Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 50M com 3000 clientes

    Boa noite a todos,
    Estou aqui para pedir uma ajuda, tenho um projeto para desenvolver com os seguintes requisitos:
    50 megas de banda.
    3000 clientes.
    Qual seria o melhor equipamento para controlar esses clientes?
    Estou pensando em uma RB1000U essa maquina agüenta?
    Os ip vão ser todos fixos e quero fazer cache full e controle com hotpost.
    Desde já muito obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Citação Postado originalmente por durco Ver Post
    Boa noite a todos,
    Estou aqui para pedir uma ajuda, tenho um projeto para desenvolver com os seguintes requisitos:
    50 megas de banda.
    3000 clientes.
    Qual seria o melhor equipamento para controlar esses clientes?
    Estou pensando em uma RB1000U essa maquina agüenta?
    Os ip vão ser todos fixos e quero fazer cache full e controle com hotpost.
    Desde já muito obrigado a todos.
    não sei qual a velocidade que você pretende fornecer, mais 50MB não segura os 3000 clientes, quanto a RB 1000 pra gerenciar e ainda fazer cache full pra 3000 clientes duvido muito segurar, pra poder te dar umas dicas seria bom você dizer como pretende fazer sua rede( wireless ou acabo)?, qual velocidade pretende fornecer? ai fica melhor para podermos te dar algumas dicas

  3. #3

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Cara.. 50 mega para 3 mil somente se vender 128k..
    Aqui a media que temos é de 50 para cada 1000. e falta banda!!!

  4. #4

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Amigo, vc deveria começar com a rb1100ah, e instala nela mais 1 giga de ram.
    e sobre teu link aconselho no minimo 100 megas. pra nao passar de 300kbps.
    ta ai as configurações da rb:
    boa sorte!
    RouterBoard Mikrotik 1100

    A RouterBoard Mikrotik 1100 é o principal produto da linha de Roteadores da Routerboard , este equipamento destaca-se pela sua capacidade de desempenho, estabilidade e robustez. Suas caracaterísticas de hardware a diferenciam das demais Routerboards da linha e Roteadores comuns de mercado.

    Esta Routerboard possui 512MB DDR de memória (expansível até 1.5GB), Memória Onboard NAND de armazenamento além de entrada MicroSD que lhe possibilita maior capacidade de armazenamento de dados e cache. Esta Routerboard possui em sua estrutura 13 portas Ethernet Gigabit 10/100/1000 Mbit/s, ideal para gerenciamento de links, grandes estruturas de rede, aplicações de borda que requerem alto tráfego.

    Uma das principais características desta Routerboard é a utilização do Processador de alto desempenho PowerPC MP8544 de 1.067GHz, que não só a diferencia das demais linhas de roteadores de mercado que utilizam processadores inferiores, como lhe permite ter maior desempenho em análise e processamento de pacotes por segundo, obtendo assim maiores taxas de transferência e tráfego.

    A Routerboard Mikrotik 1000 possui o sistema RouterOS Level 6 – Sistema operacional da Mikrotik voltado para aplicações de rede, possui recursos avançados como Roteamento, Firewall, Gestão de controle de acesso, Controle de Banda, Balanceamento de Link, além de aplicações de servidor de DHCP, gateway, DNS, Hotspot, Ponto de Acesso, Bridge entre outras.

    Este sistema arrojado lhe garante maior desempenho em aplicações de borda para Provedores de acesso, Hotspots públicos, gerenciamento de redes, controle e balanceamento de links, etc.

    Para aplicações de borda, aonde se deseja utilizar esta Routerboard em Data Centers ou Racks, é possível ainda optar pela utilização de Box em alumínio própria para este modelo, que a torna um elemento de base com design arrojado e estética diferenciada.

    Aplicações

    Equipamento ideal para aplicações de Gerenciamento de Distribuição de sinal Wi-fi de alto desempenho, sua utilização se aplica a empresas, provedores de acesso a internet, cidades digitais e prefeituras, Ponto a Ponto e Ponto Multi Ponto, Links de tráfego de imagens e voz sobre IP.


    Principais Características

    • Processador de alto desempenho PowerPC MP8544 de 1.067GHz
    • Memória de 512MB DDR
    • 13 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000 Mbit/s
    • RouterOS Level 6
    • Slot MicroSD

  5. #5

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Citação Postado originalmente por NetLagos Ver Post
    não sei qual a velocidade que você pretende fornecer, mais 50MB não segura os 3000 clientes, quanto a RB 1000 pra gerenciar e ainda fazer cache full pra 3000 clientes duvido muito segurar, pra poder te dar umas dicas seria bom você dizer como pretende fazer sua rede( wireless ou acabo)?, qual velocidade pretende fornecer? ai fica melhor para podermos te dar algumas dicas
    eu acho que segura 3 mil clientes de ate 600k... isso se tiver um cache
    digo isso pois em 3 provedores conhecidos, chegamos a uns 1500 clientes
    com velocidade desde 300k a 3m...e juntos nao gastamos 40 megas.

