Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    8 mil, já contando com as torres? ou 8 mil + torres?

  2. #22

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    pronto iquiery o ponto x que vc falou se vc observar tem uma estrada que vai da la em cima
    esse lugar se chama maria jape é um distrito aqui da cidade. vou la agora de tarde de moto dar uma olhada sera que colocando uma torre la em cima de 20 metros da pra fazer ???
    olha ai as cordenadas 14º48´24.23´´S 39º05´57.76´´O

  3. #23

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    leocanes

    Acho que com 8mil você não faz não, a não ser que você seja serralheiro e construa as torres você mesmo.

    Primeiramente, eu mudei um pouco esse ultimo ponto que você mandou para mais próximo da ruazinha, pois a elevação é maior. Segundo ponto importante, se você olhar nas imagens que estão abaixo, vai ver que mudei o ponto B também um pouco pra sudoeste da sua LAN House (uns 200m de distancia). Existe a possibilidade de você montar sua torre de distribuição ali? Pois ali o terreno é consideravelmente mais alto para montar sua torre de distribuição e ter uma visada melhor de outros pontos da cidade (potenciais clientes).

    Considerei assim :

    ponto A
    14°47'52.46"S
    39°10'32.73"O
    elev 32m
    --- Torre de 15m (essa torre será usada somente para mandar o link mesmo, não terá uso futuro, não é?)


    ponto X
    14°48'25.97"S
    39° 5'59.20"O
    elev 97m
    --- Torre de 24m (aqui você tem que ter uma altura segura para não acabar morrendo nas arvores. 24m já é uma altura boa, mas o correto mesmo é ir no local e observar para ter certeza)


    ponto B (torre de distribuição)
    14°47'32.38"S
    39° 2'38.12"O
    elev 61m
    --- Torre de 30m (como aqui será seu ponto de distribuição, terá que ter uma torre alta. 30m é uma altura boa, não conheço bem a região ai, mas olhando no GoogleEarth o terreno na volta não parece passar da elevação do ponto B)


    Fazendo essas torres, você poderia fazer tudo em 5.8 os PtP até o ponto B (utilizando linha MIMO da Ubiquiti ou a linha MIMO da Mikrotik, as duas darão exelente resultado).

    Digamos que fará usando somente equip Ubiquiti, seus PtP com NanoBridge M5 e a torre de distribuição com BaseStation+Rocket (não precisa usar Rocket+Dish nesse caso, a distancia é pequena):

    PtP do ponto A ao ponto X vc vai usar 2 NanoBridge M5
    PtP do ponto X ao ponto B vc vai usar mais 2 NanoBridge M5
    Na torre de distribuição eu recomendaria 4 BaseStation AM-5G20-90 e 4 Rocket M5

    Bom, segue abaixo o custo médio de cada equip.
    NanoBridge NBM5-25 custo médio 300 reais
    BaseStation AM-5G20-90 custo médio 500 reais
    Rocket M5 custo médio 300 reais

    4x NanoBridge M5 = 1200,00
    4x BaseStation = 2000,00
    4x Rocket M5 = 1200,00
    TOTAL = 4400,00

    Bom, além disso você vai ter que ver que equip usará para fazer seu shaper. Digamos que usará uma RouterBoard, tem que pesquisar o preço de uma e adicionar a isso. Se for usar um PC com Linux digamos, ou algum shaper para windows server, coloca um Switch Gerenciável para ligar os Rockets no servidor, para evitar que os clientes de um rocket fiquem em bridge com os clientes do outro (os clientes do mesmo rocket você isola com a opção Cliente Isolation do próprio Rocket).

    Bom, cansei de escrever denovo, acho que esqueci de alguma coisa, vou esquecendo conforme vou escrevendo, hehehe. Mas é isso, qualquer coisa pergunta ai.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pontoX-pontoA.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	40,2 KB
ID:      	27775Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pontoB-pontoX.jpg
Visualizações:	80
Tamanho: 	46,1 KB
ID:      	27776Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         X-A.jpg
Visualizações:	112
Tamanho: 	11,7 KB
ID:      	27777Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         B-X.jpg
Visualizações:	99
Tamanho: 	11,7 KB
ID:      	27778

  4. #24

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    inquiery

    fui la no morro com um binoculo e tem um lugar la que tem visada limpa para o ponto A mas desse lugar não da para ver o ponto B por conta das arvores mas acredito que com uma torre de 20 metros no ponto X e uma torre de 15 no ponto B da para fazer.
    no mercado livre tem uma antena que promete passar 100mb em 900 mhz sera que esse equipamento não ajudaria no meu caso?e quanto as antenas para distribuir o sinal na torre eu acho melhor colocar 3 painel de 120º de 12 dbi porque da torre para o possíveis cliente não da nem 1 km e tbm pq ficaria mais barato para mim. me adiciona ai que eu quero falar com vc :[email protected]

    o link do equipamento que eu falei
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...900-900mhz-_JM
    Última edição por leocanes; 20-09-2011 às 17:24.

