+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache com velocidades diferentes.

    Seguinte galera, tenho um tander cache 3.1 na minha rede e está funcionado perfeitamente, uso hotspot e tenho velocidades de 500k, 1 mega e 2 megas para os clientes não uso cache full. O que eu quero fazer é limitar o que está no cache para uma velocidade maior do que contratada, ou seja, se o cliente tem o plano de 1 mega o que ta no cahe vai pra ele 5 megas e se não tiver no cache vai na velocidade normal.
    tenho um pcc rb 450g com 4 links,
    mk-auth
    e rb 1100 para autenticação radius






    Será que tem como fazer isso??????

  2. #2

    Padrão Re: Cache com velocidades diferentes.

    Você tem uma faixa de IP diferente para clientes de acordo com o plano que ele tem ? Acho que se usar a mesma faixa, você poderia diferenciar eles através de uma address list (mais trabalhoso), para dai em cima disso fazer uma regra de cache full de acordo com o plano.

  3. #3

    Padrão Re: Cache com velocidades diferentes.

    E só tenho uma faixa de ip para os cliente, a minha e saber se tem como fazer isso por site ao invez de ip.
    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Você tem uma faixa de IP diferente para clientes de acordo com o plano que ele tem ? Acho que se usar a mesma faixa, você poderia diferenciar eles através de uma address list (mais trabalhoso), para dai em cima disso fazer uma regra de cache full de acordo com o plano.

  4. #4

    Padrão Re: Cache com velocidades diferentes.

    O que você precisaria seria marcação de pacotes. Se não me engano, o Thunder marca os pacotes com TOS 8, então, no seu Mikrotik, você precisaria de uma queue-tree, onde os pacotes marcados com TOS 8 teriam uma velocidade diferenciada.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  5. #5

    Padrão Re: Cache com velocidades diferentes.

    Amigo, existe uma maneira de fazer a configuração para isso, se vc estiver interessado entre em contato comigo no msn, que eu te ajudo a fazer, depois vc posta a solução aqui.

  6. #6

    Padrão Re: Cache com velocidades diferentes.

    O jeito mais facil é usar cada plano em uma faixa de ip diferente!!

  7. #7

    Padrão Re: Cache com velocidades diferentes.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Você está usando thundercache em que sistema operacional ?
    no debian na iso do mk-auth

  8. #8

    Padrão Re: Cache com velocidades diferentes.

    Olá

    O que vc precisa para setar velocidades diferentes vindo do cache é utilizar como tipo de queue o método pcq (em Queue Types). Cria um pcq para cada plano.
    Baseado em suas informações de rede, imaginando que a marcação de pacotes TOS vinda do seu cache esteja efetuada a melhor forma é criar regras simple queue (1 para cada plano) e deixa-las no topo. Neste caso você vair informar os ips dos planos, inserindo os mesmos em Target Adress.

    Exemplo da regra no queue simple.:

    name="CachePlano1Mega" target-addresses=192.168.1.10/32,192.168.1.20/32,2192.168.1.21/32 dst-address=0.0.0.0/>
    interface=all parent=none packet-marks=thunder_packs direction=both
    priority=5 queue=default-small/cache-plano1mega limit-at=0/0
    max-limit=0/0 burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s
    total-queue=default-small

    onde em:
    - target-addresses, são seus ips do 1 Mega
    - thunder_packs, é sua marcação TOS
    - cache-plano1mega, sua regra pcq em Queue Types, definindo os 5 Megas.

    Exemplo da regra pcq cache-plano1mega

    name="cache-plano1mega" kind=pcq pcq-rate=5120000 pcq-limit=50
    pcq-classifier=dst-address pcq-total-limit=2000

    Att.