Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet Wifi em celular

    Galera bom dia!

    Tó com planos de dividir internet via wifi para celulares aqui em minha região mas to sem saber quais equipamentos devo utilizar
    de quebra to querendo testar para ver se dar certo com duas CPE servidor MK. com hotspot se possivel, nao sei se vai dar certo tambem gostaria de saber se isso é proibido?

  2. #2

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    to acompanhando isso é muito interessante:

  3. #3

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Acredito que vá precisar de licença SCM da ANATEL.

  4. #4

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Sobre os equipamentos alguem sabe mais ou menos?

  5. #5

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    quando conecto meu cel numa rede padrao N (2.4) fica show, com distancia média de 50m do transmissor, com pouca barreiras, nos que eu configurei ou que eu pude perceber, as antenas variam de 5 a 12 dbi, equipamentos como radios smart lan e nano da ubiquiti, o foda é que nao vai muito long com parede etc, acreditoque pela antena interna do celular.

    fala ai o cenario que vc quer atuar, pq em local fechado eu acho mais facil, em local aberto, cobrindo bairro praça etc, é mais complicado....

  6. #6

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Exato, a meu ver TODO o problema se resume a péssima antena 2,4GHz dos celulares, se alguem consegue 50m de alcance parabens, tenho visto mal e mal 20m com apenas 1 parede no meio, e depende da posição do celular (Vertical, horizontal, atras de uma mão, etc), isso em smartphones mais em conta (Samsung, Alcatel, Meu, LG), em Nokia realmente sempre ví alcance maior (Talvez os 50m citados).

    O que ofereço para quem tem celular: Antena de grade de 17 a 24dB, e como repetição (Com SSID e encriptação proprios escolhidos pelo cliente) roteadores Smartlan Aprio, apesar de não possuir uma 2ª antena o cabo irradia alguma coisa, e a antena irradia pra todo lado com menor ganho, de modo que uma antena de 24dB irradia pra toda casa.

    (Tablet's também costumam ter péééééssimas antenas, talvez Samsung Galaxy e Ipad tenham uma boa antena (Parece ótima, nunca medi distancias), mas em tablets de R$ 300-400 é terrível, você meche o tablet pro lado e já empaca a carga de alguma página (Em N, B ou G, posso citar alguns desprazeres que tive com POV, Multilaser, Kino, Desko, Kobi...)

    Experimente um dia desligar uma das antenas de um notebook/netbook (Ou se tiver 3, deixar só com 1), dá pra ver bem como um celular ou tablet barato se comportam, tem um angulo certo pra tela ser posicionada pro sinal não ficar muito baixo, coisa muito inutilizavel.


    Tenho alguns clientes que conectam direto na torre entre 50 e 150m, com notebook/netbook dentro de casa (As vezes 2 ou 3 paredes), mas nenhum consegue conectar direto com smartphone ou tablet sem que fique caindo ou empacando a navegação a cada poucos segundos (Exceto se brincar de estátua). Uso EMP8602 @ 20dB e antenas L-com de 17dB, mas o problema não é a potencia na torre, e sim a potencia dos celulares, quando o sinal recebido de um notebook é na casa dos -70dB, no mesmo lugar um celular emitiria que chegaria a torre algo como -90dB.

  7. #7

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Onde tem XR2 e R52H a diferença não é visível, se tiver setoriais lotadas (15 simultaneos) talvez veria alguma coisa, mas em EMP8602, XR2 ou R52H, com 2 ou 3 simultaneos, o alcance em notebooks ou celulares é o mesmo por aqui, os hipotéticos 4 ou 5dB de diferença na sensibilidade dariam alguma estabilidade maior, mas a variação nunca é só de 4 ou 5dB, e sim sempre algo tipo 20dB (Entre o celular na posição x ou na posição y).

    Imagino que alguns sonham com equipamento de alcance similar a celular, mas tem que ver que celular tem sensibilidade na casa dos -105dB e chaveia pra coisa tipo 30-40Kbps com sinal tão baixo, dá pra fazer ligação tranquilo. Também tem a questão da maior penetrabilidade em frequencia mais baixa, os 850/900MHz terão bem menos atenuação em obstaculos que 2.4GHz, teria que ter sensibilidade ainda maior, e potencia ainda maior (100W EIRP que é permitido pra celular (Em torre), é isso mesmo?) que celular só pela questão de frequencia.

