhoso.
    Mas enfim, sucesso em seus investimentos e boa sorte no atendimento aquele cliente =)
    obrigado pela ajuda camarada.
    é isso que faz agente crescer cada dia mais, fraternidade.
    o mercado tá ai, nem as teles conseguem dar conta da demanda.
    sucesso pleno para vc também.

  11. #11

    Padrão Re: FAZENDO CURVA COM NANOSTATION

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    obrigado pela ajuda camarada.
    é isso que faz agente crescer cada dia mais, fraternidade.
    o mercado tá ai, nem as teles conseguem dar conta da demanda.
    sucesso pleno para vc também.
    Hehe ainda bem que as teles não dão conta da demanda e que temos um fórum como esse para trocar experiências.
    Abraço!