Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    hummm então ela funciona melhor mas baixo ,do que ela em locais muito altos ,e uma informação valiosa .
    e que estou querendo cubrir a cidade minha inteira aqui para poder vender em qualquer localidade .
    so que tambem não tem dinheiro para gasta em 10 bases com setoriais. o orçamento e facil :

    3 kits rockets com setorial r$ 2100,00 ,i nanobridge para ponto a ponto r$ 300,00 ,rb 450 para gerenciamento r$ 350,00 ,ferragems e cabos r$ 200,00 total r$2 950,00 por base para 10 bases r$ 29 500,00 .

    ja se for bases com omnis o orçamento cai bastante

    1 kit omni+rocket r$ 700,00 ,nanobridge para ponto a ponto r$ 300,00 ,rb 450 para gerenciamento r$ 350,00 ,ferragems e cabos r$ 200,00 total r$ 1 550,00 total 10 bases r$ 15 550,00 uma ecocnomia de r$ 13 950 ,00 e na pior das ipoteses cobertura de 40 km de area e se consueguir colocar 40 user por antena são 400 clientes a a mas.

    400 clientes a uma media de r$ 63,00 por mes plano medio de minha região r$ 25 200,00 por mes .ta bom ne .

  2. #22

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    E levando em conta que o uso de painéis normalmente precisamos inclina-los um pouco para atender melhor os mais próximos.
    O uso de painéis no meu entendimento só se justifica se for para atender muitos usuários por setor.
    O que não é o caso da maioria das cidades pequenas.

    No entando o uso de omini cria uma situação que é facilmente corrigida com os painéis com a inclinação. Me refiro a interferencia de uma omini na outra.
    Como a omini não tem como inclinar, precisa estar no prumo, o controle do alcance do lóbulo de irradiação fica difícil. Só nos resta um bom estudo de canalização e o uso de baixissímas potencias para que uma célula não interfira na outra.

    Se pudermos utilizar todos os clientes com rádios com controle de largura de banda, podemos utilizar 10mhz por exemplo para tudo. Já daria um bom "refresco" na questão de canais disponíveis. Me refiro aqui ao uso do 2.4.

  3. #23

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    1929
    Sim, notei um o que eu chamei de SOMBRA... Mas o que fiz, coloquei um suporte mais longe da torre....
    Agora a ideia e CELULAS... Exatamente isso celular com um unico concentrador... E quase a ideia do NALDO...
    Mas vamos pensa assim...

    Na casa de um cliente que tem uma boa altura e visada no meio de um bairro, voce oferece a internet para ele de graça... Em troca de ele deixar na casa dele uma torrezinha, um poste de ferro de 6 metros, com 1 NANOSTATION, 1 ROCKET e 1 OMNI tudo em BRIDGE... E o concentrado na central (por isso o nome central)... A Nanostation recebendo em 40mhz... A rockets enviando a 20mhz... Equipamentos dos clientes fazendo a propria conexão (roteamento).
    Se isso não for uma ideia barata, e boa eu nao conheco outra...
    OBS: nao esquecendo do WDS

  4. #24

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Aqui faço praticamente igual MorpheusX
    só não to usando a Omini ainda

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    1929
    Sim, notei um o que eu chamei de SOMBRA... Mas o que fiz, coloquei um suporte mais longe da torre....
    Agora a ideia e CELULAS... Exatamente isso celular com um unico concentrador... E quase a ideia do NALDO...
    Mas vamos pensa assim...

    Na casa de um cliente que tem uma boa altura e visada no meio de um bairro, voce oferece a internet para ele de graça... Em troca de ele deixar na casa dele uma torrezinha, um poste de ferro de 6 metros, com 1 NANOSTATION, 1 ROCKET e 1 OMNI tudo em BRIDGE... E o concentrado na central (por isso o nome central)... A Nanostation recebendo em 40mhz... A rockets enviando a 20mhz... Equipamentos dos clientes fazendo a propria conexão (roteamento).
    Se isso não for uma ideia barata, e boa eu nao conheco outra...
    OBS: nao esquecendo do WDS

  5. #25
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    hummph e o que estou pensando não adianta ter uma torre que pode cubrir 360 cara pra caramba se a gente pode enchugar o projeto so tem que saber dimencionar as omnis.

