+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Bom dia galera!

    Alguém aqui já contratou este tipo de link com a operadora Telefônica?
    Recebi uma proposta deles e o preço é interessante, mas não conheço a tecnologia e sempre fica uma pulga atrás da orelha quanto ao funcionamento de algo que não conhecemos.

    Se alguém conhecer/utilizar e puder dar uma opinião ficarei muito agradecido.

  2. #2

    Padrão re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Tem cara de ser algo voip com nome bonito.

  3. #3

    Padrão re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Tem cara de ser algo voip com nome bonito.
    Então. Me ofereceram um link de 10 Mb. Mas o complicado é fazer um contrato de 3 anos com algo que não seja bom, e aí ter a maior dor de cabeça para cancelar.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Olha quanta B$^$%^$ estao falando, pelo menos alguem pesquisou no google, o que significa,

    http://en.wikipedia.org/wiki/Ethernet_in_the_first_mile.

    A internet wireless (WIFI, WIMAX) é considerado EFM a internet por cabo UTP e considerado EFM a internet por HPNA e considerado EFM, mas acho que a telefonica deve estar usando uma rede passiva PON ( FTTH, FTTB, FTTC ou ate FTTA )

  5. #5

    Padrão re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Então, no folder que veio junto com a proposta fala em utilização de 1 par metálico para passar os 10 Mb de link. A garantia da banda está em contrato e, claro, o vendedor garante que tem vários clientes utilizando e todos muito satisfeitos.
    Por isso decidi postar aqui no Under pra saber se alguém daqui já usa e se tem referências práticas sobre esse tipo de link.

  6. #6

    Padrão re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Cara vou ser bem sincero.
    Tivemos aqui no ES um link de 200mb da Telefônica. Não recomendo a ninguem essa operadora.
    Foram tantos problemas que ficou impossivel prosseguir com o serviço.
    Link caindo, falta de banda, seção bgp parando, interrupção de anuncio de rotas do nada. E pra piorar o SLA era horroroso. Abria-se um chamado levava 48 horas pra ter uma resposta. Isso num link dedicado é impossível de se admitir. Se não fosse nossas outras duas operadoras (OI e Embratel) estariamos em situações horriveis. Outro detalhe é a latência do backbone internacional, um servidor dns do google (8.8.8.8) não respondia a menos que 180ms. Isso é impraticável. Links do youtube a rota padrão da telefonica é pra fora do Brasil. Imagine a lentidão dos vídeos ao buscar fora do pais a solicitação com uma latencia alta dessas.
    Hoje temos OI, Embratel e GVT mais uma conexão de 01 GIGA ao PTT-SP no nosso IDC. Em hipotese nenhuma trocaríamos qualquer uma delas por um link da telefonica, mesmo que custasse metade do preço.

    Lembrando, tinhamos 200megas, não eramos qualquer cliente. Pagavamos 180,00 por mega. 36.000,00 mensal e esse atendimento medíocre.

    Fica aqui registrado minha experiencia de 10 meses com essa operadora.

  7. #7

    Padrão Re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Só à nível de curiosidade amigo, quanto ficou o valor desse link de 10Mbps?

  8. #8

    Padrão Re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Bom dia galera!

    Alguém aqui já contratou este tipo de link com a operadora Telefônica?
    Recebi uma proposta deles e o preço é interessante, mas não conheço a tecnologia e sempre fica uma pulga atrás da orelha quanto ao funcionamento de algo que não conhecemos.

    Se alguém conhecer/utilizar e puder dar uma opinião ficarei muito agradecido.

    Carlos vc quer referencias do serviço FTTH da telefonica VIVO ? se for eu dou é nota 1000 tenho 5 instalados e rodando perfeito

  9. #9

    Padrão Re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Olha quanta B$^$%^$ estao falando, pelo menos alguem pesquisou no google, o que significa,

    http://en.wikipedia.org/wiki/Ethernet_in_the_first_mile.

    A internet wireless (WIFI, WIMAX) é considerado EFM a internet por cabo UTP e considerado EFM a internet por HPNA e considerado EFM, mas acho que a telefonica deve estar usando uma rede passiva PON ( FTTH, FTTB, FTTC ou ate FTTA )
    Desculpe ter falado bobeira, quando eu li, li LINHA TELEFONICA e nao LINK TELEFONICA, depois lendo o tópico percebi meu engano.

