+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace PTP com 3 pontos, WDS, uso RB, como fazer?

    Bom dia galera do under. Meu primeiro tópico e venho com uma dúvida, creio que banal, mas já levo uma semana tentando arquitetar uma soluçao e nada me vem a cabeça.

    Estou começando meu provedor, e enquanto vejo a parte burocrática, para aproveitar o tempo "livre" estou planejando a rede.

    Decidi que vou utilizar Ubiquiti em toda a parte de transmissao: Rocket M2 + Setorial de 90º para distribuir para os clientes, que usaram NanoStation LocoM2. Enlace PTP entre torres será feito com NanoBridge 5 GHz (NB-5G22). Até ai tenho definido, o problema é daí em diante, o que fazer?

    Como distribuo IPs para os clientes? Como controlo isso?

    Em cada torre penso em colocar um Switch Web Smart.

    Mi configuración quedaria así:
    Base
    Router Cisco 881 com conexao por fibra
    Switch 24 portas
    Micro para controle
    Micro como firewall
    Servidor de autenticaçao e proxy (Thunder Cache/Squid, etc).

    Na torre A
    Switch 8 portas
    1 Nanobridge 5 para conexao com torre B
    4 Rockets M2 com suas respectivas antenas setorias de 90º

    Na torre B
    Switch 8 portas
    2 Nanobridge 5 para conexao com torre A e C
    4 Rockets M2 com suas respectivas antenas setorias de 90º

    Na torre C
    Switch 8 portas
    1 Nanobridge 5 para conexao com torre A e C
    4 Rockets M2 com suas respectivas antenas setorias de 90º

    está certo assim ou tenho que colocar uma RB em cada torre?

    Segue um esquema da minha rede:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Conexao interna 1.jpg
Visualizações:	933
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	25285

    Fico no aguardo de dicas.

    Agradeço antecipadamente,

    Velhinho.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace PTP com 3 pontos, WDS, uso RB, como fazer?

    pelo que entendi vc pretende deixar suas torres B e C em bridge, apenas a base fazendo controle de usuario é isso, não vejo muinta vantagem ai não, seria melhor vc montar um mk em cada torre para controlar seus respectivos clientes...

  3. #3

    Padrão Re: Enlace PTP com 3 pontos, WDS, uso RB, como fazer?

    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    pelo que entendi vc pretende deixar suas torres B e C em bridge, apenas a base fazendo controle de usuario é isso, não vejo muinta vantagem ai não, seria melhor vc montar um mk em cada torre para controlar seus respectivos clientes...
    Olá Josailton, é isso que eu quero fazer, todo o controle em A e as tores B e C em bridge. Pelo que li também é recomendável um mk por cada torre, mas essa parte infelizmente nao tenho a menor ideia de como fazer.

    Pensei em uma RB para cada torre, ou no meu conceito, um pc com BrazilFW por torre. Ficaria correto assim?

  4. #4

    Padrão Re: Enlace PTP com 3 pontos, WDS, uso RB, como fazer?

    ficaria sim, mas se vc quer colocar tudo em bridge vc faz o seguinte:

    Torre A NS5 = ap wds ------------------ Torre B= NS5 station wds + switch + NS5 ap wds ----------------- Torre C= station wds..

    os rockets m2 vc coloca tudo como AP interligados por switch, e seria interessante tbm que vc criasse em seu servidor principal uma range de ip para controle de seus rádios...

  5. #5

    Padrão Re: Enlace PTP com 3 pontos, WDS, uso RB, como fazer?

    Entendi, entao se coloco os enlaces entre torres como wds daria certo.

    Qual faixa de ips deveria usar? 192.168.0.0 com mascara 255.255.254.0 ?

  6. #6

    Padrão Re: Enlace PTP com 3 pontos, WDS, uso RB, como fazer?

    poderia ser assim 192.168.1.1/27, lembrando só para controle dos rádios

  7. #7

    Padrão Re: Enlace PTP com 3 pontos, WDS, uso RB, como fazer?

    Entao cada Rocket pode ficar assim, 192.168.1.1/27 ?

    Josailton, te agradeço cara, tá dando uma maozona. Já estava de cabeça quente com isso, deu um alívio cerebral agora hehe.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace PTP com 3 pontos, WDS, uso RB, como fazer?

    Quase um ano depois de abrir o tópico, me deparo com o cenário que imaginei e nao consigo fazer funcionar

    Já tenho cliente instalado e funcionando com pppoe, e inclusive fazendo NAT para 3 computadores, mas o meu PtP nada

    Na torre A (central), eu tenho um NB-5G25 e na torre B outro NB idêntico para receber o link.

    O PtP entre eles fecha, e entrando via ssh na NanoBridge em B, eu posso fazer um traceroute resolvendo DNS, mas o ping nao resolve DNS (estranho isso), e em B já tem acesso a internet, pois já atualizou o horário através de um servidor NTP.

    Aqui agora reside o meu problema. Nao tenho acesso a NB que vai mandar para o ponto C, embora elas tenham um PtP fechado e funcionando. O meu problema está em fazer B e C se enxergarem.

    Alguma dica sobre o que posso estar errando?

    Por via das dúvidas, tenho mais 2 RB750 para apoiar esses enlaces, uma para ficar entre B e C controlando os clientes e o PtP e uma para fechar o enlace em C.

    Agradeço a atenção de todos.

    Eriberto.