  6. #26

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Por isso devemos esquecer a omini de 13dbi. A diferença na prática é insignificante.
    Vamos com a de 10dbi que é mais do que suficiente.
    E se possível usar nos clientes rádios que permitam baixar para 10mhz ou até 5. Vai reduzir o througput? Vai. Mas quem precisa de todo o throughput que fica disponível, usando micro células. O espectro vai agradecer.

  7. #27

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    O que e muito bom por sinal, sempre ter um sinal limpo e constante... e tudo questão de logística e estrategia nos bairros... E por isso que existe o google maps!!! KKKKK

  8. #28

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Ja estou me mexendo para fazer as micro celulas , nao da pra meter uma porada de antena para cobrir 360 graus e ainda mais encima de casa de cliente ou de outro estabeleciemnto , dificiel tb ficar montando torres para repetidoras .

  9. #29

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Fala meu caro... já tinah testado entre 21 e 25 dbm... deicei em 23, foi o melhor resultado. No resto da rede, nos NS M2 e nos Bullets 2HP, trabalho com 21 dbm e, show de bola.

  10. #30

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    é não... mas não vejo a hora de vêla no chão... este cliente está tranquilo... estou tendo problema com um único cliente com visada direta e limpinha...


    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Talvez a culpa seja da penca de bananeira.

  11. #31

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Opa... agora sim, fui baixando até 10 dbm e, em 16 dbm só alegria... ping de 2 ~7 ms e noise a -92 ~ -96, CCQ na faixa dos 82%, isso no cliente problemático... os outros não tiveram muita mudança, tenho 18 pontos de presença na área urbana da cidade que tem 7km por 4km... e cada ponto deste tem um enlace direto entre a torre central e ponto de presença... na torre central não penduro cliente, medida de segurança pois, poderei mudar de endereço e, fica mais fácil direcionar os 18 pontos de presença que os clientes... em cada ponto tenho OMNI com bullet 2HP e agora este com OMNI UBNT 10dbi e Rocket M2, ou 4 NS M2, depende da quatidade de clientes atendidos... todos os clientes possuem Loco M2, independente se a repetidora é MIMO ou não, poderei fazer um UP na repetidora tranquilamente... não distribuo em 5.8, somente enlaçes são em 5.8.
    Resumisndo, agora estou satisfeito com a omni da ubnt.

  12. #32

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    E você notou que quando seleciona a caixa para usar "auto ajuste do EIRP" a potencia máxima não passa de 10dbm?
    Você coloca o ganho da antena de 10dbi e o cursor só vai permitir ir até 10dbm. Isso dá 20dbm. E se considerarmos que em 2.4 o máximo de EIRP permitida é de 36dbm, me parece que o firmware desconsidera a legislação brasileira.

    Mas no resultado fica bom.
    Será que errando a Ubiquiti acabou acertando?

    Como voce tem todos estes pontos de distribuição o negócio agora é ir baixando a potencia em cada um deles para não interferir no outro.

  13. #33

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Depois do resultado com a omni da ubnt, estou refazendo toda a configuração das minhas repetidoras... estarei trocando as omnis padrão b/g para MIMO, como meus clientes são todos loco M2, vou aproveitar para liberar o cache para os clientes, tenho uma política de liberar o cache até 3 mega para cada cliente, nada mais justo mas, isso nas áreas com MIMO... meus concorrentes aqui ainda acham que potência é tudo mas, tento andar dentro da legislação sempre que possível.
    Abração.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E você notou que quando seleciona a caixa para usar "auto ajuste do EIRP" a potencia máxima não passa de 10dbm?
    Você coloca o ganho da antena de 10dbi e o cursor só vai permitir ir até 10dbm. Isso dá 20dbm. E se considerarmos que em 2.4 o máximo de EIRP permitida é de 36dbm, me parece que o firmware desconsidera a legislação brasileira.

