+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Boa Tarde a todos. Estou utilizando RocketM5 + BaseStation no provedor desde Janeiro de 2011. Bom como todos nos sabemos sem comparacao a linha TDMA MIMO da AirMAx esta show de bola.
    Bom porem aqui estou utilizando uma RB450G na torre, onde ela eh o servidor de PPPoE. Funciona td OK 100% os clientes discam PPPoE conecta, navega td OK.
    Porem quando eu estou atras da RocketM, eu nao consigo acessar o RocketM5 para ver quem esta conectado, e consequentemente nao consigo rodar o AirControl, pelo mesmo motivo.

    Aqui tem um diagrama da minha rede resumida:
    Link Fibra -> Switch Internet
    bom ai do swtich de internet, uma porta vai para o Servidor em Linux com sistema de gerenciamento Myauth3
    Na outra porta vai para a RB450G, nela esta configurado o IP Mascara, DNS e Gateway do meu link fibra. A RB450G esta conectada a WEB pingando sites OK. A RB450G conversa com o MyAuth via RADIUS, onde o MyAuth faz o gerenciamento, controle de usuarios, bloqueios e etc.
    Ai na porta 2 da RB450G esta configurado o server PPPoE e nao tem IP. Nao tem IP pq criei uma Pools de IPs que fornece ao usuario um IP da Pool quando ele disca o pppoe.

    Bom o que acontece é: Quanto estou no cliente, se eu deixar ele em bridge e adicionar um IP da mesma classe do RocketM5, eu acesso a RocketM5 normal. Agora quando estou no meu notebook, la do lado do servidor linux, plugado no switch de internet, eu nao acesso a RocketM5, pois a eth1 da RB450G esta funcionando como se fosse uma WAN, e a eth2 que esta conectada ao RocketM5 esta "atras" dessa WAN, entao eu nao consigo acessa-la!!!

    Como eu faco para ter acesso a eth2 pela eth1 na RB450G??????
    Eu teria que adicionar alguma ROTA na eth1 com acesso a eth2 na RB450G???
    Bom se alguem utiliza esse mesmo sistema, como vcs estao fazendo????

    Aguardo.

  2. #2

    Padrão re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    bom,,, acho que ninguem passou por isso por aqui ainda!! pois ja eh o 2 topico que eu abro sobre esse assunto!! e nada!! hehehe

    bom eu como sou brasileiro, tentei fazer um esquema de Vlans. Criei uma vlan para cada interface, no caso na eth1 e eth2, com o mesmo ID. Ai criei uma bridge Vlans, adicionei as duas vlans dentro da bridge, e criei um ip para a bridge vlans na mesma classe do rocket!
    No server, criei uma vlan tbm com o mesmo ID, e com o ip da mesma classe do rocket. Bom consegui pingar do servidor a eth2 da RB450G, ou seja consegui passar pela WAN. Porem nao estava conseguindo acessar o rocket, que esta plugado na eth2 da RB450G. Bom entrei no rocket e ativieli a Vlan dele, e coloquei o mesmo ID.

    Ai BELEZA!!! conseguir acessar a rocket do servidor linux, passando pela WAN e tudo mais. POREM!! hehehe... nao consigo conectar via pppoe no cliente!! O prolema esta na vlan do rocket, quando esta ativa os clientes nao conectam, agora quando desativo os clientes conectam, porem nao pingo mais a rocket pelo servidor linux!!!!

    Voltei a estaca 0. Bom eu fiz um diagrama para ajudar a entender, se alguem poder me ajudar ficarei muito grato. Aguardo!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         problema rocket com mkt ppoe server.jpg
Visualizações:	455
Tamanho: 	41,9 KB
ID:      	21651  
    Última edição por Nks; 15-04-2011 às 00:27.

  3. #3

    Padrão re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Amigo talvez você não está conseguindo acessar o seu Rocket M5 por que ele vem com IP padrão 192.168.1.20 dai se sua rede estiver em outra faixa de IP e você tentar acessar o Rocket M5 com ip 192.168.1.20 não vai conseguir, então você vai ter que colocar a faixa de IP do Rocket M5 igual o da sua rede ou fazer um NAT Chain> srcnat, out. interface>ether5, Action >Masquarade na RB450G dai você terá acesso total ao seu Rocket M5.

    bom aqui eu to usando Nanostation M5 na torre como AP que seria como se fosse os Rocket M5 e eu tenho acesso normal as Nanostation M5 pra saber quantos clientes estão conectado a banda que ta passando e o resto, então eu só botei as Nanostation M5 com mesma faixa de ip do meu servidor mikrotik que está na BRIDGE e pronto acesso total amigo, então será que seu problema não é faixa de IP que precisa está igual a da sua RB450G ? verifica ai
    Última edição por freitascs; 08-05-2011 às 21:39.

