Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Olá pessoal,

    Estou mudando a estrutura do provedor, que seria um novo endereço, protocolo, capacidade de link, etc... e gostaria de planejar uma estrutura rasoavel para manter um bom funcionamento.

    Hoje:
    Tenho uma RB1100 que gerencio toda a rede, cerca de 25 torres em +/- 25Km², possuo link com 3 operadoras recebendo o IP das mesmas sendo que apenas UMA de 100Mb utilizo para gerenciar aos clientes, as outras são para provedores e empresas especificas.

    A RB1100 faz firewall basico, controle de banda de todos e autenticação em hotspot de 80% dos usuários, outros 20% são liberados no IP Bindings com gerencia pela Queue, memória em uso de 20%, processamento medio de 50% e picos de 70%, banda media de 40Mb e picos de 60Mb, usuários cadastrados cerca de 800 e online cerca de 250 clientes.


    Nova Estrutura - Servidor a Planejar:
    Manter o gerenciamento de 25 torres agora somente com um link fisico em fibra Gigabit, protocolo em BGP, minha intensão é colocar um servidor RB1100 ou RB1200 para gerenciar em BGP e manter a RB1100 para os clientes.

    Tenho previsão de aumento significavo de banda, consumir cerca de 80Mb, numero de clientes pular para uns 1200.

    O que voces recomendam na questão SERVIDORES, pois acho que pelo numero de clientes, banda o processamento esta muito alto, sendo que não faço cache, em firewall das 65 mil portas bloqueio apenas 20 que podem ser vulneraveis, a tela de hostspot é muito simples e leve (quase que a padrão do MK).


    Anderson

  2. #2

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    So acompanhando.. Sucesso na sua grande empreitada...

  3. #3

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    No seu lugar eu monitoraria a rede com Nagios, ai com os graficos gerados cruzaria as informações para entender se o volume de processamento é devido.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    o programa myauth 3 atende o que voce preciza voce pode intalalo em maquina colocando quantas placa de rede voce quizer e ampliando sua rede a vontade so que roteamento ele so faz ospf acredito que possa ser util ultilizo em 3 provedores superestavel e de facil manutenção .

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Amigo,
    Se fosse eu, colocaria a RB1100 para o BGP,
    e compra um servidor dell ou hp (que estão baratos) e fazia o controle de clientes nele.
    pois o que mais consome processamento e etc será esse servidor!

  6. #6

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Olá pessoal,

    Não quero gastar furtunas sem necessidade, porem da experiencia de alguns tomarei base para montar o gerenciamento.

    O Servidor só para BGP tenho que fazer de qualquer forma, ja na gerencia de clientes pensei em colocar um Servidor Dell, mas será que ele é tão melhor que uma RB1100 ou RB1200, ou seria melhor dividir a rede, um servidor de hotspot e IP Bindings e outro de firewall.


    Anderson

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    nada e melhor que um servidor pc e nunca sera

  8. #8

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Além de um processador com mais poder de escalonamento você terá mais memória e com ECC a vazão será melhor principalmente por usar Connection Tracking.

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Compre o Dell e seja feliz amigo!!
    tem uns no ML por 2500,00.
    de fato será muito melhor que a RB.

  10. #10

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Voces recomendam manter o que tenho atualmente, tudo em um unico servidor porem em uma maquina PC.

    Qual a configuração deste Servidor "PC" que voces recomendam, como processador, memoria, placa mãe, placa de rede, etc...


    Anderson

  11. #11
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    UsadosMac, vou postar um link do ML só como referencia.

    Servidor Dell Poweredge 2650 2 Xeon 2.4- 4gb Ram - 2 Hd 73gb - R$ 1.799,90 en MercadoLibreeu ainda não estudei sobre instalar o Mikrotik no scsi e não sei se é capaz.. porém é uma coisa a se estudar, mas um computador desse fazendo auth, no minimo minimo uns 3000 users ele aguenta, existe tambem servidor com HD Sata, só que pelo que encontrei são mais caros.. mas é um caso que você deve estudar.
    tem aqueles Dell server tipo torre que normalmente vem com HD sata..
    mas no minimo você deve comprar um com Duas fontes e lligar em 2 nobreaks

  12. #12
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Sei que é + que o dobro do preço desse do ML porém vem com garantia de 1 ano.

