Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Boa tarde pessoal, estou a alguns dias fazendo umas experiencias com a tecnologia mimo, que já estou usando a um bom tempo e não estou satisfeito.

    Problemas:
    - Excesso de interferência, na Horizontal e Vertical;
    - Mesmo Rendimento trabalhando com mimo 1x1 e 2x2;

    Duvidas que mais tenho em mente são:
    - É vantajoso o uso de rocket + rocket disk, ao invés de um BulletM5 trabalhando somente em uma unica polaridade? pois o que vejo que o BulletM5 , tem a mesma capacidade do rocket, pois na teoria o rocket passa o dobro de banda, mas na pratica o Rocket se imite pela questão de pps. Em resumo, na pratica o Rocket e Bullet tem o mesmo poder de trafego e de pps, e se limita a isso, não vendo vantagem em trabalhar em 2x2.
    - Por que as antenas mimo 2x2, são Horizontal e Vertical, invés de serem as duas polaridades horizontais ou verticais, levando o beneficio de menos interferencia? fiz alguns testes em bancadas e na pratica, com 4 antenas, todas na horizontal ou na vertical, e o trafego pelo btest tem sido superior do que usar chain0 na horizontal e chain1 na vertical ou vice-e-versa. Alguem poderia explicar o pq disso?

    Tenho essas duvidas, pois hj tenho pontos em locais/morro que possuem até 35 radios em 5.8 Ghz, e se usar radios mimo 2x2 fica muito pior do que usar Disco 29 + bullet m5, pelo nivel de interferencia do local. e Olha que até tentei com Rocket gps e não resolveu em nada.

    A principal questão é, estamos se afundando em poluição de RF e na maior ilusão, ou os rockets realmente conseguem transportar o real 100~150 mbps real conforme o fabricante descreve?

    Fabricante informa:
    Rocket M5 = 150 mbps real, que na verdade um rocket ou bullet entrega média de 40 mb = +- 26%.
    AirFiber = 1,4 gb, tratando ele da mesma forma dos outros produtos da empresa (26%) = 360 mbps, se é que vair ter processamento pra isso né.

    eu já parei de comprar rocket disk, e aonde tenho, estou desativando a chain0 ou a chain1, e resolvendo problemas de interferencia gerada as veses por eu mesmo.

  2. #2

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Você praticamente afirma que um Bullet tem o mesmo trafego que um Rocket !
    Então reveja suas configurações amigo!
    Bullet tem muito trafego comparado aos Aps convencionais na atualidade , Porem ele não se compara ao Rocket em desempenho não !
    Hoje eu tenho como você mesmo pode ver no meu Álbum Antena Rocket Dish 34 Dbi + Rocket M5 e estou conseguindo em torno de 40 Mega passante a todo momento !
    Tenho alguns prints que posso postar depois que o trafego chegou a 42 Mega de Down e 7 Mega de Up !
    So que possuo uma grande diferença pois adapto as antenas com (Radome)
    assim as mesma podem ter uma proteção contra interferência !
    Reveja sua configurações com os Rocket e estude bem a respeito de escolha de canal ! E tente implantar na sua rede antenas com Radome você ira notar a diferença !
    Att Iron Nunes

  3. #3

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    reveja isso amigo
    aqui meus ptps são tudo em 2x2 e passa muito mais banda do que se fosse em 1x1
    fiz um backup com airgrid passou em torno de 35mb half
    e para o mesmo local com nanobridge passou 100mb half
    outra coisa é um ptp com visada obstruida
    faça o teste, em 1x1 vai passar pouca banda com chance de nem fechar o enlace
    e 2x2 vai ficar bem melhor!

  4. #4

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    o rocket vai passar uma maior banda pois usa as 2 polaridades, aumentando assim a capacidade do radio.
    contudo, ambos (rocket e bullet) possuem a mesma capacidade de processamento, logo, a mesma capacidade de pacotes por segundo.

    eu acho mais vantajoso usar 2 bullet ao inves de 1 unico rocket.
    mto mais processamento.