  5. #25
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    Citação Postado originalmente por leocanes Ver Post
    inquiery

    fui la no morro com um binoculo e tem um lugar la que tem visada limpa para o ponto A mas desse lugar não da para ver o ponto B por conta das arvores mas acredito que com uma torre de 20 metros no ponto X e uma torre de 15 no ponto B da para fazer.
    no mercado livre tem uma antena que promete passar 100mb em 900 mhz sera que esse equipamento não ajudaria no meu caso?e quanto as antenas para distribuir o sinal na torre eu acho melhor colocar 3 painel de 120º de 12 dbi porque da torre para o possíveis cliente não da nem 1 km e tbm pq ficaria mais barato para mim. me adiciona ai que eu quero falar com vc :[email protected]

    o link do equipamento que eu falei
    Ubiquiti Antena Nanobridge Nbm9 M900 900mhz - R$ 500,00 en MercadoLibre
    Leo,
    Com rocket m900 e duas antenas yagi 17dbi em cada lado tu fecha esse enlace sem repetição. Claro que tem que ser bom pra fechar com ese equipamento, experiencia do técnico que vc contratar conta muito nessa hora. Se quiser fazer em 5.8 vai ter que ter repetidora em ponto estratégico mesmo.
    Abraço.

  6. #26

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Leo,
    Com rocket m900 e duas antenas yagi 17dbi em cada lado tu fecha esse enlace sem repetição. Claro que tem que ser bom pra fechar com ese equipamento, experiencia do técnico que vc contratar conta muito nessa hora. Se quiser fazer em 5.8 vai ter que ter repetidora em ponto estratégico mesmo.
    Abraço.
    leandrolopeswifi

    Derrepente fecha mesmo, se bem que a condição de visada é muito pior que qualquer outro caso de 900Mhz sem visada que ja vi aqui no under.

    O problema maior é o seguinte, levando em consideração que só vai poder usar o canal 922mhz com largura de 5mhz pra não sair fora da regulamentação da anatel, e considerando que pelos obstaculos o sinal ja vai ficar bem prejudicado (na faixa do -80 a -85 talvez), qual o throughtput que ele vai conseguir no final? uns 4mbps? não seria o suficiente para o case que ele apresentou eu acho, que ele precisa passar 10mbps.

    Vc ja usou 900mhz em situações parecidas? Qual throughtput conseguiu? Eu não tenho experiencia com 900mhz tb, e esse caso me seria mto interessante saber mais.

  7. #27
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    leandrolopeswifi

    Derrepente fecha mesmo, se bem que a condição de visada é muito pior que qualquer outro caso de 900Mhz sem visada que ja vi aqui no under.

    O problema maior é o seguinte, levando em consideração que só vai poder usar o canal 922mhz com largura de 5mhz pra não sair fora da regulamentação da anatel, e considerando que pelos obstaculos o sinal ja vai ficar bem prejudicado (na faixa do -80 a -85 talvez), qual o throughtput que ele vai conseguir no final? uns 4mbps? não seria o suficiente para o case que ele apresentou eu acho, que ele precisa passar 10mbps.

    Vc ja usou 900mhz em situações parecidas? Qual throughtput conseguiu? Eu não tenho experiencia com 900mhz tb, e esse caso me seria mto interessante saber mais.
    Inquiery,
    Vc leu o que eu comentei sobre "duas antenas de cada lado" isso quer dizer que ele trabalhará na vertical em uma e na horizontal em outra antena..MIMO TDMA!!!
    Dúvido que não passe o que ele precisa. o Rocket m900 é poderoso demais cara. falo por experiencia própria em clientes onde substituí , ex: tinha um SR9 passando 4mb lá, trocamos e foi pra 12mb.
    Não tem comparação.o rádio é fantástico. Um ótima opção pra esse rádio seria as antenas da Algcom, homolgadas pra 900mhz. construidas em aluminio naval, são muito resistentes e tem um poder de transmissão padrão Hyperlink ou mais. tenho usado direto elas.
    Fica a dica.
    Abraço.

