+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com trafego no mikrotik

    Primeiramente boa tarde a todos, estou com uma duvida que ja está me tirando o sono a varias dias, temos um dedicado de 10mb, e temos em torno de 500 clientes no momento, cada cliente com um plano de trafego de 150k com burst de 180k e o link fica sempre no Maximo 10.7Mb ocilando entre 8.5 e 10Mb/s.
    Já nao sei oque fazer. =(
    Gostaria de compartilhar o meu problema, caso alguem ja tenha passado pelo mesmo problema.

  2. #2

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    seu link tá no gargalo (ou seja vc precisa de mais link)
    faça teste do ping quando tá sobrando link, ping fica bom
    quando tá faltando link ,ping fica nas alturas.
    (coisa básica)

  3. #3

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    Não entendi o que pretende.

    Arriscando dizer algo afirmo que não tem mágina, ou seja, se o consumo está no máximo resta aumentar o tráfego contratado de operadoras.

    Muitos põem tundercache e vários outros cacheadores de página, de vídeos e de arquivos para melhorar um pouco, mas não fazem milagres.

    Citação Postado originalmente por striteiro Ver Post
    Primeiramente boa tarde a todos, estou com uma duvida que ja está me tirando o sono a varias dias, temos um dedicado de 10mb, e temos em torno de 500 clientes no momento, cada cliente com um plano de trafego de 150k com burst de 180k e o link fica sempre no Maximo 10.7Mb ocilando entre 8.5 e 10Mb/s.
    Já nao sei oque fazer. =(
    Gostaria de compartilhar o meu problema, caso alguem ja tenha passado pelo mesmo problema.

  4. #4

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Não entendi o que pretende.

    Arriscando dizer algo afirmo que não tem mágina, ou seja, se o consumo está no máximo resta aumentar o tráfego contratado de operadoras.

    Muitos põem tundercache e vários outros cacheadores de página, de vídeos e de arquivos para melhorar um pouco, mas não fazem milagres.
    Entendi, e quantos clientes consigo em media com 10mb?navegando a 150k, a unica solucao parece realmente solicitar 20mb

  5. #5
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    em quais horarios o link fica em 10Mb?
    e por muito tempo?
    e o ping como fica, e como os amigos acima estão dizendo link afogado, vai ter que contratar mais link.
    para mais esclarecimentos post uns print's dos pings no pc e nas RB's.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    qual é o milagre que o guri espera fazer com 500 clientes com velocidade de 150k com 10 meguinhas só? essa receita para bolo que os provedores querem kkkkk meu fio aumenta essa banda ai... 20 sei não eim...

  7. #7

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    Pelo que entendi, o TOTAL de clientes seria 500, mas e conectados simultaneamemte, qtos ficam?
    Mesmo se todos os clientes se conectassem juntos, a soma total dos seus uso não atingiriam os 10mb. Eu creio que vc tenha alguma falha no controle de banda dos seus clientes, verifique se o famigerado P2P esta sendo controlado corretamente, instale algum software na sua maquina e conectado na iinterface dos clientes, baixe alguma coisa e veja se o trafego estabiliza nos 150k. Outro detalhhe pode ser que sua rede esteja aberta e vc ter muito mais gente conectado do que imagina.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    Oh soma, hein? rs

    500 clientes conectados simultaneamente a 150Kbps são 75Mbps.... e ele tem só 10Mbps.

    Mesmo que tenha somente 200 conectados simultaneamente está batendo na casa dos 30Mbps.

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Pelo que entendi, o TOTAL de clientes seria 500, mas e conectados simultaneamemte, qtos ficam?
    Mesmo se todos os clientes se conectassem juntos, a soma total dos seus uso não atingiriam os 10mb. Eu creio que vc tenha alguma falha no controle de banda dos seus clientes, verifique se o famigerado P2P esta sendo controlado corretamente, instale algum software na sua maquina e conectado na iinterface dos clientes, baixe alguma coisa e veja se o trafego estabiliza nos 150k. Outro detalhhe pode ser que sua rede esteja aberta e vc ter muito mais gente conectado do que imagina.

  9. #9

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Pelo que entendi, o TOTAL de clientes seria 500, mas e conectados simultaneamemte, qtos ficam?
    Mesmo se todos os clientes se conectassem juntos, a soma total dos seus uso não atingiriam os 10mb. Eu creio que vc tenha alguma falha no controle de banda dos seus clientes, verifique se o famigerado P2P esta sendo controlado corretamente, instale algum software na sua maquina e conectado na iinterface dos clientes, baixe alguma coisa e veja se o trafego estabiliza nos 150k. Outro detalhhe pode ser que sua rede esteja aberta e vc ter muito mais gente conectado do que imagina.
    Simultaneamente em horario de pico nao passa de 200, o trafego chega a 10mb mas o ping nao passa de 19ms-20ms, a maioria usa em horarios aleatorios do dia, e pouco.ainda nao fiz controle P2P, quanto me aconselham a contratar de link a mais?lembrando que ainda somos um provedor pequeno, queremos atender o melhor possivel os clientes, ate tenho alguns adsl de 10mb, mas nao posso contar pois é um tipo de link que nao aguenta trafego.

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    a dependendo do meio fisico do link dele a latencia nunca vai almentar ex: copel
    na fibra deles vc pode estar usando todo seu link que a latencia vai ser sempre a mesma
    agora 100 cliente sumultaneos da 15MB
    amigo vc tem 2 escolha uma é upgrade no seu link outro como o outro amigo falou coloca um thunder cache que vai ajudar
    qualquer coisa entra em contato

  11. #11

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    a dependendo do meio fisico do link dele a latencia nunca vai almentar ex: copel
    na fibra deles vc pode estar usando todo seu link que a latencia vai ser sempre a mesma
    agora 100 cliente sumultaneos da 15MB
    amigo vc tem 2 escolha uma é upgrade no seu link outro como o outro amigo falou coloca um thunder cache que vai ajudar
    qualquer coisa entra em contato
    Bom tenho o TC3 que vem junto no Mk-auth, vou fazer um teste e providenciar tambem um upgrade, preciso colocar o TC3 em paralelo com o servidor principal?

  12. #12

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    Citação Postado originalmente por striteiro Ver Post
    Bom tenho o TC3 que vem junto no Mk-auth, vou fazer um teste e providenciar tambem um upgrade, preciso colocar o TC3 em paralelo com o servidor principal?
    tc3 pra 500 clientes? nao vira, use uma ferramenta mais profissional tc 7 ou outro similiar, na saida bate os 10 megas? ou só no link?, aconselho a limitar os p2ps da vida, e criar um bom QoS, e firewall.

  13. #13

    Padrão Re: Problema com trafego no mikrotik

    Citação Postado originalmente por striteiro Ver Post
    Bom tenho o TC3 que vem junto no Mk-auth, vou fazer um teste e providenciar tambem um upgrade, preciso colocar o TC3 em paralelo com o servidor principal?
    servidor sem ser em 64 bits não rola!