  5. #5

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Bom acho que o amigo está meio equivocado pois já fiz um Ptp em WDS com duas Nanobrigde M5 a 3KM de distancia em ambiente real, no teste passou tranquilmente 97Mbs em download e 76Mbs em Uploada isso nem fazer ajustes fino só botei apontei achei o melhor sinal e pronto quero saber qual equipamento de uma só polarização que chegar a essa taxa de transferência.

    Bom tenho 3 Nano M5 na torre optei por ela por terem um grau de abertura fechado pois basetation iria abrir muito e assim conseguiria botar poucos equipamentos na torre conforme o aumento de cliente e nessecidade e botar mais equipamento na torre e já está chegando a quarta Nano M5 pra ser colocada junto dessa 3 Nano M5 que já tenho na torre e o ping anoite é sempre 1ms 2ms no máximo, agora se você está sofrendo com interferência pode ser por você ter tanto equipamento em uma torre só e não ter mais grau de abertura livre então sua antenas estão batendo umas nas outras e quando você usa uma antena de disco com rádios 5.8 já melhora por ela ter grau fechado e trabalhar somente em uma polarização assim você não recebe interferência dupla dos seus próprios equipamento por usar somente uma polarização isso com certeza melhora, mais o trafego não vai ser tão alto quanto se usasse equipamento com dupla polarização.

  6. #6

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    O problema dos ubnt é que a porta lan nao passa de 100 mbps
    tenho um enlace de 19 km passando exatos 60 mbps half
    outro de 1 km com 98 mbps em half
    o primeiro são 2 powerbridge o segundo dois nsm5
    Tudo em bridge wds

  7. #7

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Outra obs
    tenho outro de 7 km que não passa de 30 mbps
    é um bullet m5

  8. #8

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Citação Postado originalmente por dominioz Ver Post
    Outra obs
    tenho outro de 7 km que não passa de 30 mbps
    é um bullet m5
    correto
    vc mesmo disse q tem um com nanobridge que passa 60 mbps.
    veja que a nanobridge usa 2 polarizacao, logo, passara mais banda do que um radio que usa 1 polarizacao.

    mas faca o teste com trafego mesmo, mtas requisicoes.
    se balancearmos o trafego em 2 bullet... esse ira passar mto mais banda, pacote por segundo do que 1 unico rocket/nanobridge.

  9. #9

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Use mimo 2x2 para atender clientes, ou seja não use airgrid, use kit da computech pois eles vem com antenas blindadas, eu uso aqui a versão com mikrotik, e nano loco, nano e nanobridge nos clientes, e da show em rocket m5 + base station, tanto em qualidade de sinal quanto de banda passante!!

  10. #10

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Citação Postado originalmente por Ironzinho Ver Post
    Você praticamente afirma que um Bullet tem o mesmo trafego que um Rocket !
    Então reveja suas configurações amigo!
    Bullet tem muito trafego comparado aos Aps convencionais na atualidade , Porem ele não se compara ao Rocket em desempenho não !
    Hoje eu tenho como você mesmo pode ver no meu Álbum Antena Rocket Dish 34 Dbi + Rocket M5 e estou conseguindo em torno de 40 Mega passante a todo momento !
    Tenho alguns prints que posso postar depois que o trafego chegou a 42 Mega de Down e 7 Mega de Up !
    So que possuo uma grande diferença pois adapto as antenas com (Radome)
    assim as mesma podem ter uma proteção contra interferência !
    Reveja sua configurações com os Rocket e estude bem a respeito de escolha de canal ! E tente implantar na sua rede antenas com Radome você ira notar a diferença !
    Att Iron Nunes
    Qual Distancia deste Link q teve q usar Dish 34?

  11. #11

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Uma coisa que ele disse: tem 35 rádios em 5.8 na torre.

    Lembra, Andrio, que você algum tempo atrás já tinha alertado para o fato que o 5.8 também iria ficar muito poluído?