  4. #4

    Padrão re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    o freitas, obrigado pela dica, mais eu resolvi aqui criando uma rota no meu servidor linux, apontando o ip da rocket com gateway sendo a rb450.

    dessa maneira eu consigo acessar as rockets pelo servidor linux por de tras da WAN que no caso é a eth1 da rb450!

    mais valeu, pois ninguem aqui do forum me ajudou!! acho que soh vc respondeu!! mais é que o povo aqui esta preocupado mais é com sinal baixo, ping alto, ACK alto, botando culpa no cartao e na interferencia, mais mal ele sabe que as instalacoes porca e usar 4 cartoes na msm rb com uma fonte apenas, esta td certo!! nao tem problema!!! a culpa eh sempre do cartao neh!!!
    ahhh e usando aDSLixo ainda por cima!!! pindurando 10 vizinho achando q eh provedor! kkkk
    Última edição por Nks; 09-05-2011 às 18:18.

  5. #5

    Padrão re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Nks você Falo tudo amigo nem preciso falar nada, rsrsrsrsrs

  6. #6

    Padrão re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    o freitas, obrigado pela dica, mais eu resolvi aqui criando uma rota no meu servidor linux, apontando o ip da rocket com gateway sendo a rb450.

    dessa maneira eu consigo acessar as rockets pelo servidor linux por de tras da WAN que no caso é a eth1 da rb450!

    mais valeu, pois ninguem aqui do forum me ajudou!! acho que soh vc respondeu!! mais é que o povo aqui esta preocupado mais é com sinal baixo, ping alto, ACK alto, botando culpa no cartao e na interferencia, mais mal ele sabe que as instalacoes porca e usar 4 cartoes na msm rb com uma fonte apenas, esta td certo!! nao tem problema!!! a culpa eh sempre do cartao neh!!!
    ahhh e usando aDSLixo ainda por cima!!! pindurando 10 vizinho achando q eh provedor! kkkk

    Amigo, como está configurado sua RB? Estou enfrentando o mesmo problema. Tenho 4 paineis com Rocket M5 ligados a uma RB750G. Na porta 5 da RB é onde chega o link e as portas de 1 a 4 estão ligadas aos Rockets.

    Se eu colocar as 5 portas em bridge eu consigo acesso aos rockets, mas assim o PPPoE não funciona.

    Se eu tirar a porta 5 (link) da bridge eu perco o acesso aos rockets. Tentei criar uma rota assim como vc falou mas não consegui.

    Poderia me ajudar já que conseguiu resolver seu problema?

  7. #7

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    seu problema pelo que entendi eh diferente, mais ta facil de solucionar. desculpe a demora, nao entro mais aqui todos os dias!!
    entao me mande mais detalhes que eu te ajudo sim. abracos.

  8. #8

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Amigo, tinha o mesmo problema teu, poderia me passar quais regras usou para chegar com acesso atrás da WAN pelo linux.

    Grato.
    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    o freitas, obrigado pela dica, mais eu resolvi aqui criando uma rota no meu servidor linux, apontando o ip da rocket com gateway sendo a rb450.

    dessa maneira eu consigo acessar as rockets pelo servidor linux por de tras da WAN que no caso é a eth1 da rb450!

    mais valeu, pois ninguem aqui do forum me ajudou!! acho que soh vc respondeu!! mais é que o povo aqui esta preocupado mais é com sinal baixo, ping alto, ACK alto, botando culpa no cartao e na interferencia, mais mal ele sabe que as instalacoes porca e usar 4 cartoes na msm rb com uma fonte apenas, esta td certo!! nao tem problema!!! a culpa eh sempre do cartao neh!!!
    ahhh e usando aDSLixo ainda por cima!!! pindurando 10 vizinho achando q eh provedor! kkkk

  9. #9

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Alguém teria a solução do POST?

  10. #10

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    seu problema pelo que entendi eh diferente, mais ta facil de solucionar. desculpe a demora, nao entro mais aqui todos os dias!!
    entao me mande mais detalhes que eu te ajudo sim. abracos.
    Amigo, poderia explicar melhor como criou uma rota saindo do seu Linux e chegando no Rocket?

  11. #11

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Com certeza que irei tentar lhe ajudar. Aqui foi facil eu criei uma rota no meu linux que esta instalado o AirControl, apontando como gateway o IP DA WAN da sua RB750.

