Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Me desculpe mas eu não tenho preguica de montar cabo, nem cada!

    confiabilidade de software? sei la, muitas versões wireless do mikrotik to achando muito pessima.

    omnitik + sxt, tenho uma celula aqui, pra falar verdade de 40 radios tenho 2 que não conecta mais e dos 40 queimaram a fonte uns 10 +-.
    se falar que a fonte é 24V original, dai vc vai la em system healt, ou mede via multimetro e não pasa de 18v. isso sim é PLENA CONFIABILIDADE!

    tanto é que voltei a usar os nanos. airgrid tbem no meu ver não eh confiavel.

    eu na realidade compro de tudo que é novo aqui, vou testando, acompanhando , vendo isso aquilo

    por exemplo se eu pegar todas as minhas rbs que estão atualmente na versão 3.30 e passar elas para 4.17 ou 5.7, meu grafico geral de consumo mudaaa muito, e as reclamações aparecem. volto para a 3.30 fica bom denovo.
    Eu não sou chato, e posto a realidade. pra min a mikrotik tem ficado a desejar e não é pouco não. unica coisa que o software deles é muito ambrangente, faz muita coisa pelo valor. tenho 2 certificações da mikrotik, nem por isso tenho olhos só pra mikrotik.


    e o que a ubiquiti mecheu no mundo não espere que é pouca coisa.
    Uma pergunta ao amigo aproveitando a deixa,ainda nao fiz nenhum downgrade de versao no Mk o amigo tem como me passar o procedimento pra voltar a versao 3.30?
    Abs.

  2. #22

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Uma pergunta ao amigo aproveitando a deixa,ainda nao fiz nenhum downgrade de versao no Mk o amigo tem como me passar o procedimento pra voltar a versao 3.30?
    Abs.
    Coloca os arquivos da versão 3.30 dentro de Files

    Vai em /System packages, downgrade

    A Rb irá reiniciar e voltará para a versão 3.30, se não voltar olhe nos logs o problema

    Se tiver Algum cartão mimo, não vai mais funcionar, pois a 3.30 não tem drivers para cartões N, ou seja, não irá aparecer os cartões na Aba wireless
    e se Alguem esta com a versão 5.x, utilizando protocolo any, nstreme, nv2, será necessario deixar na opção "unspecified", caso contrario irá retornar a RB com as configuração default, e desabilitado.

  3. #23

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Coloca os arquivos da versão 3.30 dentro de Files

    Vai em /System packages, downgrade

    A Rb irá reiniciar e voltará para a versão 3.30, se não voltar olhe nos logs o problema

    Se tiver Algum cartão mimo, não vai mais funcionar, pois a 3.30 não tem drivers para cartões N, ou seja, não irá aparecer os cartões na Aba wireless
    e se Alguem esta com a versão 5.x, utilizando protocolo any, nstreme, nv2, será necessario deixar na opção "unspecified", caso contrario irá retornar a RB com as configuração default, e desabilitado.
    Hum entendi,boa a dica da versao 5.x,mas se quiser depois fazer upgrade novamente pra outra versao nao tem problema né?
    Outra pergunta da pra fazer o down ou up remotamente nao da?

  4. #24

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Hum entendi,boa a dica da versao 5.x,mas se quiser depois fazer upgrade novamente pra outra versao nao tem problema né?
    Outra pergunta da pra fazer o down ou up remotamente nao da?
    upgrade não tem problema

    Sim é remotamente via winbox

  5. #25

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Me desculpe mas eu não tenho preguica de montar cabo, nem cada!

    confiabilidade de software? sei la, muitas versões wireless do mikrotik to achando muito pessima.

    omnitik + sxt, tenho uma celula aqui, pra falar verdade de 40 radios tenho 2 que não conecta mais e dos 40 queimaram a fonte uns 10 +-.
    se falar que a fonte é 24V original, dai vc vai la em system healt, ou mede via multimetro e não pasa de 18v. isso sim é PLENA CONFIABILIDADE!

    tanto é que voltei a usar os nanos. airgrid tbem no meu ver não eh confiavel.

    eu na realidade compro de tudo que é novo aqui, vou testando, acompanhando , vendo isso aquilo

    por exemplo se eu pegar todas as minhas rbs que estão atualmente na versão 3.30 e passar elas para 4.17 ou 5.7, meu grafico geral de consumo mudaaa muito, e as reclamações aparecem. volto para a 3.30 fica bom denovo.
    Eu não sou chato, e posto a realidade. pra min a mikrotik tem ficado a desejar e não é pouco não. unica coisa que o software deles é muito ambrangente, faz muita coisa pelo valor. tenho 2 certificações da mikrotik, nem por isso tenho olhos só pra mikrotik.


    e o que a ubiquiti mecheu no mundo não espere que é pouca coisa.
    Caro colega, você pode até estar achado que estou pegando no teu pé, mas não eh!
    Só acho pela experiência, pode ser que você tenha mais do que eu, que ubiquiti ainda não superou mikrotik.
    Não sou apaixonado por mikrotik, sou um empresario num ramo muito concorrido e desleal e não posso me dar a esse luxo de paixão, o negócio não suporta.
    Se amanhã aparecer algo melhor que mikrotik, vou mudar, meu negócio depende disso.
    Mas hoje, ubiquiti está completamente fora de questão.
    Sigo um ditado que diz: nem na vanguarda, nem da retaguarda!

