Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Boa Tarde Mestres e colegas do forum,

    NÃO SEI SE ESTOU NO LOCAL CERTO MAS VOU TENTAR:


    Estou a fazer um enlace de link de 100 mega numa distancia aproximadamente de 30 Km, mas andei pesquisando e muitos afirmam que não é possivel fazer enlace com 100 mega, pois afirmam que os equipamentos não suportam. Sendo que esse enlace é somente para envio do link de um lado da cidade para a minha região. Essa afirmação tem fundamento ou tem alguma coisa ou algum equipamento que posso utilizar? Estou querendo enviar os 100 mega de um ponto distante da cidade e receber os 100 mega (aqui que é mais remoto e tem visada pois moro no alto), para depois distribuir para clientes locais cabeados e wireless e reenviar para repetidora para transmitir para clientes de outra localidade de uns 15 Km.

    Mais ou menos assim:

    -----------> REPETIDORA 50%
    LINK 100 MEGA ---> PROVEDOR --{
    -----------> CLIENTES LOCAIS (WIRELESS E CABEADOS) 50%


    Apreciando e respeitando todos os bem intencionados, peço um ajuda para esclarecer se é possivel, como é possivel e o que utilizar(equipamentos)!

    Fico no aguardo.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    tem sim amigo, mas nao com radios comuns, vc tera q usar radios digitais com frequencia licenciada, ai tem varias marcas: ceragom, wi2be, motorola, ericsson , e ai vai

  3. #3

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    tem sim amigo, mas nao com radios comuns, vc tera q usar radios digitais com frequencia licenciada, ai tem varias marcas: ceragom, wi2be, motorola, ericsson , e ai vai

    Boa Noite demattos,

    Qual seria um radio digital bom que não seja tão caro? Pois estou começando ainda e tenho pouca receita.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Citação Postado originalmente por SevenNet Ver Post
    Boa Noite demattos,

    Qual seria um radio digital bom que não seja tão caro? Pois estou começando ainda e tenho pouca receita.
    e qual seria o valor para vc que nao tao caro, teria tambem como fazer com mikrotik com antenas duas polarizacao um para tx e outra para rx, ou com duas antenas separadas com nstreme, mas nunca fiz tem amigos aqui no forum com mais bagagem e se vc dar um pesquisada tem muita coisa aqui no forum

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    O maior desafio ai e passar 100megas full.

  6. #6

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    O maior desafio ai e passar 100megas full.
    Olá demattos,

    O MK suporta 100 mega full? Como eu havia dito, sou novo e tenho pouca receita. Como estou ainda me estruturando, os valores podem interferir ou não, depende muito! A questão da pesquisa, eu procurei e muitos só diziam que não tinha como enviar tanto trafego. Então eu decidir fazer meu proprio post para poder entender melhor a minha situação. Mas de antemão lhe agradeço sua atenção!

  7. #7

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Somente com radios digitais com frequencia licenciada, ultimamente comprei um da Ceragon com ate 150 mbps e nao sao muito caros em torno de 26.000,00 .

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    e como eu disse nao tem como garantir mesmo usando cartoes N nao tem como garantir 100 megas full, e radios digitais usam frequencia licenciada da uma olhada neste derrepente esteja no seu orcamento, liga e conversa com o rodolfo
    Equipamentos wireless. Na American Sat

  9. #9

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    esses 100Megas sao dedicado?

  10. #10
    Avatar de Idevaldo
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Rio Verde de Mato Grosso, MS
    Posts
    89

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Amigo, é serio mesmo que vc vai utilizar 100mbps ou é apenas uma estimativa para ampliações futuras???

  11. #11

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    meus resultado que tive com rb411ah e xr5 com antena n 34 dbi pode te ajudar ,,
    ptp de 49 km sinal -40 link de 40 mb full dedicado,, em teste suporta ate 80 mb full,,mais não chega a 100 mb que vc precisa

  12. #12

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Duplique o sistema, colocando 2 rocket M5 com dish de 34 dbi em cada ponta, dificilmente nao passar 50 mega em cada 1. Trabalhe com duas faixas de ip distintas na saida e faça um balanceamento na chegada.

  13. #13

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Citação Postado originalmente por Idevaldo Ver Post
    Amigo, é serio mesmo que vc vai utilizar 100mbps ou é apenas uma estimativa para ampliações futuras???
    Boa Tarde amigo,

    Sim amigo, são 100 mega de velocidade, só que estou muito longe da onde o sinal chega. Por isso tenho que enviar por sinal wireless! Devido a distancia achei bem mais apropriado e mais economico!

