Postado originalmente por
PauloMassa
Bom, vamos lá...
Teu enlace está melhor do que estava mas ainda não está bom...
Sobre a diferença TX/RX é mais ou menos asism
O protocolo do teu rádio por definição tem uma prioridade de Transmissão, ou seja:
Total da banda = 4/4
Em modo AP o rádio se comporta assim:
DOWN = 3/4
UP = 1/4
Em modo STATION o radio se comporta assim:
DOWN = 1/4
UP = 3/4
Agora porquê?
Porque entende-se que teus clientes terão uma necessidade de download de 3/4 para somente 1/4 do upload entende?
Sendo assim a banda passante é um total de 4/4 então por sua vez terá que se dividir pra entregar UP e DOWN, e se fosse 2/4 para 2/4 iria sobrar banda UP e faltar banda DOWN, não sei se expliquei direito, e me parece também que tem como mudar isso...
Agora, a respeito da velocidade mostrada no speedtest do AirOs, realmente ele não mostra real, é velocidade estimada baseada nas condiçoes do enlace e se nao me engano também é HALF DUPLEX e não FULL
O melhor teste que vc poderá fazer é colocar uma RB na ponta de lá, entrar na ponta de cá e fazer o BTEST de DENTRO da RB...
Aí sim ele te mostrará REALMENTE oque está passando...
Mas não desanime...Continue garimpando nesse alinhamento que ainda acho que dá pra extrair muita coisa daí...
Verifique o nivelamento das antenas também se possivel, o TILT nessa distância eu costumo deixar sempre em 0graus porque é muito fino o ajuste pra 14KM e vc poderá estragar se tentar fazer alinhamento de TILT.
Espero ter ajudado...
Abraço e boa sorte