    Acho que estou na ala central com mikrotik.

    Quando ele deixar de ser interessante, buscarei outra solução, como já fiz outras vez.

    Abraços.

  6. #26

    Thumbs up Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Primeira recomendação: baixe a potência deste rádio. Configure para card-rates=16 e depois para 13. Faça testes de bandwidth com TCP, 40 sessoes, apenas uma direção. Verifique em qual deles o CCQ ficou melhor. Se o sinal "piorar" muito, volte as antenas e alinha direito.

    Segunda recomendação: configure as HT MCS para operar somente em umas duas faixas, tipo a 13 e 14 ou 14 e 15 (tanto em basic como supported). Configure o HT Chains (rx e tx) para usar as duas chains (2 canais) e escolha na guia wireless operar em 20/40 Mhz above (isto fará com que consiga a maior banda possivel no enlace. Caso não necessite de "toda a banda" alcançada, configure apenas uma chain e use 20 Mhz).


    Teste os canais da faixa alta do 5Ghz (5725 a 5850). Se estiver complicado operar nos mesmos, tente a faixa média (provavelmente deverá editat as scan list e usar o superchannel para abrir todos).

    Terceira recomendação: caso esteja oscilando ou apresentando lentidão, configure o TDMA period size para 4, 6 ou 10 (teste em cada um desses valores e verifique se ocorreu diferença).


    Por último, se puder testar com fontes de maior corrente, faça-o.
    Voltando ao assunto do tópico, Sergio fiz alguns testes em bancada aplicando suas dicas, consegui 50 Mega Full até mais em alguns momentos, latência lá em baixo, ficou estabilizado por um bom tempo com o btest rolando sem quedas ou oscilações, só não consegui mudar na aba HT MCS pois só abre desabilitado, fiquei surpreso com o desempenho dos cartões SR71-15.
    Vou postar alguns print´s e se tiver algo errado ou que eu possa estar fazendo para melhorar por favor opine. Abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sr71 wireless.jpg
Visualizações:	259
Tamanho: 	49,9 KB
ID:      	35499   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sr71 ht.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	38,2 KB
ID:      	35500  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TESTE BANCADA SR71-15 2.jpg
Visualizações:	225
Tamanho: 	60,3 KB
ID:      	35501  

  7. #27

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Só uma dica:

    Se não precisar de toda essa banda muda Channel Width pra 20 mhz, pois assim você ocupa menos o espectro e ainda sabe o valor de banda FIXO do seu ptp, pois como esta em 20/40 mhz ele ira modular sozinho dai ele modula sozinho em 20 mhz ou 40 mhz, e você fica achando que tem x de banda dai o sistema modula em 20 mhz e o seu ptp não suporta o tráfego.

  8. #28

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Opa, vlw Olivionet. No meu caso irei sim precisar dessa banda por enquanto, acho que vai dar pra chegar no Natal penso eu...rsrsrsrss

  9. #29

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Amigos os testes em bancada foram bons, mas em campo está sendo bastante trabalhoso, consegui um sinal semelhante ao de teste de bancada, -58/-58 o ping ficou entre 12ms e 18ms (estranho).
    Já tentei várias configurações nos cartões e nada, o pior é que qdo mando um Btest o enlace cai e não volta mais...ainda bem que está em paralelo com meu enlace atual, só vou migrar qdo obtiver sucesso absoluto. Se de tudo não conseguir pelo menos uns 40 Mega Full vou apelar pra Micro ondas.

  10. #30

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Amigos os testes em bancada foram bons, mas em campo está sendo bastante trabalhoso, consegui um sinal semelhante ao de teste de bancada, -58/-58 o ping ficou entre 12ms e 18ms (estranho).
    Já tentei várias configurações nos cartões e nada, o pior é que qdo mando um Btest o enlace cai e não volta mais...ainda bem que está em paralelo com meu enlace atual, só vou migrar qdo obtiver sucesso absoluto. Se de tudo não conseguir pelo menos uns 40 Mega Full vou apelar pra Micro ondas.
    Uma dica cara,ate 6 meses atras eu nao tinha experiencia nenhuma com enlaces NV2 mas depois de fechar mais de 10 enlaces assim te dou um conselho,alinhe muito ate a exaustao pois usando esse protocolo o alinhamento parece que se torna ainda mais fino a ponto de vc fechar um ptp usando banda A com ccq 100% e tal e depois so de ativar o NV2 o enlace fica ruim,um ponto a ser observado e o ccq quando o alinhamento nao esta perfeito o sinal fica otimo mas o ccq fica horrivel(com NV2) ja tive ptps com -38 de sinal e ccq variando em 70-80%.

