+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    Bem amigos la vou eu pedir ajuda vocês novamente...

    Atualmente uso um espaço alugado na torre de uma FM, venho tendo alguns probleminhas e já esta mais do que na hora de ter minha própria torre. Agora vem os dois problemas:

    1- TORRE vs "AEROPORTO"
    Sabem me informar qual a distancia minima posso esta colocando essa torre de uma aeroporto?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torre x aeroporto.jpg
Visualizações:	366
Tamanho: 	109,2 KB
ID:      	34310
    Do local onde pretendo colocar a torre fica +/- 120metros do inicio do campo, porem quando pousa algum avião é pela outra ponta da pista o mesmo vale para a decolagem.

    2- ESTAIADA vs AUTOPORTANTE
    Nesta torre vai ficar minha POP principal, 4 setoriais + 03 disco dois de 60cm e um de 40cm e tenho projeto para mais dois disco de 60cm.
    Esse terreno tem em tordo de 10 x 8 metros espaço não suficiente para uma torre estaiada, correto?

    Sim pretendo colocar uma torre de 20 a 25 Metros

    Como é que os amigos podem me ajudar com essa nova empreitada?

  2. #2

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    Sabem me informar qual a distancia minima posso esta colocando essa torre de uma aeroporto?
    Boa tarde.

    A portaria 1141/GM5 terá as respostas que você precisa. Também neste documento, constam informações quanto à colorização, iluminação, sinalização, tamanho, isenções e/ou obrigações respectivas.

    Usei esse documento para resolver problemas de dois clientes (provedores) com torres localizadas perto de aeródromos, um privado, outro público. Certamente resolverá seu problema também

    [1] http://www2.anac.gov.br/biblioteca/p...rtaria1141.pdf

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -

  3. #3

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    Obrigado trober, vou ler com a maior das atenções assim que chegar em casa, por hora o problemaTORRE vs "AEROPORTO" esta resolvido.

    e com relação a duvida ESTAIADA vs AUTOPORTANTE o que você pode me dizer??? Alguém tem algo a acrescentar?

  4. #4

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    ...e com relação a duvida ESTAIADA vs AUTOPORTANTE o que você pode me dizer???
    Acredito que outros colegas terão melhores opiniões que a minha, uma vez que, no meu caso, essa decisão, sobre o tipo da torre, sempre foi do cliente.

    Particularmente tenho uma preferência sobre autoportante, mas vários fatores pesam nessa escolha, como diferença (gritante) de valor, ocupação em área de solo, arrasto eólico, peso dos equipamentos, planejamento de expansão em médio e longo prazo, entre outros.

    Enfim, fatores a serem considerados.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  5. #5
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    olha amigo eu digo o seguinte ...
    eu optaria pela autoportante ...
    mas porque ? pelos seguintes fatores:
    a segurança de uma torre autoportante é outra coisa .
    o balizamento e iluminação pode ser notado com mais clareza .
    e pela sustentação das antenas em ambiente com ventos muitos fortes !
    porque ventos? gerado por turbina de propulsão das aeronaves ... hummmm
    ai te aconselho usar a torre perante a regulamentação .
    usar todas as antena com radome para melhorar a aerodinâmica ...
    e outros pequenos detalhes !

  6. #6

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    porque ventos? gerado por turbina de propulsão das aeronaves ...
    Nem se for um Antonov 225! hehehe

    Esse fator pode desconsiderar. A pressão resultante de uma turbina se dissiparia antes de chegar na torre. Até pelo fato de não ser possível instalar uma torre dentro da linha do ILS, conforme descreve a Portaria 1141/GM5, na Seção V, Artigo 59.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  7. #7

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Nem se for um Antonov 225! hehehe

    Esse fator pode desconsiderar. A pressão resultante de uma turbina se dissiparia antes de chegar na torre. Até pelo fato de não ser possível instalar uma torre dentro da linha do ILS, conforme descreve a Portaria 1141/GM5, na Seção V, Artigo 59.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -
    Essa pista tem em media 1400m e so pousa teco-teco uma duas vezes por ano eehehhe... acredito que não vou ter problemas com as turbinas

    Trober, li o material que me mandou, mas como não entendo fiquei foi muito confuso (kkkkkkkkkkkkk) ora acho que posso ora acho que não, como já mensionei vai ser de 20 a 25 metros a torre. Trober rusama pra mim por favor, pelo seu conhecimento, posso ou não posso instalar essa torre?

  8. #8

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    posso ou não posso instalar essa torre?
    Envia o KML do Google Earth, tendo apontamento para pista e local da torre. Vamos ver o que podemos sugerir

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  9. #9
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    então amigo vocês me conta depois de montado ..
    tubo tem que ser bem dimensionado!!

  10. #10

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    trober veja ai se é isso que você precisa para me dar uma força.

    laurence669, tranquilo meu jovem vou fazer isso de boa pra não ter problemas
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  11. #11

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    Do local onde pretendo colocar a torre fica +/- 120metros do inicio do campo
    Cara, sinceramente, com base no que vi no mapa, e com base não só dos limites do campo, mas também da distância da pista, não me sinto totalmente seguro para expressar qualquer opinião, apartir deste momento.

    Entretanto, posso salientar que:

    Considerando a ZPA, sua torre parece estar fora da faixa de proteção. O Artigo 15 informa que se sua torre tiver menos de 30 metros, não há necessidade de registro. Como você pretende instalar uma torre entre 20 e 25 metros de altura, está aparentemente atendido este critério, sem impeditivos.

    No entanto, é necessário saber se sua nova torre estará dentro (ou não) da Área Horizontal Externa. Essa informação você pode obter com o administrador do aeródromo de Brotas de Macaúbas, de código SNKO, definido pelo ICAO (International Civil Aviation Organization).

    Supondo que a resposta da condição acima seja negativa, você não terá aparentes impeditivos. Mas pela perculiar circunstância da distância da pista com a sua nova torre, julgo mais prudente contratar um serviço de consultoria para aeródromos. Abaixo disponho uma breve lista (em ordem alfabética) de empresas (sem meu endosso) que prestam esse serviço.

    http://www.aerogrips.com.br
    http://www.aeroseg.com.br/ctm.htm
    http://www.consultoriaaeronautica.com
    http://www.dacbr.com.br/?page_id=19
    http://www.infrabelassessoria.com.br/servicos.html

    Por fim, lamento não ter suprido sua expectativa por completo.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  12. #12

    Padrão Re: Torre x Aeroporto --- Estaiada x Autoportante

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Por fim, lamento não ter suprido sua expectativa por completo.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -
    Tu me deu uma aula, muito obrigado por tudo o conhecimento que me proporcionou, vou ler mais e ver o que posso esta fazendo... já estou a procura de outro terreno para compra já esse é de propriedade minha.