  8. #28

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Inquiery,
    Vc leu o que eu comentei sobre "duas antenas de cada lado" isso quer dizer que ele trabalhará na vertical em uma e na horizontal em outra antena..MIMO TDMA!!!
    Dúvido que não passe o que ele precisa. o Rocket m900 é poderoso demais cara. falo por experiencia própria em clientes onde substituí , ex: tinha um SR9 passando 4mb lá, trocamos e foi pra 12mb.
    Não tem comparação.o rádio é fantástico. Um ótima opção pra esse rádio seria as antenas da Algcom, homolgadas pra 900mhz. construidas em aluminio naval, são muito resistentes e tem um poder de transmissão padrão Hyperlink ou mais. tenho usado direto elas.
    Fica a dica.
    Abraço.
    Sim, a partir do momento que você citou "rocket m900" ja percebi que seria MIMO, TDMA e tudo mais, pois isso é o que implicaria o uso do rocket.

    Porém, como falei, não tenho experiencia com links de 900mhz, mas pelo que li no fórum, enlaces com visada parcial, utilizando canal 922mhz e 5mhz de largura de banda, com airmax ativado, dizem passar no maximo 4mbps.

    Nos seus clientes nos quais colocaste Rocket M900, por acaso utilizasse qual canal e qual largura ? Qual sinal vc conseguiu nas duas pontas?

    É interessante se você pudesse relatar para nós, pois além de ajudar o amigo que iniciou o tópico, nós poderiamos nos beneficiar dessas informações tb.

    Gostei muito da idéia de passar 12mbps sem visada, viabilizaria um projeto meu aqui que eu só faria se não precisasse gastar mto mesmo.

    Alias, adiciona o leocanes ai no msn e conversa com ele, talvez ele precise de profissional no local para fechar esse link e vc ja faz esse serviço pra ele.

  9. #29

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Leo,
    Com rocket m900 e duas antenas yagi 17dbi em cada lado tu fecha esse enlace sem repetição. Claro que tem que ser bom pra fechar com ese equipamento, experiencia do técnico que vc contratar conta muito nessa hora. Se quiser fazer em 5.8 vai ter que ter repetidora em ponto estratégico mesmo.
    Abraço.
    Com esse equipamento vc acha que eu precisaria de torres de q tamanho??
    me add se puder:[email protected]
    vlw

  10. #30
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Sim, a partir do momento que você citou "rocket m900" ja percebi que seria MIMO, TDMA e tudo mais, pois isso é o que implicaria o uso do rocket.

    Porém, como falei, não tenho experiencia com links de 900mhz, mas pelo que li no fórum, enlaces com visada parcial, utilizando canal 922mhz e 5mhz de largura de banda, com airmax ativado, dizem passar no maximo 4mbps.

    Nos seus clientes nos quais colocaste Rocket M900, por acaso utilizasse qual canal e qual largura ? Qual sinal vc conseguiu nas duas pontas?

    É interessante se você pudesse relatar para nós, pois além de ajudar o amigo que iniciou o tópico, nós poderiamos nos beneficiar dessas informações tb.

    Gostei muito da idéia de passar 12mbps sem visada, viabilizaria um projeto meu aqui que eu só faria se não precisasse gastar mto mesmo.

    Alias, adiciona o leocanes ai no msn e conversa com ele, talvez ele precise de profissional no local para fechar esse link e vc ja faz esse serviço pra ele.
    Blz!!
    Então, tenho muita experiência em 900mhz, e até 700mhz com equipamentos importados pra testes mesmo.
    Mas falando do Rocket M900, a maioria dos locais que instalei é fazenda ou local onde não há ERB celular trabalhando em 900mhz. no máximo que peguei foi 800mhz e 1200mhz.
    Com isso pudemos utilizar os 10mhz e canal 922 passando 12/12 em 10mhz.
    Pra ti ter idéia, em testes consegui em 20mhz 60/60. o radio suporta até 150mbps(75/75).
    É um ótimo rádio porém pede antenas que acompanhem a perfeição do rádio, senão não fica legal.
    Não adianta comprar uma yagi da aquario de 20dbi que vai ficar uma m..........
    Tem que ser antena bala mesmo.
    Bom se ele precisar, tem meu contato ae na assinatura. estaMOs ae pra ajudar no que for preciso.

  11. #31
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Preciso de tecnico para fazer um enlace de 15 km

    Citação Postado originalmente por leocanes Ver Post
    Com esse equipamento vc acha que eu precisaria de torres de q tamanho??
    me add se puder:[email protected]
    vlw
    Fala Leo, blz?
    Cara, fazendo o estudo , por uma questão técnica, no mínimo 24m em cada ponto.
    O ideal seria 40m ou + em cada site.
    segue imagens.
    Abraço.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp_900_rocketm900_superlinkwifi.com.br.jpg
Visualizações:	154
Tamanho: 	47,7 KB
ID:      	27801Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP_OK_922MHZ_ROCKETM900_YAGI18DBIDUAL.jpg
Visualizações:	96
Tamanho: 	29,9 KB
ID:      	27802Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem_ptp_superlinkwifi.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	67,4 KB
ID:      	27803