  6. #6

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Agora, a meu ver, a loucura é gerenciar 3 mil clientes utilizando IP. Isso vai gerar um puta broadcast na rede, eu acho doideira. Se é pra começar, eu começaria direito logo usando PPPoE.

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    bom dia, vou dar minha contribuicao, usar hotspot para gerenciar 3mil clientes e mesmo meio complicado, 50 megas para 3mil clientes e como sempre falo tenho 10megas e um 400 clientes e um cache otimo (nimoc) estou tendo uma economia muito boa, entao cada caso e um caso tem clientes q sao lucos e 24 horas baixando, tem clientes so orkut e rede sociais, entao a medida q vai vendendo fica sempre avaliado sua rede, assim de equipamentos a rb1100 e uma otima escolha para inciar.

  8. #8
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Amigo, para gerenciar 3.000 clientes compra uma power router 732 ou divide sua rede e usa 3 rb´s 1100 autenticando PPOE, depende dos planos, entre 128k e 300k pode ser que atenda com um cache bom, pois vai te render media de 50% ou seja, seria como se tivesse 75mb (imaginarios), se for cabo, precisa projetar bem sua rede, uma opção é adsl ou se for rádio somente airmax com ubiquit.

    qualquer coisa estamos ai.

  9. #9

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    olá , rapaz creio que segure sim. pois eu tenho aqui link de 50 mb de ctbc telecom e na média com 4 pops segurando 2,500 clientes pico de na média dos 4 pops de 1200,00 online.
    porém tenho um cache e este me alivia muito o trafego gerado por youtubes e videos da vida. seria interessante que vc verificasse sobre planos que pretende oferecer pois isso causa efeito imediato no seu link. mais creio que da igual né, pois eu tenho aqui clientes com no maximo 600k e não passa disso. mais muitos fazem downloads o dia inteiro e mesmo bloqueando p2p e torrent eles estão se tornando ninjas.
    fica a dica ai se servir.

    att

  10. #10

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Pretendo oferecer 300K o transporte vai ser fia radio mas isso é outr aparte do projeto. eu preciso mesmo é controlar esses clientes.

  11. #11

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Vou usar todo mundo com ip fixo. assim não teremos muitos broadcast.

  12. #12

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Citação Postado originalmente por renatoprada Ver Post
    olá , rapaz creio que segure sim. pois eu tenho aqui link de 50 mb de ctbc telecom e na média com 4 pops segurando 2,500 clientes pico de na média dos 4 pops de 1200,00 online.
    porém tenho um cache e este me alivia muito o trafego gerado por youtubes e videos da vida. seria interessante que vc verificasse sobre planos que pretende oferecer pois isso causa efeito imediato no seu link. mais creio que da igual né, pois eu tenho aqui clientes com no maximo 600k e não passa disso. mais muitos fazem downloads o dia inteiro e mesmo bloqueando p2p e torrent eles estão se tornando ninjas.
    fica a dica ai se servir.

    att
    muito obrigado serve sim sempre serve.

  13. #13

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Citação Postado originalmente por andrecyber Ver Post
    Amigo, vc deveria começar com a rb1100ah, e instala nela mais 1 giga de ram.
    e sobre teu link aconselho no minimo 100 megas. pra nao passar de 300kbps.
    ta ai as configurações da rb:
    boa sorte!
    RouterBoard Mikrotik 1100


    A RouterBoard Mikrotik 1100 é o principal produto da linha de Roteadores da Routerboard , este equipamento destaca-se pela sua capacidade de desempenho, estabilidade e robustez. Suas caracaterísticas de hardware a diferenciam das demais Routerboards da linha e Roteadores comuns de mercado.

    Esta Routerboard possui 512MB DDR de memória (expansível até 1.5GB), Memória Onboard NAND de armazenamento além de entrada MicroSD que lhe possibilita maior capacidade de armazenamento de dados e cache. Esta Routerboard possui em sua estrutura 13 portas Ethernet Gigabit 10/100/1000 Mbit/s, ideal para gerenciamento de links, grandes estruturas de rede, aplicações de borda que requerem alto tráfego.

    Uma das principais características desta Routerboard é a utilização do Processador de alto desempenho PowerPC MP8544 de 1.067GHz, que não só a diferencia das demais linhas de roteadores de mercado que utilizam processadores inferiores, como lhe permite ter maior desempenho em análise e processamento de pacotes por segundo, obtendo assim maiores taxas de transferência e tráfego.