    Que distribuicao linux vc usa onde esta instalado o AirControl? Tem como vc fazer um esquema da sua rede, os ips, pois preciso saber como esta as configuracoes para poder dar certo!

    aguardo

  12. #12

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    Com certeza que irei tentar lhe ajudar. Aqui foi facil eu criei uma rota no meu linux que esta instalado o AirControl, apontando como gateway o IP DA WAN da sua RB750.

    Que distribuicao linux vc usa onde esta instalado o AirControl? Tem como vc fazer um esquema da sua rede, os ips, pois preciso saber como esta as configuracoes para poder dar certo!

    aguardo
    Olá Amigo, meu roteador de borda não é Linux, é um RB1000.
    Segue a topologia como exemplo:

    INTERNET ----> (WAN)-RB1000-(LAN) ------->(WAN)-RB433AH-(LAN) -------> (WAN)-ROCKET ((((( CLIENTES

    ROTEADOR (RB1000)

    WAN: 189.xxx.xxx.xxx/xx (Link Operadora)
    GW: 189.xxx.xxx.254/xx (Router da Operadora)
    LAN: 10.0.1.1 (Intranet)

    ROUTER (RB433AH)
    WAN: 10.0.1.2
    GW: 10.0.1.1
    LAN: 192.168.254.1 (INTERFACE QUE ESCUTA PPPoE e LIGADA FISICAMENTE AO ROCKET)

    AP (ROCKET)
    WAN: 192.168.254.2
    GW: 192.168.254.1

    Espero que tenho demonstrado bem a topologia!!!

    No mais agradeço a atenção.

  13. #13

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Pessoal eu tenho a mesma configuração que vocês aqui.

    Tudo funcionando perfeitamente. AIRGRID disca a PPPoE normal.

    Mas o enlace do Rocket para os AIRGRIDs tem chave WPA2/PSK padrão para todos.

    Então, venho observando desconexões frequentes da PPPoE de quase todos os airgrids ao mesmo tempo se não todos ao mesmo tempo.

    É só a PPPoE que cai e retorna depois de um tempo.
    Vcs tem idéia do que possa ser??

    VAlew Pessoal.

  14. #14

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    bom eu primeiramente mudaria a chave, PSK ja ouvi gente reclamando dela, eu aqui nao uso criptografia, eu uso cadastro de MAC da quase que na mesma e evita de vc usar criptografia!

    Experimentar tirar a criptografia e deixa por 1 ou 2 dias, ve se o problema vai continuar! se continuar eh pq nao eh isso!! agora se resolver eh isso!!!

  15. #15

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Olá Amigo, meu roteador de borda não é Linux, é um RB1000.
    Segue a topologia como exemplo:

    INTERNET ----> (WAN)-RB1000-(LAN) ------->(WAN)-RB433AH-(LAN) -------> (WAN)-ROCKET ((((( CLIENTES

    ROTEADOR (RB1000)

    WAN: 189.xxx.xxx.xxx/xx (Link Operadora)
    GW: 189.xxx.xxx.254/xx (Router da Operadora)
    LAN: 10.0.1.1 (Intranet)

    ROUTER (RB433AH)
    WAN: 10.0.1.2
    GW: 10.0.1.1
    LAN: 192.168.254.1 (INTERFACE QUE ESCUTA PPPoE e LIGADA FISICAMENTE AO ROCKET)

    AP (ROCKET)
    WAN: 192.168.254.2
    GW: 192.168.254.1

    Espero que tenho demonstrado bem a topologia!!!

    No mais agradeço a atenção.
    Pera ai vc deixou a sua rocket como WAN? A sua rocket esta roteando!? Nao entendi direto pq vc colocou AP (ROCKET) WAN!!!?
    quer dizer que a rocket tem sinal de net com ip invalido, e ela msm roteia os ips para os clientes!? entao no caso seu cliente passa por 3 NATs:
    1. Rocket
    2. ROUTER RB433AH
    3. RB1000
    4. INTERNET

    eh isso mesmo? e por ultimo vc quer acessar as rockets por onde!? Vc quer utilizar o AirControl?? me explica um pouco mais que eu posso te ajudar sim!
    abracos, desculpe a demora!

  16. #16

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    Removi as chaves WPA, a rede agora é aberta sem AIRMAX, consegui diminuir o número de desconexões por dia mas ainda continua descontando.

    Tá complicado esse problema tudo indica que seja os Rocket, já postei no fórum da Ubiquiti já enviei email ao suporte deles e não respondem de forma satisfatória.


    Complicado.

  17. #17

    Padrão Re: Rocket M5 e RB450G como servidor PPPoE

    acho um pouco dificil ser as rockets, pois aqui uso e nao tenho problemas.
    como esta a configuracoes da sua rb? da uma conferida la...