    Detalhes do produto Servidor em rack PowerEdge R410 11G | Dell Brasil


    Além de ser NOVO.

  13. #13
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    com esse Dell tem que ter uma saida em fibra ou EthGiga e interligar ele em um switch giga!
    porque ele vai gerenciar no minimo aí 400Mbps com folga.

  14. #14

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Voces recomendam manter o que tenho atualmente, tudo em um unico servidor porem em uma maquina PC.
    [...]
    Anderson
    Transfira a RB para o servidor, e transforme a RB em roteador BGP.

  15. #15

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Olá pessoal,

    Quais as principais caracteristicas que devo observar, na questão marca de modelo dos componentes internos como placa de rede, placa mãe, etc..


    Anderson

  16. #16

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá pessoal,

    Quais as principais caracteristicas que devo observar, na questão marca de modelo dos componentes internos como placa de rede, placa mãe, etc..


    Anderson
    Se fores montar escolha um placa mãe 1155 Intel, Tyan ou Supermicro, para poupar uma que tenha SAS onboard, o maior número de ethernets (só ví 4) e que sejam compatíveis com o RouterOS; processador para essa placa será um Xion 1155 (E3 outro-numero-aqui);
    Se quiseres pode comprar um bom gabinete desktop (não terá possibilidade de hotplug) com uma fonte de uns 250 a 300W com PFC ativo.
    Um HD SAS é bom por sua durabilidade, mas podes instalar um SATA já que não farás cache.
    Antes comprar a memória verifique se ela compatível com a placa e dê preferência às com ECC uns 2GB dá conta para um concentrador.
    Última edição por bjaraujo; 06-08-2011 às 19:45.

  17. #17
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    hds para servidor recomendo solid state estou usando ...muito rapido muito bom ,fora que e garantia life time ou seja e mas facil o operador dar problema do que o hd ....ou seja se ele der problema voce e muito azarado

  18. #18

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Onde posso encontrar informações de que equipamentos/hardware o RouterOS v6 suporta, para que não compre produto errado.

    Pretendo adquerir um dos servidores citados com alguns componentes tal como adaptador de fibra e placa de rede boas.
    - Placa de Rede Fibra (Placa Controladora Hba Qlogic Qla2340 Fibre Channel Fc - R$ 150,00 en MercadoLibre)
    - Placa de Rede Ether (Placa De Rede Pci 10/100/1000 Broadcom Bcm5703c - R$ 58,90 en MercadoLibre)


    Anderson

  19. #19
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Amigo, aí vai o link da Mikrotik para os "Supported harDwares"

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Supported_Hardware

  20. #20

    Padrão Re: Servidor(es) para gerenciamento de rede, cerca de 1200 clientes e banda de 100Mb

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá pessoal,

    Não quero gastar furtunas sem necessidade, porem da experiencia de alguns tomarei base para montar o gerenciamento.

    O Servidor só para BGP tenho que fazer de qualquer forma, ja na gerencia de clientes pensei em colocar um Servidor Dell, mas será que ele é tão melhor que uma RB1100 ou RB1200, ou seria melhor dividir a rede, um servidor de hotspot e IP Bindings e outro de firewall.


    Anderson
    Para um empresa que vai faturar R$ 36.000,00 por mês liquido:

    Amigos estamos falando em RB, que não custa mais que R$ 1.000,00 reais, para quem vai ter 1200 clientes, com um faturamento liquido R$ 30 por clientes, teria que ser modesto né.

    Coloque tudo servidor dell:

    1600 reais cada com garantias de 5 anos.
    att: