Boa noite
Tenho a intenção de fazer um up no meu provedor mas estou com duvida em qual equipamento utilizar.
Atualmente tenho cerca de 100 clientes em um servidor desktop com mikrotik configurado pppoe, 5 repetidoras com rb´s com ponto a ponto em 5.8 em antenas de disco da Aquario e com painéis 20 dbi 2.4 com cartões configurados em modo B, tenho clientes com ate 5 km de distancia.
Hoje eu vendo no máximo 500k e em testes não consigo chegar muito mais de 1 mb nos clientes, gostaria de oferecer planos com 1, 2, 4 mb com qualidade.
Tenho consciência que terei que migrar para 5.8 nos clientes já que na minha cidade existe uma enorme poluição em 2.4.
Gostaria de saber da experiencia do pessoal do fórum em qual equipamento investir pois tenho visto opiniões diferentes sobre equipamentos da ubiquiti, alguns dizem que é o melhor equipamento da atualidade com melhor sinal, maior alcance, que o airmax é ótimo etc., outros dizem que ubiquiti é pra quem quer economizar porque tem baixo processamento, trava, que funciona melhor sem o airmax e assim por diante.
Até agora pensei nas seguintes opções:
- Painel 5.8 com Bullet em bridge, e clientes com airgride
- Painel 5.8 com Rb e cartão padrão N, e clientes com airgride
- Basestation ubnt com Rocket m5 e clientes com airgride ou nanogride
- Basestation ubnt com rb cartao mimo 2x2 e clientes com airgride ou nanogride
E nos ponto a ponto:
- deixar as rb´s com cartões e as antenas aquario
- mudar para nanobridge
Detalhe, não sei se as combinações repetidora x cliente estão certas e coloquei basestation com cartão mimo porque não conheço mais nenhum painel mimo 2x2.
Também gostaria de saber qual alcance e capacidade conseguiria com as combinações sugeridas por vocês.
Obs.: Os equipamentos devem ser homologados.