  14. #14

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Citação Postado originalmente por vie190 Ver Post
    meus resultado que tive com rb411ah e xr5 com antena n 34 dbi pode te ajudar ,,
    ptp de 49 km sinal -40 link de 40 mb full dedicado,, em teste suporta ate 80 mb full,,mais não chega a 100 mb que vc precisa



    Boa Tarde vie190,

    Essa rb realmente suporta 80 mega full? Não superaquece ou não trava? Andei pesquisando, onde segundo alguns, as rb's não tinha a capacidade de aguentar tanta carga! Mas se tu tens alguma experiencia com ela e ficou legal sem exceder o valor maximo do processador, nos dá a dica aê! Obrigado!

  15. #15

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Duplique o sistema, colocando 2 rocket M5 com dish de 34 dbi em cada ponta, dificilmente nao passar 50 mega em cada 1. Trabalhe com duas faixas de ip distintas na saida e faça um balanceamento na chegada.

    Boa tarde Zarttron,

    Eu utilizaria as rocket's M5 (no caso 02) para enviar apenas 50 mega? Então teria que ter 04 rocket's em cada ponta com 04 dish 34 dbi?

  16. #16

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Amigo, Usa ai : 2 rocket disco de 30 db, e 2 radios rocket m5 de dupla polarizacao

    Qualquer Duvida configuro para voce!

    30 km com visada tranquilo, Funciona com 150 mega
    ja fiz o teste e aprovei

    qualquer duvida
    add ai : [email protected]

  17. #17

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Citação Postado originalmente por Denardin Ver Post
    Amigo, Usa ai : 2 rocket disco de 30 db, e 2 radios rocket m5 de dupla polarizacao

    Qualquer Duvida configuro para voce!

    30 km com visada tranquilo, Funciona com 150 mega
    ja fiz o teste e aprovei

    qualquer duvida
    add ai : [email protected]

    Boa tarde Denardin,

    Valeu pela dica, vou add vc aki, depois a gente se fala!
    Obrigado!

  18. #18
    Avatar de Idevaldo
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Rio Verde de Mato Grosso, MS
    Posts
    89

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Citação Postado originalmente por Denardin Ver Post
    Amigo, Usa ai : 2 rocket disco de 30 db, e 2 radios rocket m5 de dupla polarizacao

    Qualquer Duvida configuro para voce!

    30 km com visada tranquilo, Funciona com 150 mega
    ja fiz o teste e aprovei

    qualquer duvida
    add ai : [email protected]
    Amigo, nesse esquema a teoria é de que os rocket passem 150mbps half..
    partindo desse principio, são 75mbps ida e 75mbps volta

    como vc faz pra unir os dois trafegos??? ou vc ta usando rb pra balancear o trafego.
    So curiosidade

  19. #19

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Use os rocket normalmente so que ao invez de usar apenas 1 em cada ponta, utilize 2 em cada ponta, coloque uma rb em cada ponta para fazer o roteamento na saida e na chegada, nao precisar usar um rocket somente para tx e outro para rx, duplique de forma simples como se fosse 2 enlace distintos e se por detalhe algum dia parar uma das pontas a outra assume todo o trafego, deixando a rede mais lenta mas nao sem internet. De como fazer isso aqui no forum tem bastante exemplo. Abraços.

  20. #20

    Padrão Re: Como fazer enlace de 30km com link de 100 mega?

    Olha amigo, se voce tem um link de 100MB, é provavelmente um provedor, e se precisa mesmo de 100MB, voce deve ter no minimo 1.000 cliente, e nao pode regular uma equipamento de 50.000,00. Nem RB nem rocket vai passar esses 100MB, com qualidade, pode ate passar fazendo o teste, mas e os PPS, quando tiver rodando para 800 cliente, vai la para baixo. Compre os radios licensiados, para 150MB, tem uma pessoa que falou que custa 26.000,00, ta mais do que bom.

    So retire o que eu disse se isso for um link ADSL da GVT de 100MB, ai te entendo porque voce quer economizar na isntalação, ai sim, vc pode usar RB MPLS, bonding, essas coisas.

    Lembre-se ADSL e 100/10. entao vc nao precisa passar os 100mb full, e sim half.

    vlw