    E sim, entendo algo sobre o padrao Ethernet, que pode ser entregado com fibra ótica, cabo UTP entre outros.

  10. #10

    Padrão Re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Citação Postado originalmente por dipoltronieri Ver Post
    Cara vou ser bem sincero.
    Tivemos aqui no ES um link de 200mb da Telefônica. Não recomendo a ninguem essa operadora.
    Foram tantos problemas que ficou impossivel prosseguir com o serviço.
    Link caindo, falta de banda, seção bgp parando, interrupção de anuncio de rotas do nada. E pra piorar o SLA era horroroso. Abria-se um chamado levava 48 horas pra ter uma resposta. Isso num link dedicado é impossível de se admitir. Se não fosse nossas outras duas operadoras (OI e Embratel) estariamos em situações horriveis. Outro detalhe é a latência do backbone internacional, um servidor dns do google (8.8.8.8) não respondia a menos que 180ms. Isso é impraticável. Links do youtube a rota padrão da telefonica é pra fora do Brasil. Imagine a lentidão dos vídeos ao buscar fora do pais a solicitação com uma latencia alta dessas.
    Hoje temos OI, Embratel e GVT mais uma conexão de 01 GIGA ao PTT-SP no nosso IDC. Em hipotese nenhuma trocaríamos qualquer uma delas por um link da telefonica, mesmo que custasse metade do preço.

    Lembrando, tinhamos 200megas, não eramos qualquer cliente. Pagavamos 180,00 por mega. 36.000,00 mensal e esse atendimento medíocre.

    Fica aqui registrado minha experiencia de 10 meses com essa operadora.
    Cara, eu sempre tive link dedicado com a telefonica e tenho varios clientes que tem e nao podemos reclamar de nada nao. O atendimento dos caras é muito bom e a qualidade também.
    Talvez o que aconteceu contigo é o que acontece com a CTBC aqui no interior de Sao Paulo. O link vive caindo, principalmente aos domingos.
    Enquanto que temos link com a própria CTBC no interior de Minas Gerais e passa mais de 1 ano sem ter um único probleminha com o link.
    Mas aqui no interior de São Paulo quando passa 15 dias sem dar nenhum problema eu até tomo uma cerva pra comemorar. rss
    Acredito que esses problemas se devam pela interconexão entre estados. Mas claro que isso nao justifica um atendimento péssimo como o que voce descreveu também.

  11. #11

    Padrão Re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    EFM pode ser até um modem ADSL "diferente" (Um extensor ethernet VDSL ou algo mais recente).

    Ou seja, não dá pra saber qual é a tecnologia entregada.
    Pois é. Ainda to tentando descobrir o que realmente é que estão me vendendo.

  12. #12

    Padrão Re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Citação Postado originalmente por RockBells Ver Post
    Só à nível de curiosidade amigo, quanto ficou o valor desse link de 10Mbps?
    Pouco mais de 2.900 com roteador incluso. Para os padrões de preço da telefônica o preço ta excelente.

  13. #13

    Padrão Re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Citação Postado originalmente por Ollenini Ver Post
    Carlos vc quer referencias do serviço FTTH da telefonica VIVO ? se for eu dou é nota 1000 tenho 5 instalados e rodando perfeito
    Cara, na proposta que me passaram consta essa tecnologia EFM. É um link de 10 mb num par metálico. Mas o vendedor também não sabe detalhes técnicos né?
    Ele tem varios instalados aqui na cidade, mas são link´s instalados em empresas, que tem um comportamento diferente do que acontece no link de um provedor. Por isso vim aqui no fórum buscar informações.

  14. #14

    Padrão Re: Link Telefônica com Tecnologia EFM (Ethernet in First Mille)

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Desculpe ter falado bobeira, quando eu li, li LINHA TELEFONICA e nao LINK TELEFONICA, depois lendo o tópico percebi meu engano.

    E sim, entendo algo sobre o padrao Ethernet, que pode ser entregado com fibra ótica, cabo UTP entre outros.
    Fica tranquilo. Você não é o primeiro e nem será o último a responder algo sem entender direito o que leu. As vezes pulamos algumas palavras e o sentido da coisa muda tudo mesmo.