Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Políticas de Rotas por Redes

    Boa tarde pessoal, não se se postei no lugar certo peço desculpas antecipadamente, como pesquisei sobre balanceamento e vi que não tem como somar 02 links?? ainda tenho uma duvida? se tenho uma rb 750 entrando 02 links de 15 megas e + uma RB 433+uma antena Omni de 12 Dbi ja que não posso somar os links posso mandar para que meus clientes recebam dos links diferentes pq hoje tenho 20 clientes e pretendo aumentar para ate 50 clientes Ex: jogar 15 megas para 25 clientes e os outros 15 megas para os outros 25 clientes tudo isso pela mesma RB ou se tenho que adicionar mais equipamentos, ja pesquisei aqui e não encontrei essa respostas.

    Grato

    Carlos Henrique

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Se usar duas redes nos clientes, sem problemas. Basta configurar marcas de rotas e cada uma sairá por um link.

  3. #3

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Se usar duas redes nos clientes, sem problemas. Basta configurar marcas de rotas e cada uma sairá por um link.
    Sérgio, boa noite mesmo usando uma Omni não tem problema algum certo?? o procedimento mesmo e fazer as rotas de saida na RB 750 ai os clientes recebem de qualquer um dos links?? não soma mais ja da uma folga na rede né isso amigo??

    Grato

    Carlos Henrique

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Isso mesmo, você pode ter na mesma interface dois Alias de IPs. A única coisa que não irá funcionar são 2 DHCP Server na mesma interface, mas para isso poderá lançar mão de alguma interface virtual, como o APVirtual.

    Nas políticas de rotas, a coisa fica bem mais simples, pois precisará criar apenas uma marca de rota, com passthrough desabilitado para cada src-address. No IP Routes usa cada marca de rota para cada link. É interessante que faça algum script para checar se um link caiu e habilite um NAT geral, onde todos saem pelo mesmo link, sem política de rotas definidas.


    Citação Postado originalmente por carneirinhobad Ver Post
    Sérgio, boa noite mesmo usando uma Omni não tem problema algum certo?? o procedimento mesmo e fazer as rotas de saida na RB 750 ai os clientes recebem de qualquer um dos links?? não soma mais ja da uma folga na rede né isso amigo??

    Grato

    Carlos Henrique

  5. #5

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Pequise sobre ospf, dá para somar os links servindo ip inválido .
    ou, se tiver ASN, com ip válido.

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Ele está mencionando a saida para a Internet, ou seja, os links do fornecedor, OSPF não irá resolver nada aqui. ASN, sim é outra história, mas ai não precisaria de políticas de rotas e sim BGP.

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Pequise sobre ospf, dá para somar os links servindo ip inválido .
    ou, se tiver ASN, com ip válido.

  7. #7

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    já ouviu falar em load balance?

  8. #8

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Ele está mencionando a saida para a Internet, ou seja, os links do fornecedor, OSPF não irá resolver nada aqui. ASN, sim é outra história, mas ai não precisaria de políticas de rotas e sim BGP.
    BGP não é uma politica de rotas? Achei que BGP fosse um protocolo de roteamento, igual Ospf e RIP. . Ospf é mais usado por ser mais simples de configurar e é possível fazer um nat com um único gateway para toda a rede, mas para ip válido complica um pouco, pois teria que "falar" com o roteador da operadora, para pequenos links a operadora costuma entregar em rip, mas se o cliente te ASN entrega em bgp. Rip para pequenas redes funciona bem mas a tabela cresce exponencialmente a cada equipamento conectado a rede, tornando o uso de ospf uma melhor opção.
    Se tem 2 links adsl uso ospf e seja feliz. Se quiser compre uma rb já configurada no Mercado Livre.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215210211-mikrotik-load-balance-balanceamento-de-links-_JM
    N
    ão é propaganda, só um exemplo de que existe e é mais facil de fazer que redirecionar cada cliente para um link.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Talvez me expressei de uma maneira que não ficou claro. Quando disse política de rotas, estava me referindo a usar marcas de rotas e NAT para gerenciar por onde uma conexão deve ser estabelecida.

    BGP é um protocolo de roteamento de borda, obrigatório para quem possui ASN. Sim, com ele podemos dizer que estamos "fazendo políticas de rotas", mas essa nomenclatura normalmente não é referenciada nas documentações e RFC.

    Understanding Policy Routing - Cisco Systems

    Mikrotik policy routing implementation example | Butch Evans Blog

    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/ip/route.php

    O OSPF você utiliza como IGP, para o roteamento de sua rede interna, normalmente, pois os fornecedores normalmente entregam um ponto a ponto estático ou no caso de ASN, o BGP.

