+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos para provedor

    Olá, sou novo por aqui, ja tenho experiencia com provedores de internet, mais em um pequeno, onde o dono ñ tem muitos planos de evoluir. Estou prestes a abrir o meu, e gostaria de saber a opinião de vocês sobre os equipamentos que irei utilizar.

    Equipamentos internos
    RouterBoard Mikrotik RB1200
    HUB-SWITCH 24P AIR LIVE FSH2402NT V2 GIGABIT
    Equipamentos Externos:
    Bridge Ubiquiti AirGrid M5 23dBi - enlace link ponto de acesso
    WITCH GTS NETWORK 8 PORTAS - para uma possível expansão a cabo
    Antena Aquário Omnidirecional MM2415O
    bullet 2 ou bullet 2 hp.

    gostaria da opinião de vocês, uma cidade praticamente plana, pequena e pouca interferência.

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    Citação Postado originalmente por israelalbuquerque Ver Post
    Olá, sou novo por aqui, ja tenho experiencia com provedores de internet, mais em um pequeno, onde o dono ñ tem muitos planos de evoluir. Estou prestes a abrir o meu, e gostaria de saber a opinião de vocês sobre os equipamentos que irei utilizar.

    Equipamentos internos
    RouterBoard Mikrotik RB1200
    HUB-SWITCH 24P AIR LIVE FSH2402NT V2 GIGABIT
    Equipamentos Externos:
    Bridge Ubiquiti AirGrid M5 23dBi - enlace link ponto de acesso
    WITCH GTS NETWORK 8 PORTAS - para uma possível expansão a cabo
    Antena Aquário Omnidirecional MM2415O
    bullet 2 ou bullet 2 hp.

    gostaria da opinião de vocês, uma cidade praticamente plana, pequena e pouca interferência.
    Olá,
    Amigo você precisa nos fornecer maiores informações.
    Quantos clientes precisa atender?
    Uma única torrre atenderá todos os clientes?
    Como é a interferência em 2.4 ae?

    De cara já posso te falar pra subistituir essa omni e colocar paineis setoriais, ou mesmo nanostation como AP.

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    40troca a antena omni, e coloque 3 paineis da wirelink ou 2.4 ou 5.8
    evite switchs na rede, ao invez dele utilize rbs como rb 750 que é bem barata assim terá mais gerenciamento

  4. #4

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    complementando amigo, use apenas 5.8, "menor interferencia" e mais praticidade. se for apenas 40 clientes, use 2 paineis 5.8, com cartoes xr5, pois assim vc podera aumentar os clientes ate uns 80 ou mais sem se preocupar.

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    /amigo rick sem querer desmerecer seu post so que o leigo em RF sempre falara sobre o 5.8

    quem esteve no mum bahia saberá do que falo



    maneira mais facil pra um leigo é "use 5.8 com xr5" potencia demais nao quer dizer qualidade falo isso a anos aki

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    /Acronimo amigo eu realmente sou leigo, mais estamos ae aprendendo ai cada dia que passa, e peço desculpa se falei errado alguma coisa. Porem so falei por experiencia propria, temos 5mil clientes e usamos basicamente isso. abrço

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    de inicio pouco mais de 60 clientes, isso em quatro pontos da cidade, cobrindo 100% dela, baixa interferência na rede. Quanto a nanostation qual vc recomenda?

  8. #8

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    Olha pelo que vc esta relatando, não precisa de 5.8.
    Se de inicio vc vai atender pouco mais de 60 clientes esqueça omini.
    Use painel setorial, com RB + cartão, eu iria lhe aconselhar EMP8602 plus s ou 8603, mas ambos estão com homologação suspensa.
    Então faça o seguinte monte uma torre principal no centro, com 4 setorial Wavelan - Vertical ou Horizontal, veja qual melhor ai, se seu concorrente é vertical compre Horizontal.
    Compre elas com entrada p/ cabo rgc213, e ligue bullet 2 hp, configure a potencia dele pq ele é muito forte.
    Com essa configuração vc pode migrar os clientes do concorrente p/ o seu sem prejudicar qualidade, nem fazer o cliente por a mao no bolso.

    Uma coisa muito importante mais até que os equipamentos que link vc vai usar?
    Quais planos vai oferecer?

