+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Bom dia a todos,

    Estou finalizando a implantação do OSPF em minha rede que era toda em bridge,mas me deparei com uma dúvida simples que não sei se estou no caminho mais correto.

    Minha estrutura é relativamente simples.

    Cada base de distribuição possui uma RouterBoard na qual faz o OSPF + PPPoE Server Local,enquanto os enlaces são feitos com RocketM5.

    A minha dúvida esta no seguinte: Normalmente a rede entre um PoP e outro é fechado com endereçamento /30,como vemos em vários tutoriais e dicas.Mas eu estou utilizando uma rede /29 devido aos IPs dos Rocket (BRIDGE) para eu conseguir ter acesso.
    Então seguindo o seguinte exemplo:

    RB1 (10.10.10.1/29)----ROCKETM5 (10.10.10.2/29) - - - - - - - - - -- - ROCKETM5 (10.10.10.3/29)----RB2 (10.10.10.4/29).

    Tem alguma forma de eu utilizar os Rockets em Bridge com rede /30? Ou como tenho eles intermediando,obrigatoriamente tenho que ter ao menos 4 ips no total.

    Gostaria deu uma dica do pessoal com mais experiência!

    Um abraço

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Uso OSPF e como não uso IP Público para radios não vejo problema em ter um IP para cada equipamento na mesma faixa do enlace.

    uso 4 IPs e no DUDE coloco as RB + as Rockets pra ficar melhor o monitoramento. Fiz tmb redundância fechando outros enlace caso caia um link a rede fluirá por outra rota.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Citação Postado originalmente por leoservice Ver Post
    Uso OSPF e como não uso IP Público para radios não vejo problema em ter um IP para cada equipamento na mesma faixa do enlace.

    uso 4 IPs e no DUDE coloco as RB + as Rockets pra ficar melhor o monitoramento. Fiz tmb redundância fechando outros enlace caso caia um link a rede fluirá por outra rota.
    Bom dia Leoservice,

    Também esta utilizando /29 entre os enlaces (Rockets,RBs)?
    Ou esta utilizando uma rede /24 e colocando todos dispositivos na mesma faixa?

    Abcs

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Tskstar, voce esta utilizando o /29 na mesma faixa de ip para cada interface?

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Tskstar, voce esta utilizando o /29 na mesma faixa de ip para cada interface?
    Isso,por exemplo.

    ROUTER1 - ETH1 - 10.10.10.1/29 --- ROCKET (10.10.10.2/29)- - - - - - - ROCKET (10.10.10.3/29)------ROUTER2 10.10.10.4/29)

    ETH2 - 10.10.11.1/29 --- ROCKET (10.10.11.2/29)- - - - - - - ROCKET (10.10.11.3/29)------ROUTER3 10.10.11.4/29)

    ETH3 - 10.10.12.1/29 --- ROCKET (10.10.12.2/29)- - - - - - - ROCKET (10.10.12.3/29)------ROUTER4 10.10.12.4/29)


    Veja se consegue ter uma idéia? Hahaha sou péssimo para desenhos em modo texto

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Ah consegui compreender......no caso voce gostaria ter uma rede separada para os rockets certo?

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Ola, Não sei se seria a melhor forma de configura-los, mas como você os esta usando em bridge, você pode usar vários /30 na mesma interface, cada um para seu destinto Mac.

    Caso eu não tenha entendido bem, favor desconsiderar esta mensagem.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Ah consegui compreender......no caso voce gostaria ter uma rede separada para os rockets certo?
    Exatamente.Mas seria interessante por questões de segurança a utilização de um /30 específicos para os Rocket?Ou não mudaria nada.

    Citação Postado originalmente por edsong Ver Post
    Ola, Não sei se seria a melhor forma de configura-los, mas como você os esta usando em bridge, você pode usar vários /30 na mesma interface, cada um para seu destinto Mac.

    Caso eu não tenha entendido bem, favor desconsiderar esta mensagem.