    O link do produto/serviço que referenciou diz respeito a políticas de rotas (o famoso balanceamento) que, até onde vi, não aborda OSPF e sim as marcas de conexões e rotas, as quais, existem N exemplos aqui mesmo neste fórum.

    O usuário que criou o post, mencionou no início do post que não gostaria de fazer configuração de políticas de rotas (balanceamento), pois não somaria os links e a dúvida era sobre usar políticas de rotas de forma estática, subdividindo os links em redes locais distintas e foi os comentários que enviei no início, referente a esta questão.

  10. #10

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Citação Postado originalmente por carneirinhobad Ver Post
    Boa tarde pessoal, não se se postei no lugar certo peço desculpas antecipadamente, como pesquisei sobre balanceamento e vi que não tem como somar 02 links?? ainda tenho uma duvida? se tenho uma rb 750 entrando 02 links de 15 megas e + uma RB 433+uma antena Omni de 12 Dbi ja que não posso somar os links posso mandar para que meus clientes recebam dos links diferentes pq hoje tenho 20 clientes e pretendo aumentar para ate 50 clientes Ex: jogar 15 megas para 25 clientes e os outros 15 megas para os outros 25 clientes tudo isso pela mesma RB ou se tenho que adicionar mais equipamentos, ja pesquisei aqui e não encontrei essa respostas.

    Grato

    Carlos Henrique
    Ele disse que não tinha jeito de somar e eu mostrei que tinha, só isso.
    Desculpa se interpretou mal.

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Blz, sem problemas. Vamos esperar o autor voltar aqui e ver se resolveu o problema.

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Ele disse que não tinha jeito de somar e eu mostrei que tinha, só isso.
    Desculpa se interpretou mal.

  12. #12

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    já ouviu falar em load balance?
    Leandro bom dia, sim eu já tive conhecimento sobre load balance mais pouca coisa faltou eu me aprofundar, pelo que me falaram que eu não conseguiria somar os links por isso que pensei em outros procedimentos como citei no tópico que abri que seria o de enviar os 02 links um para determinado tipo de cliente ex: 02 adsl entrando na Rb 750 e saindo assim 192.168.10.1 para cliente João e 192.168.11.1 para cliente Jose entendeu?? pq sempre me falaram que o Balance não somava e sim quando um link estava saturando o outro entraria em ação, mais ja que vc falou que soma vou pesquisar mais.

    Agradeço a todos por me ajudarem na minhas duvidas, pois todas as respostas são validadas e vou procurar absorver a todas elas ok?? abraço

    Carlos Henrique

  13. #13

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Blz, sem problemas. Vamos esperar o autor voltar aqui e ver se resolveu o problema.
    Sérgio obrigado pela informação que me passou, espero que minha pergunta não tenha gerado desconforto para vcs e peço desculpas se me expressei mal pois realmente não procurei saber mais sobre o balance vou pesquisar todas as respostas que vc e o Leandr me passaram ok?? abraço

    Carlos Henrique

    Obs: e a propósito não coloquei ela para rodar a RB 750, pq a pessoa que me emprestou precisou dela, o PC/MK dele queimou em pleno sábado a noite e ele colocou na rede dele rsrsr essa dicas vai servir p ele tambem..

  14. #14

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    da para fazer muita coisa com ospf. Link redundante é uma das coisas, ele dá saída pelos 2 links, sempre procurando o menor caminho (no seu caso os dois vão ter custo igual então vai dividir), o que creio que já tenham te dito é que não vai dividir por igual. Quando trabalhei em Nova Ponte eu recebia 2 links de 2Mbps cada (era dedicado, mas a operadora me entregava em 3 circuitos separados e juntava os 3 no roteador). Pode ocorrer de um download não conseguir vir pelos 2 links ao mesmo tempo, mas ai é limitação do software de download (com P2p não terá problemas), mas ainda assim creio que seja melhor solução do que a que estava tentando.

  15. #15

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    No meu caso que tenho dois links dedicados, onde uma das operadoras me entrega os seguintes blocos de ips:

    187.84.xxx.xx/26
    189.45.xx.xx/26
    189.45.xx.xx/26 onde este esta quebrado dentro do mk em varios /29 entregue para algumas empresas que compram link nosso.
    189.45.xx.xx/30

    Agora contratamos um outro link dedicado da GVT onde recebemos somente um bloco de ips /29.
    Como fazer para ter redundancia de link no caso se o link da operadora A cair como fazer pra os ips publicos dessa operadora continuarem saindo pela operadora GVT e vise e versa..