    Ps. nas redondezas da cidade onde ve que não pega seu sinal e nao tera mais que 20 clientes on, pode montar com omni + bullet 2 hp (mais sensivel que ou bullet2)

  9. #9
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    Citação Postado originalmente por RickBrito Ver Post
    /Acronimo amigo eu realmente sou leigo, mais estamos ae aprendendo ai cada dia que passa, e peço desculpa se falei errado alguma coisa. Porem so falei por experiencia propria, temos 5mil clientes e usamos basicamente isso. abrço

    Que isso amigo nao foi nada, nao tem que pedir desculpas, mas ja que tem 5 mil clientes, vc com total e plena certeza tem um engenheiro responsável estou certo? pois sou responsavel em redes grandes e pequenas, e a maior rede que administro pops junto com minha equipe tem um anel de media de 1000 km de pops, presente em 75 cidades, e sempre optamos em um planejamento primeiro antes de montar qualquer estrutura, com 5 mil clientes nao queria estar na sua pele na hora de ter sido comprar kit cliente né rsr, deve ter gastado horrores,

    aki atualmente optamos tb em certos pontos em usar omnitik, e nos clientes krazer ou se possivel SXT pois o rendimento é maior, mas vendemos banda alta media de 1, 2, 3 até 10 mbs,

    hoje contamos com media de 50 mb dedicado oscioso, pela algar, e tudo ta fluindo mesmo pelo 2.4

    Amigo Edmarmega falou certo,

    Amigo Felipewm fiz isso tb, hoje um dos meus funcionarios é praticamente socio 50% em uma nova empresa que fundamos para pegar alguns pontos distantes, e estamos agora com net rural, em 900 mas somente em area rural, "boa rural nisso" pegar fazendas bem distantes

  10. #10

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    /Acronimo amigo, temos 900mhz, 2.4 e 5.8, claro qe a maioria agora são 5.8, eu dei o conselho de 5.8 pois ele ta começando agr e ja pode começar uma coisa para nao dar muito trabalho, porem agente começou aqui desde a net discada em veio subindo e evoluindo, temos muitos 2.4, porem estamos tentando passar tdo para 5.8, mais mesmo assim a muitos 2.4, pois no sitios, fazendas e cidades com poucos habitantes basta uma omni 2.4 e fica de boas, nao vamos gerenalizar, atendemos o sul de MS, aqui as coisas ainda tão engatinhando, fica longe dos grandes centros, porem estamos na luta para sempre melhorar e nao temos engenheiro, temos um patrão e funcionarios que estao sempre pesquisando melhorias e se adaptando a ocasiao. Voce disse que fornece planos de 10mb, com certeza deve ter cache full, como seus 2.4 aguenta passar tanto trafico?

  11. #11

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    amigo, o provedor dele é em uma cidade, a minha é uma cidade 98 km distante da dele, então acho que ñ corre o risco de pegar algum cliente dele ñ, e outra, ja fui funcionario, hj sou sócio. pedi ajuda quanto ao equipamento, e ñ sua opinião sobre funcionarios.

  12. #12

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Olha pelo que vc esta relatando, não precisa de 5.8.
    Se de inicio vc vai atender pouco mais de 60 clientes esqueça omini.
    Use painel setorial, com RB + cartão, eu iria lhe aconselhar EMP8602 plus s ou 8603, mas ambos estão com homologação suspensa.
    Então faça o seguinte monte uma torre principal no centro, com 4 setorial Wavelan - Vertical ou Horizontal, veja qual melhor ai, se seu concorrente é vertical compre Horizontal.
    Compre elas com entrada p/ cabo rgc213, e ligue bullet 2 hp, configure a potencia dele pq ele é muito forte.
    Com essa configuração vc pode migrar os clientes do concorrente p/ o seu sem prejudicar qualidade, nem fazer o cliente por a mao no bolso.

    Uma coisa muito importante mais até que os equipamentos que link vc vai usar?
    Quais planos vai oferecer?