    Quanto a antenas, ele disse que com duas antenas na mesma polarização ficou melhor. Isso é algo que eu pude observar também quando montei duas computech com a mesma polarização num só cartão MIMO.
    Eu várias vêzes já questionei o uso de duas polarizações no mesmo canal, como é o caso dos rocketM. Vai dar polarização cruzada se não tiver um isolamento perfeito das polarizações. Eu na prática acho muito difícil esta blindagem entre as duas polarizações. Agora soma isso ao que está emitindo os outros 35 rádios e a sopa está pronta.
    Todos as publicações sobre MIMO, desde o início faziam referencia a duas ou mais antenas mas sempre na mesma polarização. Depois que começou a surgir o uso com duas polarizações no mesmo canal
    No protocolo Nstreme por ex. seria diferente. Trabalha em duas polarizações mas são dois cartões e dois canais bem distintos um do outro. Um só TX e outro só RX.

  12. #12

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Citação Postado originalmente por Ironzinho Ver Post
    Você praticamente afirma que um Bullet tem o mesmo trafego que um Rocket !
    Então reveja suas configurações amigo!
    Bullet tem muito trafego comparado aos Aps convencionais na atualidade , Porem ele não se compara ao Rocket em desempenho não !
    Hoje eu tenho como você mesmo pode ver no meu Álbum Antena Rocket Dish 34 Dbi + Rocket M5 e estou conseguindo em torno de 40 Mega passante a todo momento !
    Tenho alguns prints que posso postar depois que o trafego chegou a 42 Mega de Down e 7 Mega de Up !
    So que possuo uma grande diferença pois adapto as antenas com (Radome)
    assim as mesma podem ter uma proteção contra interferência !
    Reveja sua configurações com os Rocket e estude bem a respeito de escolha de canal ! E tente implantar na sua rede antenas com Radome você ira notar a diferença !
    Att Iron Nunes
    e 40 mb para bullet m5, tbem funciona e até mais, ai que vem a questão, existe a nessidade de usar rocket mesmo? para passar a mesma banda?

    o processamento de um Bullet e um Rocket é o mesmo.

    o radome até ajuda, mas não muito, qual vc esta usando?

  13. #13

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Citação Postado originalmente por WordNet Ver Post
    reveja isso amigo
    aqui meus ptps são tudo em 2x2 e passa muito mais banda do que se fosse em 1x1
    fiz um backup com airgrid passou em torno de 35mb half
    e para o mesmo local com nanobridge passou 100mb half
    outra coisa é um ptp com visada obstruida
    faça o teste, em 1x1 vai passar pouca banda com chance de nem fechar o enlace
    e 2x2 vai ficar bem melhor!
    bom ai vc testou com airgrid, teste com Antena Disco 29 dbi + bullet m5

  14. #14

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    o rocket vai passar uma maior banda pois usa as 2 polaridades, aumentando assim a capacidade do radio.
    contudo, ambos (rocket e bullet) possuem a mesma capacidade de processamento, logo, a mesma capacidade de pacotes por segundo.

    eu acho mais vantajoso usar 2 bullet ao inves de 1 unico rocket.
    mto mais processamento.
    é isso que eu to falando, esses radios de plastico não guentam passa muito mais de 40 mb, e o bullet jah faz esse trabalho.

  15. #15

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Bom acho que o amigo está meio equivocado pois já fiz um Ptp em WDS com duas Nanobrigde M5 a 3KM de distancia em ambiente real, no teste passou tranquilmente 97Mbs em download e 76Mbs em Uploada isso nem fazer ajustes fino só botei apontei achei o melhor sinal e pronto quero saber qual equipamento de uma só polarização que chegar a essa taxa de transferência.

    Bom tenho 3 Nano M5 na torre optei por ela por terem um grau de abertura fechado pois basetation iria abrir muito e assim conseguiria botar poucos equipamentos na torre conforme o aumento de cliente e nessecidade e botar mais equipamento na torre e já está chegando a quarta Nano M5 pra ser colocada junto dessa 3 Nano M5 que já tenho na torre e o ping anoite é sempre 1ms 2ms no máximo, agora se você está sofrendo com interferência pode ser por você ter tanto equipamento em uma torre só e não ter mais grau de abertura livre então sua antenas estão batendo umas nas outras e quando você usa uma antena de disco com rádios 5.8 já melhora por ela ter grau fechado e trabalhar somente em uma polarização assim você não recebe interferência dupla dos seus próprios equipamento por usar somente uma polarização isso com certeza melhora, mais o trafego não vai ser tão alto quanto se usasse equipamento com dupla polarização.
    então faca um teste, coloca um trafego de 50 mbps full em cima desse teu link de 97 mb, poste o graficos. pings, e talz. na pratica isso é totalmente diferente

