Caro Sergio Eurico,
Acredito que no mundo de hoje as coisas mudam rápido, e por isso as pessoas devem se atualizar rapidamente. Se você conhecer o Linux Guarani (Conectiva versão 3) você iria entender melhor o que eu estou falando.
Antigamente, tudo o que você instalava no seu micro (Hardware) necessitava de um grande conhecimento do sistema, edição de arquivos .conf, muitas buscas na internet (e olha que naquela época não existia o google) for que muitos dos hardwares recentemente lançados, principalemente os 1/2 bocas (SiS da vida) não tinham suporte no linux.
Naquele época já tinha o windows 95, e se você pensar bem qual foi a evolução de interface do win95 para o winXP, ela ficou mais bonita?, ficou mais fácil de usar?, realmente mudou alguma coisa?, sinceramente acho que não: Primeiro eles tiraram alguns programas dos "menus", programas que permitiam ao usuário onfiguraçar o sistema como eles queriam. Apesar de estes programas continuarem existindo hoje, eles o tiraram do menu, pois assim os usuários fariam menos "besteiras" e o sistema deles rodaria melhor.
E com o Linux, o que é que aconteceu com ele nos últimos anos? Sinceramente, com a evolução do KDE, que pra mim até a sua interface está mais bonita do que a do win, você pode configurar tudo com apenas alguns cliques. E além do que, hoje em dia as coisas se inverteram pois ainda existem muitos hardwares que não possuem um completo suporte ao WinXP enquanto que ao Linux a grande maioria deles são suportados.
Outra colocação que eu gostaria de fazer é que, a grande maioria dos usuários do win, não sabem configurar os seus hardwares sozinhos, sempre precisam chamar um técnico para fazer isso. Por isso, meu amigo, no meu ponto de vista, não é tão urgente, leia-se necessária, assim pois a grande maioria dos usuários, nem sabem configurar o seu micro. Vou te citar um exemplo que ouvi ontém denoite de um amigo meu que está trabalhando de help-desk em uma fábrica de impressoras. De todas as ligações que eles recebem, 60% são de pessoas perguntando sobre o suporte de impressoras Laser, embora no departamento dele só exista suporte para impressoras jato de tinta (os caras erram o botão do telefone naqueles menus automáticos), 30% são suportes do tipo:
"Bom dia Sr.
A minha impressora não está funcionando!
Sr. A impressora está ligada?
Não.
Sr Ligue a impressora.
Hummm.
Está funcionando agora Sr?
Hummm Sim.
A $#@@#$ agradece a sua ligação, e tenha um bom dia."
Poratanto meu amigo, o buraco é bem mais em baixo!
Se as pessoas tem medo de mudanças, isso eu não sei te dizer