+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com VPN em MK

    Boa amigos do under to precisando de uma ajuda aqui para configurar uma VPN entre varios pontos,o cenario vai ser o seguinte:
    Serao 11 pontos ao total sendo que no maximo 3 ou 4 serao atendidos pela nossa rede os outros pontos sera ADSL ou 3G,pensei em usar Mikrotik(RB750) pois pelo que andei lendo seria mais descomplicado de fazer,os tutoriais que achei nao abordam exatamente esse cenario,ai eu pergunto e possivel fechar essas VPNs usando links distintos? no caso das filiais que terao ip dinamico como seria essa configuracao?
    Agradeco a quem puder ajudar.

    Abs.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com VPN em MK

    Sim, é possível usando links distintos. Se vc usar openvpn no Mikrotik,a configuração do cliente será a mesma tanto para ip fixo quanto para ip dinâmico.
    No caso se precisar de rotas entre as redes, vc pode usar openvpn+rip no mikrotik ( configuracao mais simples, mas se quiser pode usar bgp também ).

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com VPN em MK

    Amigo, se vc quer interligar rede o melhor mesmo é usar ipsec, é bem tranquilo de se trabalhar.
    Qualquer duvida estou a disposição.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com VPN em MK

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Sim, é possível usando links distintos. Se vc usar openvpn no Mikrotik,a configuração do cliente será a mesma tanto para ip fixo quanto para ip dinâmico.
    No caso se precisar de rotas entre as redes, vc pode usar openvpn+rip no mikrotik ( configuracao mais simples, mas se quiser pode usar bgp também ).
    sim amigo irei precisar de rotas pq esta decartada a hipotese de atendermos tds os pontos pela nossa rede entao dependeremos de configurar alguns pontos da VPN com internet de outras empresas,vc poderia me dar mais detalhes dessa configuração com openvpn+rip?

    Abs.


    Citação Postado originalmente por guiferti Ver Post
    Amigo, se vc quer interligar rede o melhor mesmo é usar ipsec, é bem tranquilo de se trabalhar.
    Qualquer duvida estou a disposição.
    entendi,mas andei lendo que seria bem mais complicado por ipsec,será que isso procede? usando Mk como seria o esquema? precisaria de mais algum equipamento alem das Mks?

    Abs.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com VPN em MK

    Amigo, eu prefiro ipsec pelo funcionamento ser mais simples, mais a dificuldade vai de cada um.
    Qualquer coisa me add no msn para podermos trocar uma ideia.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com VPN em MK

    Citação Postado originalmente por guiferti Ver Post
    Amigo, eu prefiro ipsec pelo funcionamento ser mais simples, mais a dificuldade vai de cada um.
    Qualquer coisa me add no msn para podermos trocar uma ideia.
    ok cara é pq eu li que por ipsec os ips nao poderiam ser nateados e tal...bom vou te add sim vlw.

    se alguem tiver mais alguma ideia postem por favor.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com VPN em MK

    Ola conseguiu resolver a vpn? eu to com um problema parecido, porem aqui os escritorios do cliente que são 3 estão em minha rede, colocando eles na mesma faixa de ip com mascara 248, eles compartilham arquivos e impressoras, mas ficam expostos a outros clientes, e por isso pensei em fazer vpn autenticando os roteadores em pptp ou ipsec, mas ja tentei varias formas, mas não consigo fazer enchergar os pcs atras de cada roteador.
    Como vc fez?

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com VPN em MK

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ola conseguiu resolver a vpn? eu to com um problema parecido, porem aqui os escritorios do cliente que são 3 estão em minha rede, colocando eles na mesma faixa de ip com mascara 248, eles compartilham arquivos e impressoras, mas ficam expostos a outros clientes, e por isso pensei em fazer vpn autenticando os roteadores em pptp ou ipsec, mas ja tentei varias formas, mas não consigo fazer enchergar os pcs atras de cada roteador.
    Como vc fez?
    Cara ainda nao implantei a VPN mas montei alguns cenarios de testes e consegui rodar sem problemas,vou te passar uns tutoriais
    que me ajudaram a fazer funcionar aqui.

    Ai vai.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos VPN PPTP entre dois MK.pdf   VPN L2TP entre dois MK.pdf  

    VPN PPTP para acesso de maquinas.pdf  

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com VPN em MK

    Para usar openvpn+rip, faca o seguinte: configure o openvpn sem marcar a opcao default.
    Em routing/rip/interfaces/rip settings marque somente a opcao redistribute static routes
    Em routing/rip/networks cadastre as redes que estao conectadas ao roteador

    Com isto, quando a interface ovpn- subir, o rip vai distribuir as rotas.

    Em hipotese alguma, marque redistribute connected routes, pois isto vai fazer com que o rip entre em loop, fazendo que a rota que estiver no roteador 1 seja copiada para o roteador 2, a do roteador 2 para o roteador 1 e por ai vai.