  16. #16

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    o Andrio e o 1929, já entraram no meu raciocinio.

    a resumo é mais ou menos assim:
    - Não adianta muito usar mimo 2x2, pq o radio abre as pernas.
    - Segundo ponto de usar 2 x2 é o excesso de interferencia, que o proprio provedor gera pra ele mesmo, e para o concorrente e vice-e-versa;
    - no meu ponto de vista link acima de 40 mb full, para se ter qualidade, com radio de plastico não aguenta, vai ter que ser um radio profissional, ceragom, siae. etc. etc, mais um ponto para não usa mimo 2x2

    Se alguem quiser ver tenho um enlace com Hyper 29 Disco + bullet em cada lado passando 35 mb de trafego, não é bteste nem speedtest tá!, mas ta com o ping de uma ponta e outra meio alto. Eu comprei 1 par de radio ceragom 300 mbps, como os cara tão demorando entrega, fui la colocar 2 rocket disk , e adivinha coloquei devolta os bullets, pois as mesmas configuracoes a coisa piorou drasticamente.

  17. #17

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Gzanatta00, pensando da mesma maneira que você, porem vou testar um link de 36km enm 2X2 mas usando uma rb 435g e cartão sr71-15 e Rocket Dish de 34 dbi com radome se não ficar com vou colocar um cartão por polarização usar o nstreme dual em N, será que deve ficar bom! Só por curiosidade quanto saiu o par dos Ceragon com antenas e qual a empresa que comprou.

  18. #18

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Citação Postado originalmente por LeopoldoMeireles Ver Post
    Gzanatta00, pensando da mesma maneira que você, porem vou testar um link de 36km enm 2X2 mas usando uma rb 435g e cartão sr71-15 e Rocket Dish de 34 dbi com radome se não ficar com vou colocar um cartão por polarização usar o nstreme dual em N, será que deve ficar bom! Só por curiosidade quanto saiu o par dos Ceragon com antenas e qual a empresa que comprou.
    olha cartões mimo, só vi funcionar direito em rb800, pois os cartões quase matam as rbs, lembre btest, e speedtest é uma coisa, no dia-a-dia a coisa é diferente.

    Falo isso, pq eu abri esse post, no intuito, de que nos provedores achamos que passa 100 mb half nos testes, mas quando coloca pra valer os radios eles se cagam, e é ai que eu falo que não seria vantajoso estragar o ambiente , inchendo de interferencias, se o nosso radinho de plastico não aguenta o tranco.

    os pares de radio estão na faixas de 31.000 até uns 35.000 com as antenas de 1.2 mts. comprei um em 6 ghz e outro em 8 ghz, e o preço era igual.
    comprei direto com o joel da ceragon, [email protected]

    enlaces que passam de 35 mbps em horarios de picos, to passando tudo pra fibra ou radio profissional, pois eu cancei desses bando de radios de plastico que dizem passar 100 mb,

    Estou fazendo estruturas em 5.8 para até 40 mb, usando bulletM5, xr5, 20 e 40 mhz, conforme o necessario

  19. #19

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Essa rb435g, tem quase o mesmo processamento da rb800! Vou testar com ela e ver no que dá!

  20. #20

    Padrão Re: Tecnologia Mimo 2x2 (Atual), Vantagem ou Desvantagem?

    Citação Postado originalmente por LeopoldoMeireles Ver Post
    Essa rb435g, tem quase o mesmo processamento da rb800! Vou testar com ela e ver no que dá!
    é? eu sempre achava que era +- assim:

    435
    |||-> 5 Wireless
    ||-> 3 portas ethernets
    |-> processamento de 400 mhz