Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Se colocar em uma torre de 10Mt será que vai dar zica? Detalhe esta em cima de uma casa de 2 andares na parte mais alta do bairro.
    então no minimo 20mts de altura certo? nesta altura a partir de 150 metros de distancia já atende bem ,acredito eu !

  2. #22

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    eu ira de nano! Ta homologado bunitinho tem 16dbi e vai ficar o mesmo valor...

  3. #23

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    então no minimo 20mts de altura certo? nesta altura a partir de 150 metros de distancia já atende bem ,acredito eu !
    Sim a altura total seria uns 20Mt. mas a distancia do primeiro cliente esta em 80 Mt.

  4. #24

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Aproveitando o imbalo uma omni de 10dbi a 60mts é muito alto para atender cliente até 1.5km correto? tenho basestation cobrindo este ponto "3 clientes on no maximo" e pretendo tirar ela e instalar em outro pop
    Não entendi direito seu caso Jonas, mas a omni ubnt a 60 metros é alto de mais para os clientes próximos do POP.


    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    eu ira de nano! Ta homologado bunitinho tem 16dbi e vai ficar o mesmo valor...
    Pedro.

    Os equipamentos já atingiram um ponto de maturidade que se faz desnecessário usar nanostation como AP.

    Os nanos foram idealizados para serem CPE (atendimento de cliente) e apenas em casos onde a demanda da rede é pequena aceita-se usa-los como AP.

    Hoje em dia com planos acima de 1 mega, youtube em HD e linhas VoIP mais popularizadas, o operador da rede tem que usar o equipamento certo no lugar certo.

    Em casos especiais onde a rede é bem pequena e os planos vendidos são de baixa velocidade o operador até pode começar com nanostation ou bullet, mas ele precisa ter consciência que é uma solução temporária.

    ZéAlves

  5. #25

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Mais uma vez o grande Zé Alves, nos dá um dos mais belo conselho sobre wi-fi, com a linha Ubiquiti.

  6. #26

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Obrigado ZéAlves, era isso mesmo a omni a 60mts do solo. Assim que providenciar a mesma o geito ser ir testando a altura aos poucos, grato pela dica

  7. #27

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    ...

    Em casos especiais onde a rede é bem pequena e os planos vendidos são de baixa velocidade o operador até pode começar com nanostation ou bullet, mas ele precisa ter consciência que é uma solução temporária.

    ZéAlves
    Bullet, eis minha dúvida.
    Uma Bullet 2.4 GHz segura, aproximadamente, quanto clientes e quanto de link? Pode ser bem por cima os valores, só pra ter noção.
    Pois pretendo usar com uma omni de uns 13~15 dbi pra ver como fica o sinal ao redor de casa(casa mais alta, vizinhança de baixa renda usando 3G). Ela sustenta, por exemplo, 20 conexões de 1Mbit ? Penso em antena Oiw ou talvez hyperlink.. Sem ter idéia da aceitação não tem como investir em setorial ainda..

    Agradeço qualquer ajuda.

  8. #28

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Citação Postado originalmente por dmknob Ver Post
    Bullet, eis minha dúvida.
    Uma Bullet 2.4 GHz segura, aproximadamente, quanto clientes e quanto de link? Pode ser bem por cima os valores, só pra ter noção.
    Pois pretendo usar com uma omni de uns 13~15 dbi pra ver como fica o sinal ao redor de casa(casa mais alta, vizinhança de baixa renda usando 3G). Ela sustenta, por exemplo, 20 conexões de 1Mbit ? Penso em antena Oiw ou talvez hyperlink.. Sem ter idéia da aceitação não tem como investir em setorial ainda..

    Agradeço qualquer ajuda.
    Vai ser difícil um número mesmo aproximado, pelo fato de usar 3G. Mesmo que você tenha download suficiente, não vai ter o upload e daí quando aumentar um pouco o número de usuários, o upload pode limitar o desempenho e você achar que foi o rádio que chegou no limite.

  9. #29

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vai ser difícil um número mesmo aproximado, pelo fato de usar 3G. Mesmo que você tenha download suficiente, não vai ter o upload e daí quando aumentar um pouco o número de usuários, o upload pode limitar o desempenho e você achar que foi o rádio que chegou no limite.
    Acho que não me expressei bem.. A vizinhança é que ainda usa conexão via 3G e sem dúvida não é a melhor coisa do mundo.. Por isso acho que um link de rádio estável de 512Kbit/s para cada um deles já seria um avanço.
    Sou um feliz usuário de GVT e também há possibilidade de link da Oi.

    Extrapolando, se conseguir sustentar 20 clientes a 1Mbit/s no transmissor já to contente (trafego internet + trafego de cache).

    Mas se não, o que permitiria esse volume de conexões?

    Novamente grato.
    Última edição por dmknob; 19-06-2012 às 09:45. Razão: ambiguidade

  10. #30

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    vai depender do perfil dos usuarios ,de quanto de banda eles utilizam se diariamente ou intervalos,mas em 2.4 em B conseguem trafegar 11mbps ,então vamos supor seu plano de 1mb,11 usuarios online ja consome tudo,mas para chegar esse numero de usuarios online a partir de 15 cadastrados ate 20 e bom ficar atento a navegação.

  11. #31

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    vai depender do perfil dos usuarios ,de quanto de banda eles utilizam se diariamente ou intervalos,mas em 2.4 em B conseguem trafegar 11mbps ,então vamos supor seu plano de 1mb,11 usuarios online ja consome tudo,mas para chegar esse numero de usuarios online a partir de 15 cadastrados ate 20 e bom ficar atento a navegação.
    super estimou Jailton?