    Ah, tenho vontade de testar modo B em 256Kbps pra ver o alcance, tenho uma yagi de 30º parada, vou apontar pro lugar da cidade que sempre janto e ver se consigo navegar no celular por lá (Demooooram pra atender), a 400m com obstaculos.

  8. #8

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    É o seguinte vou colocar a antena num lugar mai alto da região pra cobrir mais ou menos uns 100metros

  9. #9

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    é um lugar bem alto onde vou colocar as antenas ai quero cobrir uns mas ou menos 1Klmetro

  10. #10

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    olha pode usar Rocket M900 mais Base Station 900 MHZ o
    problema é os equipamentos movel ja vem com quadri_band
    e a preocupação é as teles porque eu não sei se SCM ja atende
    as normas vigentes para internet movel a Anatel pode virar o Bicho em cima
    da Gente fiquei sabendo que tem um provedor de BH vendendo internet movel mais não concegui o contato deles // tem tecnicos das operadoras vendendo antena 900 MHZ retirada por preço de Banana o problema que ai é receptação e eu to fora:

  11. #11

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Tem uma praça aqui de uns 500m por 500m mais ou menos isso, e o povo estão me cobrando internet movel la (notebok/netbok, tablets, smartphone) e to sem saber como fazer isso com qualidade.... já venho ha uns dias pensando qual a melhor forma de fazer isso

  12. #12

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Base Station 900 MHZ e seja feliz

  13. #13

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Bom dia a todos,

    Não se esqueçam de que SCM é um serviço fixo de telecomunicações, ou seja, não pode atender a usuários móveis.

    Mobilidade é para o SMP ou popular "celular".

  14. #14

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia a todos,

    Não se esqueçam de que SCM é um serviço fixo de telecomunicações, ou seja, não pode atender a usuários móveis.

    Mobilidade é para o SMP ou popular "celular".
    Ai lasca tudo.... se eu fizer uma parceria com o dono do quiosque para fica tipo uma cortesia do quiosque para seus frequentadores? poderia funcionar assim?

  15. #15

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    Ai lasca tudo.... se eu fizer uma parceria com o dono do quiosque para fica tipo uma cortesia do quiosque para seus frequentadores? poderia funcionar assim?
    redslack,

    Não entendi o conteúdo de sua pergunta. Poderia dar mais detalhes?

  16. #16

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    Tem uma praça aqui de uns 500m por 500m mais ou menos isso, e o povo estão me cobrando internet movel la (notebok/netbok, tablets, smartphone) e to sem saber como fazer isso com qualidade.... já venho ha uns dias pensando qual a melhor forma de fazer isso

    cara, seguinte, em locais aberto vcs sabem que da ra funcionar em 2.4 com equipamentos certos e fica 200%.
    na questao que vc falou de parceria, aki onde eu costumo lanchar é dum cara muito amigo meu, e tem o cara de um provedor grande amigo meu tbm kkkk, que fez uma parceria +o- assim com ele:
    na lanchonete funciona internet gratis com hotspot pra todo mundo
    na lanchonete o cara usa net de graça nos 2 pcs que ele tem la, em troca aparece no hotspot a propaganda gigante do provedor, e no quiosque tem (zona wi-fi fornecido por PROVEDOR X), e uma placa gigante fazendo propaganda do provedor.
    la tem bastante movimento entao pra ele compensa, ele disse pra mim que libera 150k pra cada user e fez um hotspot separado para o quiosque, nao precisa nem cadastrar ele deixa a senha com o cara do quiosque pra passa pros clientes dele, só o pc do quiosque que navega a 512k.

