Boa tarde caros colegas, venho pedir ajuda aos colegas pois tenho um problema nada em comum, possuo um nobreak de 1500 VA da APC onde uso 2 baterias automotiva de 80 Amp/hora para aumentar o tempo de funcionamento do nobreak em caso de falta de energia da concessionária. Até aqui tudo bem, o nobreak funciona no minimo uma hora mesmo com falta de energia mantendo todos os meus servidores ligados + modem óptico etc...
Acontece que as vezes a falta de energia é superior a este periodo e ai ... eu comprei um gerador a gasolina de 3 KVA , mas, quando nobreak vai funcionar com a energia do gerador o nobreak fica entrando em modo de bateria de 2 em 2 segundos parecendo que a energia que vém do gerador não é suficiente, mas já verifiquei a tensão e está normal 127 volts, já verifiquei a frequencia e está em 60 Hz, a corrente que o gerador é capaz de fornecer é o dobro da que o nobreak e os equipamentos ligados á ele precisa. Ai fiquei com o pé na cabeça !!!
Porem, lendo bastante, encontrei o site da WEG e muitas explicações sobre geradores e sua funções , capacidades e problemas.
O modelo de gerador que comprei ele usa escovas no seu rotor e quando em funcionamento as escovas em atrito com o anel de cobre do eixo gera um certo mal contato e consequentemente um faiscamento. Este mal contato e faiscamento tem o mome de RF e esta interferência é percebida pelo nobreak e impede seu funcionamento normal.
Ai venho perguntar aos colegas se alguem sabe sobre algum equipamento para filtrar ou eliminar esta radio interferência gerada pelo gerador. Aterramento não resolve o problema, já tenho e muito bem feito por sinal e não foi a solução.
Desde já agradeço e aguardo os conselhos dos colegas. Obrigado