  16. #16

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    é possivel somar utilizando Multilink em links ppp !!

    isso era (eh) muito utilizado quando as operadoras entregavam link em g703/E1 .. fracionados em portas de 2Mbit/s .. existiam 3 modos:

    - por destino
    - por pacote
    - multilink

    por destino, ele nunca conseguiria uma conexao de 3mbit/s por ex.. ja que cada destino era 'trafegado' por um canal...

    por pacote foi um dos que usei muito tempo, ele SOMA as interfaces, por ex.. eu conseguiria uma sessao consumindo mais do que 2mbit/s ... justamente porque ele divide os pacotes entre as interfaces do balanceamento...

    multilink é bem parecido com o por pacote, mas com alguma melhoria, nao precisava configurar varias interfaces com ip /30 ... por ex... (e outras particularidades).


    mas, tudo isso, é feito entre as duas pontas, nao poderia ser roteadores separados...

    ja com BGP, o balanceamento eh por DESTINO, definido pelo anuncio (download) e tabela fib do router (upload) ...

    acredito que o UPLOAD até dê para fazer uma "gambiarra" para distribuir os pacotes entre os varios links ... mas o download, somente pelos anuncios (rotas especificas, prepends, etc).

  17. #17

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    é possivel somar utilizando Multilink em links ppp !!

    isso era (eh) muito utilizado quando as operadoras entregavam link em g703/E1 .. fracionados em portas de 2Mbit/s .. existiam 3 modos:

    - por destino
    - por pacote
    - multilink

    por destino, ele nunca conseguiria uma conexao de 3mbit/s por ex.. ja que cada destino era 'trafegado' por um canal...

    por pacote foi um dos que usei muito tempo, ele SOMA as interfaces, por ex.. eu conseguiria uma sessao consumindo mais do que 2mbit/s ... justamente porque ele divide os pacotes entre as interfaces do balanceamento...

    multilink é bem parecido com o por pacote, mas com alguma melhoria, nao precisava configurar varias interfaces com ip /30 ... por ex... (e outras particularidades).


    mas, tudo isso, é feito entre as duas pontas, nao poderia ser roteadores separados...

    ja com BGP, o balanceamento eh por DESTINO, definido pelo anuncio (download) e tabela fib do router (upload) ...

    acredito que o UPLOAD até dê para fazer uma "gambiarra" para distribuir os pacotes entre os varios links ... mas o download, somente pelos anuncios (rotas especificas, prepends, etc).
    Em Nova Ponte eu usava isso para somar os 3 links de 2Mb que recebia da Ctbc, mas não tinha tanta qualidade como o link de Sacramento que era um único link.

    Falando em roteamento eu lembrei, o PTT de Sacramento sai esse ano?

  18. #18

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    entao me explica o fato de que

    4 interfaces seriais de 2mbit/s ... balanceadas por pacote... uma conexao consegue 400.. 500.. 600kbps ?!

    nao ta somando nao ?

    se o balanceamento for feito por destino (que acredito que o colega leandrovaranda comentou que nao era bom quando usava), realmente nao SOMA.. voce vai ter o maximo de 2mbit por SESSAO (conexao).


    eu ja tive os 3 tipos de link que mencionei.. por isso afirmo o funcionamento.

    se quiser testar isso, basta voce rodar um GNS3 emulando 2 IOS, e 2 maquinas.. e configurar link seriais entre elas.. e vai ver o que estou afirmando...

    depois d euma certa quantidade de links seriais, o interessante eh utilizar um MUX, usei aqui DATACOM 16E1, ele balanceava 16 links seriais E1 de 2Mbit, entregando 32mbit/s na interface ethernet .... no site da datacom www.datacom.ind.br tem vários outros tipos...



    JorgeAldo, nem te vi !!! desencana... voce nao é a estrela maior do forum, nem eu.. fica na sua, resumindo...

  19. #19

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    e link E1 disca por acaso ?

    mas ta blz...

  20. #20

    Padrão Re: Políticas de Rotas por Redes

    Eu acho que vocês estão dizendo a mesma coisa de forma diferente. Um diz somar o outro diz agregar/balancear. A verdade é que se fizer um download com um gerenciador que faça 10 conexões você vai ter toda a velocidade agregada, mas se não dividir vai ter no máximo a de um link só. Pelo menos era assim no meu.