    lá ele usa uma airgrid 5.8 pra receber o sinal e distribui com um apzim eGenius (acho eu) um ap simplorio nada muito fodao... ja conectei com meu notebook, com meu smartphone(motorola defy-mb525), com o cel da minha namorada, um sansung simploriozin nao lembro o model, e com um outro celular chines dualchip que eu tinha, sempre funcionau bacana, tem 1 parede na frente conforme onde se tenta conectar, com todos os dispositivos funcionou bacana, a distancia maxima do ap gira entorno de 20m e ele esta em modo G, apesar de quando longe se tem um sinal menos nos telefones mesmo assim fica estavel.

    nunca tive problemas com meu smartphone, mas em foruns porai ja li relatos que alguns smartphones, tablets etc, nao funcionam legal em modo N quando conectam em certos modelos de radios, ou configurados com certos tipos de criptografia e tal, mas exclusivamente em modo N acontece isto, na casa da namo tem um smart lan que coloquei em N nos notes e no meu cel ficaram 100%, mas no cel de uma amiga dela, que apesar de aceitar N, ele nao conectava de jeito nenhum, depois que colooquei em G sem mudar mais nada de criptografia, senha etc, funcionau bacana...


    é possivel? sim é, é facil? bem, acho que ja sabem né....
    acredito eu que radios/cartoes com varias antenas mesmo em modo G fique bom, N pode gerar incompatibilidade com alguns dispositivos, tem que testar em outros senarios.
    nem vo falar em wavion pq o povo ja sabe né....

  17. #17

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    MarceloGOIAS, o que queria era mais ou menos isso ai que colega elsamuray


    nos passou.
    A principio não tem como eu disponibilizar três, dois ou um pc... essa questão da parceria eu discuto com o camarada é um colega super gente fina.
    Vamos falar aqui sobre o que usar para isso, estava pensando assim:
    01- Omni de 15db + RB411ah + R52h
    02- UniFi em dois pontos diferente um no inicio e outro no final, e fazer tipo uma rede mesh mesmo SSID e tudo mais seria possivel?? o que os camaradas dizem?

  18. #18

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    MarceloGOIAS, o que queria era mais ou menos isso ai que colega elsamuray


    nos passou.
    A principio não tem como eu disponibilizar três, dois ou um pc... essa questão da parceria eu discuto com o camarada é um colega super gente fina.
    Vamos falar aqui sobre o que usar para isso, estava pensando assim:
    01- Omni de 15db + RB411ah + R52h
    02- UniFi em dois pontos diferente um no inicio e outro no final, e fazer tipo uma rede mesh mesmo SSID e tudo mais seria possivel?? o que os camaradas dizem?
    Olha,

    Eu não gosto muito de idéias "mirabolantes". Penso que, além da questão econômica, analise direitinho a legal e a viável.

    Às vezes temos idéias que não nos levam a nada. Às vezes temos idéias que nos deixam muito ricos. Exemplo: Facebook, Tweeter, Google, etc.

    Outras vezes temos idéias que não são exatamente "nossas", mas que conseguimos melhorar e "ficamos" bilionários. Exemplo: Windows.

    ... E tem a sua que estamos tentando descobrir aonde quer chegar...rs

  19. #19

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olha,

    Eu não gosto muito de idéias "mirabolantes". Penso que, além da questão econômica, analise direitinho a legal e a viável.

    Às vezes temos idéias que não nos levam a nada. Às vezes temos idéias que nos deixam muito ricos. Exemplo: Facebook, Tweeter, Google, etc.

    Outras vezes temos idéias que não são exatamente "nossas", mas que conseguimos melhorar e "ficamos" bilionários. Exemplo: Windows.

    ... E tem a sua que estamos tentando descobrir aonde quer chegar...rs
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Veja bem onde quero chegar, hoje tenho umas 25 a 30 pessoas me pedindo cobertura nessa praça para esses dispositivos (smart, tablet, note/net) caso eu faço essa cobertura são entre 25 e 30 clientes a mais isso para começar né? porque vão aparecer mais gente.... entendeu o que quero agora?

    Infelizmente minha ideia não é nada do tipo google, facebook,.... kkkkkkkkkkkk mas quem sabe!!!!!!

  20. #20

    Padrão Re: Internet Wifi em celular

    É...

    Parece boa idéia. Vai que cola!