    A Routerboard Mikrotik 1000 possui o sistema RouterOS Level 6 – Sistema operacional da Mikrotik voltado para aplicações de rede, possui recursos avançados como Roteamento, Firewall, Gestão de controle de acesso, Controle de Banda, Balanceamento de Link, além de aplicações de servidor de DHCP, gateway, DNS, Hotspot, Ponto de Acesso, Bridge entre outras.

    Este sistema arrojado lhe garante maior desempenho em aplicações de borda para Provedores de acesso, Hotspots públicos, gerenciamento de redes, controle e balanceamento de links, etc.

    Para aplicações de borda, aonde se deseja utilizar esta Routerboard em Data Centers ou Racks, é possível ainda optar pela utilização de Box em alumínio própria para este modelo, que a torna um elemento de base com design arrojado e estética diferenciada.

    Aplicações

    Equipamento ideal para aplicações de Gerenciamento de Distribuição de sinal Wi-fi de alto desempenho, sua utilização se aplica a empresas, provedores de acesso a internet, cidades digitais e prefeituras, Ponto a Ponto e Ponto Multi Ponto, Links de tráfego de imagens e voz sobre IP.


    Principais Características

    • Processador de alto desempenho PowerPC MP8544 de 1.067GHz
    • Memória de 512MB DDR
    • 13 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000 Mbit/s
    • RouterOS Level 6
    • Slot MicroSD
    Muito obrigado Esse equipamento me parece uma otima opção, quanto de HD ele tem ? vc teria essa informação? pois vou usar cache full. Onde posso comprar um equipamento desse consegurança? Você vende?

  14. #14

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    eu acho que segura 3 mil clientes de ate 600k... isso se tiver um cache
    digo isso pois em 3 provedores conhecidos, chegamos a uns 1500 clientes
    com velocidade desde 300k a 3m...e juntos nao gastamos 40 megas.
    Muito obrigado vou rever os valores. e vou postando os resultados.

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Então usa PPPoE, pois não terá que fazer nada manual e já mata o broadcast.

    Se quiser começar certo, já adquira um sistema qualquer para gerenciamento dos clientes com integração através de RADIUS. Se não quer gastar muito com isso, existem sistemas simples e práticos com preços que começam em R$ 50,00.


    Quanto ao powerrouter, o pessoal da Bem-vindo ao Streakwave do Brasil possui um ou dois modelos do mesmo. Não se assuste com preço.



    Citação Postado originalmente por durco Ver Post
    Vou usar todo mundo com ip fixo. assim não teremos muitos broadcast.

  16. #16
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Não usaria pppoe. Aconselho a usar /30. Sistemas como SCUT gerenciam esse trabalho de forma transparente. Com relacao a velocidade, usando um QoS certinho, Burst, Caches em paralelos e criando redundancias roda suave. Caso a ideia seja mandar mensagens aos clientes, independente da forma utilizada, sera possivel.

  17. #17

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    bom eu nao vejo outra solução melhor que montar um servidor "intel xeon" para rodar tanto mikrotik quanto o mk-auth para gerenciar todo mundo e fazer cache de forma completa...

    caso queria um projeto me contate abração

  18. #18
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Você deve estar de brincadeira, só pode... usar IP estático para 3.000 clientes???

    A mão de obra para gerenciar isso, só o Todo Poderoso para dar conta.

    Agora me explique, porque não suar o PPPoE.

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Não usaria pppoe. Aconselho a usar /30. Sistemas como SCUT gerenciam esse trabalho de forma transparente. Com relacao a velocidade, usando um QoS certinho, Burst, Caches em paralelos e criando redundancias roda suave. Caso a ideia seja mandar mensagens aos clientes, independente da forma utilizada, sera possivel.

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    E o Mikrotik ROS, tem por padrão todos os drivers do Intel XEON, inclusive para 64 bits??

    Se usar um AMD meia boca, desses encontrados em qualquer loja de informática, terá o mesmo resultado ou melhor, dependendo do caso.


    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    bom eu nao vejo outra solução melhor que montar um servidor "intel xeon" para rodar tanto mikrotik quanto o mk-auth para gerenciar todo mundo e fazer cache de forma completa...

    caso queria um projeto me contate abração

  20. #20

    Padrão Re: 50M com 3000 clientes

    Estou falando de Virtual server Sergião... varios sistemas em um mesmo servidor economia de energia alto desempenho e um espaço em rack pequeno...
    "um modo inteligente de se fazer servidores hoje em dia"