    Mas no resultado fica bom.
    Será que errando a Ubiquiti acabou acertando?

    Como voce tem todos estes pontos de distribuição o negócio agora é ir baixando a potencia em cada um deles para não interferir no outro.

  14. #34
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    e amigos como estou pensando em espandir o provedor me parece uma boa esta omni ,se ajustada certo pode ser um exelente negocio .

  15. #35

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Com certeza naldo... como vc falou, bem ajustada não só com relação a potência & CIA mas, a altura dela em relação aos clientes tb, como postado por um colega...

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    e amigos como estou pensando em espandir o provedor me parece uma boa esta omni ,se ajustada certo pode ser um exelente negocio .

  16. #36
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    huummmm se ve e no começo do post teve um rapas que disse que tudo sobre este equipamento ja foi dito ,se lançou a pouco tempo agora e que ja devem ter algums resultados concretos

  17. #37

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Olha so... Hoje terminei os testes da OMNI, usando o tudo em 10dBm... Qual foi a graça ficou OTIMO!!! Daqui a pouco vou postar sobre isso... To indo instalar um cliente, mas tarde eu volto!!!

  18. #38

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Opa galera excelente tópico. Me ajudou a escolher uma solução com baixo preço e com muita, mas muita qualidade.
    Estou usando a omni de 10 dbi e para as minhas singelas necessidades está perfeita. Ou melhor quase. Explico:

    O meu objetivo é fazer um ptmp com apenas 7 antenas clientes. Eu estava usando 1 nano loco M2 como se fosse uma omni (afinal é possível se conectar até pelas costas), medida provisória pela extrema falta de grana. Mas enfim, resolvi enfrentar o escorpião que habitava o meu bolso e comprar algo descente. O meu problema é que antes o noise floor na "NANO LOCO M2 - POP" marcava apenas -100. E agora no Rocket marca -92 e do nada vai para -84. Na prática não noto baixa de performance pois praticamente não existe tráfego na rede (ainda...).
    Testei todos os canais. Inclusive baixei a largura do canal para 10 Mhz, o que ajudou a manter o sinal abaixo dos -90 de noise floor. Percebi que quanto mais distante do canal 1 eu fico, mais aumenta o noise floor.

    Mas estou encucado. Sei que oma omni pega poluição de todos os lados, mas não imaginei que fosse tanto. Estou usando baixa potência, apenas 8 dbi e pretendo baixar ainda mais, apenas alinhando as antenas clientes. Gostaria de saber da experiência dos amigos com relação ao ruído e possíveis dicas de configuração para amenizar o problema.

    Seguem imagens para ajudar. E por favor entendam que sou apenas um novato e aprendi praticamente tudo o que sei aqui no fórum. Talvez eu esteja confundindo alguns termos, então por favor compreendam, estou aqui para aprender e quando possível ajudar.

    Obrigado.


    http://img849.imageshack.us/img849/6...canal12.th.pnghttp://img17.imageshack.us/img17/324...zcanal1.th.pnghttp://img560.imageshack.us/img560/3...ketmain.th.pnghttp://img836.imageshack.us/img836/7...ireless.th.pnghttp://img163.imageshack.us/img163/7...cketadv.th.pnghttp://img854.imageshack.us/img854/7...cliente.th.png
    Última edição por chocobama; 10-12-2011 às 17:53.

  19. #39
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    neste ano novo vou implantar umas 10 de 3 em tres km para cobrir a cidade inteira acho que se eu não conseguir vou chegar perto

  20. #40

    Padrão re: Antena Omni Ubiquiti é Boa?

    Depois posta pra nos o resultado.