    Isso,mais ai vem a dúvida.Como vou declarar a rede no OSPF se o Mikrotik não é portador da mesma?Iria funcionar eu criar um /30 entre os Rockets e só declarar a rede no R1 e no R2 sem o Mikrotik ter essa rede nas interfaces?

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Não não, no caso como sua rede esta em bridge, no próprio servidor mikrotik vc cadastra todas as redes, exemplo ip address 192.168.0.1/30 192.168.0.5/30 e 192.168.0.9/30 e em ip arp os macs cadastrados, como eles estão em bridge, não é necessário estarem na mesma rede, somente o servidor, pois quando você for acessar o radio você pedira o acesso ao seu servidor que por sua vez repassara o acesso ao radio que esta na rede dele.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Ah consegui compreender......no caso voce gostaria ter uma rede separada para os rockets certo?
    Citação Postado originalmente por edsong Ver Post
    Não não, no caso como sua rede esta em bridge, no próprio servidor mikrotik vc cadastra todas as redes, exemplo ip address 192.168.0.1/30 192.168.0.5/30 e 192.168.0.9/30 e em ip arp os macs cadastrados, como eles estão em bridge, não é necessário estarem na mesma rede, somente o servidor, pois quando você for acessar o radio você pedira o acesso ao seu servidor que por sua vez repassara o acesso ao radio que esta na rede dele.
    Hmmm acho q entendi.Então o Rocket q esta do lado do R1 fechara rede /30 com o mesmo e o rocket da outra extremidade fexhara um /30 com o R2.É isso?

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Hmmm acho q entendi.Então o Rocket q esta do lado do R1 fechara rede /30 com o mesmo e o rocket da outra extremidade fexhara um /30 com o R2.É isso?
    cuidado, se o R2 cair, voce perdera o acesso ao outro rocket que esta ligado a ele

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Hmmm acho q entendi.Então o Rocket q esta do lado do R1 fechara rede /30 com o mesmo e o rocket da outra extremidade fexhara um /30 com o R2.É isso?
    Os rockets não fecharão rede lógica entre eles, somente com o servidor, entre eles somente rede fisica

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Citação Postado originalmente por speedconnection Ver Post
    cuidado, se o R2 cair, voce perdera o acesso ao outro rocket que esta ligado a ele
    Citação Postado originalmente por edsong Ver Post
    Os rockets não fecharão rede lógica entre eles, somente com o servidor, entre eles somente rede fisica
    Agradeço a colaboração de todos.Irei testar hoje e posto os resultados.

    Uma dúvida quanto ao OSPF.Qual tipo será mais interessante para o meio wireless,NBMA ou PtP?Fora alterar essas opçõea no menu do OSPF,tem alguma precaução a ser tomada ou algo a mais a ser feito?

    Abcs

  14. #14

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Amigo não seria mais facil criar uma rede só para os rockets nos roteadores?

  15. #15

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Segue anexo do mapa que será seguido.Testei em bancada e deu tudo 100%,vamos ver na produção.

    Lembrando que ainda estou migrando minha rede de bridge para rota dinamica,ou seja,ainda tenho que ter algumas rotas 172.xxx (referente aos pops antigos)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ospf_new2.jpg
Visualizações:	209
Tamanho: 	51,2 KB
ID:      	33475

  16. #16

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Nao compreendi muito bem o que você fez ai.

  17. #17

    Padrão Re: Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Nao compreendi muito bem o que você fez ai.
    Bem,tentei me expressar ao máximo haha.

    Então,tentei efetuar a aplicação porém não consegui exito em todas as rotas.Estou ainda com dificuldades entre dividir as redes dos Rockets e as redes dos Routers...Não sei como fazer a comunicação entre eles,se faço em redes diferentes,se faço na mesma...olha estou meio que perdido,já que oque eu achava que iria funcionar acabou não saindo conforme eu imaginava.