    Ah o ping aumenta um pouco mesmo depois que o trafego rola vc nem percebe a diferenca.

    Abs.

  11. #31

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Uma dica cara,ate 6 meses atras eu nao tinha experiencia nenhuma com enlaces NV2 mas depois de fechar mais de 10 enlaces assim te dou um conselho,alinhe muito ate a exaustao pois usando esse protocolo o alinhamento parece que se torna ainda mais fino a ponto de vc fechar um ptp usando banda A com ccq 100% e tal e depois so de ativar o NV2 o enlace fica ruim,um ponto a ser observado e o ccq quando o alinhamento nao esta perfeito o sinal fica otimo mas o ccq fica horrivel(com NV2) ja tive ptps com -38 de sinal e ccq variando em 70-80%.

    Ah o ping aumenta um pouco mesmo depois que o trafego rola vc nem percebe a diferenca.

    Abs.
    Olá amigo, obrigado pela dica, amanhã vou ficar o dia todo por conta deste enlace e mais tarde posto aqui o que consegui.

  12. #32

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    É pessoal, ta difícil, hj tentei mais um pouco e só consegui 20 mega full, ping oscilando muito e momentos de queda do enlace... notei que o CCQ realmente não fica bom, em torno de 62/67%...
    Que cabo vcs tem usado para a Dish, pq cabo grosso tipo LMR400 não tem como fazer a ponta SMA da dish... Ta osso viu.
    Obs> Só tem post meu aqui...rsrsrsrsss

  13. #33

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    É pessoal, ta difícil, hj tentei mais um pouco e só consegui 20 mega full, ping oscilando muito e momentos de queda do enlace... notei que o CCQ realmente não fica bom, em torno de 62/67%...
    Que cabo vcs tem usado para a Dish, pq cabo grosso tipo LMR400 não tem como fazer a ponta SMA da dish... Ta osso viu.
    Obs> Só tem post meu aqui...rsrsrsrsss
    E ai cara blz?
    Nem tinha reparado que vc ta usando dish ao inves de Oiw cara,que cabo vc ta usando pra interligar e qual o tamanho? vc pode fazer um LMR 400 e na ponta dele usar um pigtail desses pequenos de 20cm.
    Outra coisa vi la no seu primeiro post os prints,deixa marcado tds aqueles Ht AMPDU priorits,testa com country code diferente,na aba Ht MCS tanta deixar marcado os mais baixos primeiro e conforme vc estabiliza o ccq vc vai aumentando,verifica as fontes e por ultimo mantenha uma boa distancia de outros links de longa distancia ou com potencia mais elevada.
    Tenta isso e depois posta ai o resultado.

    Abs.

  14. #34

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    E ai cara blz?
    Nem tinha reparado que vc ta usando dish ao inves de Oiw cara,que cabo vc ta usando pra interligar e qual o tamanho? vc pode fazer um LMR 400 e na ponta dele usar um pigtail desses pequenos de 20cm.
    Outra coisa vi la no seu primeiro post os prints,deixa marcado tds aqueles Ht AMPDU priorits,testa com country code diferente,na aba Ht MCS tanta deixar marcado os mais baixos primeiro e conforme vc estabiliza o ccq vc vai aumentando,verifica as fontes e por ultimo mantenha uma boa distancia de outros links de longa distancia ou com potencia mais elevada.
    Tenta isso e depois posta ai o resultado.

    Abs.
    E aí Fernandols, blza... Cara estou usando um cabo de 80cm que eu mesmo fiz usando RGC58 da DataLink, depois de feito medi com multímetro pra ver se ficou bem isolado.
    Procurei pra comprar pronto e só encontrei deste tipo.
    Mais acho que o cabo ficou legal pq o sinal consegui -58 a +ou- 15Km visada 100% potencia em 19dbm, agora pode ser que que tenha alguma outra perda sei lá.
    Tem algum forma de habilitar o HT MCS, pq aqui fica em cinza (desativado) rsrsrsrsss...
    Vou testar sua dicas daqui a pouco e posto aqui como ficou.
    Por enquanto muito obrigado meu amigo.

  15. #35

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    E aí Fernandols, blza... Cara estou usando um cabo de 80cm que eu mesmo fiz usando RGC58 da DataLink, depois de feito medi com multímetro pra ver se ficou bem isolado.
    Procurei pra comprar pronto e só encontrei deste tipo.
    Mais acho que o cabo ficou legal pq o sinal consegui -58 a +ou- 15Km visada 100% potencia em 19dbm, agora pode ser que que tenha alguma outra perda sei lá.
    Tem algum forma de habilitar o HT MCS, pq aqui fica em cinza (desativado) rsrsrsrsss...
    Vou testar sua dicas daqui a pouco e posto aqui como ficou.
    Por enquanto muito obrigado meu amigo.
    Nada cara que isso tamo ai é pra ajudar,tem sim como habilitar o MCS veja se na aba Data rates vc nao deixou marcado como Default,o certo seria deixar Configured marcado do contrario ele nao deixa habilitar o MCS mesmo,testa la que vai funcionar com certeza.