Postado originalmente por
edsonmts
Olá amigos do Under-linux, venho pedir a ajuda de vcs para encontrar o melhor custo x beneficio para um ponto a ponto de 25Km.
Eu não sou provedor, e o ptp seria para uso próprio. Moro na zona rural de uma cidade próxima a Sorocaba. O problema é que aqui na zona rural só tem disponível internet 2G, e a velocidade é pior que uma conexão com linha discada. Já em Sorocaba, tem a opção de Speedy, Net e GVT, e eu gostaria de ver a possibilidade de trazer a internet até a minha residência na zona rural.
A distância é de 25Km, e gostaria de trazer no mínimo 1Mbps. Eu realizei uma simulação no Ligowave e no RadioMobile, e pelo que percebi vou ter problemas com a zona de fresnel bem no meio do enlace, e hoje ficaria complicado pra mim financeiramente levantar duas torres nos pontos A e B para liberar o fresnel totalmente.
Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre as seguintes possibilidades:
1 - Levantar duas torres não muito altas (por causa do custo), e torcer para o link fechar em 5.8 Ghz.
2 - Levantar duas torres não muito altas, e tentar fazer em 2.4Ghz, já que 90% do enlace passa pela zona rural.
3 - Fazer o link em 900mhz, usando Rocket M9 e 4 antenas Yagi de boa qualidade. Nesse caso eu economizaria com torres.
Estou anexando o PDF com a simulação realizada pelo Ligowave. Caso os amigos não consigam abrir o PDF, abaixo consta as coordenadas:
Ponto A (Sorocaba): -23.452585 , -47.478949
Ponto B (Minha casa): -23.457794 , -47.235200
Desde já agradeço pela opinião dos amigos.
Edson.