    Em B não vai conseguir isso.
    Já em G consegue, mas perde um pouco em alcance.

    Eu não sei bem como funciona, mas notei uma coisa no AirOs. Se deixar só em B, o CCQ fica praticamente em 100%. Mas em B/G ou G o CCQ cai bastante, mas a navegação continua muito boa.
    Isso para mim sempre foi um mistério, mas como está funcionando bem, não esquento muito a cabeça. Só gostaria de entender.

    Carlos

  12. #32

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Super estimei sim,mas de acordo com o numero de clientes cadastrados e plano de navegação,mas em "cartão" já obtve exito em até 15 cadastrados media 10 on line em horaros de pico "xr2",bullet 2 ja tive isso tbm, planos de 512k e poucos de 1mb ,mas o pefil dos usuarios era de pouco consumo de banda,em B e G nunca utilizei,somente em B,e bom ir fazendo sempre um acompanhamento mas em media e isto 15 usuarios cadastrados no maximo,apartir de ai e risco.
    Última edição por jailtonnetlink; 19-06-2012 às 13:45. Razão: verificação de usuarios cadastrados.

  13. #33

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Beleza Jailton.
    Planos de 512k daí sim fica mais viável.
    Se puxar para G deve aumentar sensivelmente a capacidade.

    Consigo 30 online em um XR2 configurado B/G, mas todo mundo modulando data rates em G, de 24 para cima.
    E plano de 1 mega.
    Mas também estou sempre de olho no perfil do pessoal e no registration para ver se tem alguém que possa prejudicar com data rates mais baixo. De vêz em quando alguém cai para 11, mas logo sobe.

  14. #34

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Aproveitando o tópico, gostaria de saber se é possível utilizar rocket m5 + omni ubnt 10dbi em uma torre que já funcione uma antena de 12dbi omni + bullet 2hp, e qual seria a distância a manter entre as duas antenas.

    No meu ver seria uma boa forma de melhorar a estrutura de um provedor pequeno sem ter que trocar todos os equipamentos dos clientes, ou seja, trabalhando em 2.4 normal, e em 5.8 com airmax. Dessa forma só precisaria trocar de equipamente, onde não ficasse legal com 2.4, ou o cliente fosse mais exigente, velocidades + altas, etc. O que acham?

  15. #35

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Uso Omni Ubiquiti, 2.4 10dbi e no momento com 20 clientes. Melhor Omni de todos os tempos! Estou precisando de eleva-la, por enquanto está só há 12 metros de altura, atendo clientes desde 30 até 500 metros, estou preparando uma elevação para 20 metros de altura pq to com muitos pontos com bloqueio de visada. O cliente mais perto tá com sinal saturado, 100%, mas ta funcionando blz, ele tá a uns 5 metros de desnível em relação a Omni.
    O "problema" que to tendo em alguns clientes com Nanostation Loco M2 e Nanostation M2 é que o sinal da polarização horizontal e vertical nunca são iguais, as vezes chega fica -10dbm de diferença entre as polaridades. Li no forum da UBNT q até 10dbm é aceitavel. A maioria dos clientes tá com -3 a -5dbm de diferença entre horizontal e vertical. O que os experts acham disso?

  16. #36

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    ta fora de nivel seja a omni ou os nano

  17. #37

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Fora de nível, em que sentido? Vc fala em relação ao solo?

  18. #38

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Fora de nível, em que sentido? Vc fala em relação ao solo?
    Ela tem que ficar no nivel "nivelada" tanto H como V, assim como as basestation, rocket dish e afins


  19. #39

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    É dificil nivelar, em muitos locais de instalação no cliente por exemplo, vc pega uma parede com reboco torto, o suporte tipo cavalete por exemplo tb as vezes vem soldado todo torto de fabrica, vc nivela com um nivel pra furar certim na parede, mas nunca fica 100% no nivel, entao por mais que vc fixe no nivel, prenda a antena no nivel, fica um pouco desnivelado. É complicado...

  20. #40

    Padrão Re: Duvida Usar uma omini Ubiquiti ou uma BaseStation 120°

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Essa é uma percepção equivocada que muito dono e técnico de provedor tem.
    A cada 3 DBi a potência irradiada dobra, portanto, usar uma antena de 13 no lugarde uma antena de 10 faz uma diferença danada.

    Agora fica ligado que isso não significa que o sinal vai fazer o dobro da distância, ok?

    Muito bem, vamos falar das antenas omni polarização dupla da Ubiquiti... Pega a ficha técnica da antena e observa o perfil do lóbulo de elevação. Essas antenas omni da Ubiquiti pussuem apenas 10 graus de elevação, isso significa duas coisas:
    1) ao colocar ela muito baixo você terá problema de obstrução de visada.
    2) se colocar ela muito alto os clientes próximos do POP terão problemas para se conectar com qualidade.

    Essa Omni dupla polarização da Ubiquiti é bastante complexa e o instalador tem que saber muito bem o que está fazendo pra ficar legal.

    Na dúvida, eu recomendo que você faça com a setorial. Pode ser a de 90 ou a de 120 graus.

    Abraço,

    ZéAlves
    Você diz que o instalador tem que saber muito bem o que ta fazendo par instalar essas Omnis, eu instalei confesso sem me preocupar muito, instalei como sempre fiz com outras Omnis. Apenas me preocupei em deixa-la nivelada com o solo e com o lobulo de irradiação em mente. Ainda preciso de altura, mas existe alguma coisa a mais que eu deva me preocupar?