    Ps. nas redondezas da cidade onde ve que não pega seu sinal e nao tera mais que 20 clientes on, pode montar com omni + bullet 2 hp (mais sensivel que ou bullet2)

    irei pegar link dedicado da oi, oferecendo planos de 200 kbps, 350 kbps. e 500 kbps, e na rede cabeada planos de 300, 600 kbps, 1 e 2 megas

  13. #13
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    Amigos pode pegar dedicado ou adsl a Anatel nao fiscaliza link
    segundo amigo, nao vendo cache full até mesmo que servidor de cache so uso em uma pequena parcela em minha rede media de 15% ja que qualquer servidor de cache da mais dor de cabeça do que melhoria, e nao adianta falar que "pago 500 pra um bom cache" pois o unico que nao existe relato de bug é o Bluecoat mas veja o preço dele, e quem usa é gvt empresas grandes,
    em meu 2.4 vendo até 1mb ao cliente, e nao sobrecarrego colocando 3 paineies e pronto, utilizo media de 4 a 6 paineies de pouco db, nao coloco potencia alta em cartoes muito menos ganho de antena elevado, o maximo que uso é 250mw de cartao e antenas de 14, setorizando e utilizando micro celulas

  14. #14
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    isso foi um projeto de anos, estou a 10 anos no mercado, e aprendi muito, faculdade, cursos, informações e muita leitura e muita pratica, testes em bancada, testes em outdoor

  15. #15

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    Eu aqui uma coisa que aprendi é o seguinte, rb com cartão deve ficar longe de omini, quer qualidade na omini use bullet, é perfeito.

    Agora em painel eu sou sempre a favor de Rb 411ah RB433ah, e minipci, mas o pessoal tem que ter conciencia que muitas empresas vendem produto, não vendem equipamento.

    Digo isso pq? simples antes de comprar equipamentos entro no SGCH da Anatel e vejo se estão homologados, pois para mim o selo e o certificado vale mais.

    Vejam a situação, hoje se comprar minipci 8602 ou 8603 com selo, esse selo não vale de nada pois a homologação está suspensa, e a nota posterrior a suspensão da homologação não tem serventia, seria o mesmo de vc compra no paraguai e cola um selo.

    Agora eu to doido p/ testar é o Painel da Wavelan com Bullet 2 HP, pena que o MK-auth não acessa UBNT p/ ter nivel de sinal e outros como faz com MK.

  16. #16
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Eu aqui uma coisa que aprendi é o seguinte, rb com cartão deve ficar longe de omini, quer qualidade na omini use bullet, é perfeito.

    Agora em painel eu sou sempre a favor de Rb 411ah RB433ah, e minipci, mas o pessoal tem que ter conciencia que muitas empresas vendem produto, não vendem equipamento.

    Digo isso pq? simples antes de comprar equipamentos entro no SGCH da Anatel e vejo se estão homologados, pois para mim o selo e o certificado vale mais.

    Vejam a situação, hoje se comprar minipci 8602 ou 8603 com selo, esse selo não vale de nada pois a homologação está suspensa, e a nota posterrior a suspensão da homologação não tem serventia, seria o mesmo de vc compra no paraguai e cola um selo.

    Agora eu to doido p/ testar é o Painel da Wavelan com Bullet 2 HP, pena que o MK-auth não acessa UBNT p/ ter nivel de sinal e outros como faz com MK.
    Falou tudo amigo, uma coisa temos razão, até lata de Óleo manda sinal, mas a qualidade e outra coisa, recomendo sempre pouca potência e antenas de menor ganho,

  17. #17

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Falou tudo amigo, uma coisa temos razão, até lata de Óleo manda sinal, mas a qualidade e outra coisa, recomendo sempre pouca potência e antenas de menor ganho,

    Qual equipamento vc recomenda pra mim então, em torno de 60 clientes, uma cidade plana, e ñ muito grande, baixo nivel de interfeencias, tem apenas um provedor. vou trabalhar na frequencia 2.4 ghz, com planos entre 200 kbps e 500 kbps.

  18. #18
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Equipamentos para provedor

    Citação Postado originalmente por israelalbuquerque Ver Post
    Qual equipamento vc recomenda pra mim então, em torno de 60 clientes, uma cidade plana, e ñ muito grande, baixo nivel de interfeencias, tem apenas um provedor. vou trabalhar na frequencia 2.4 ghz, com planos entre 200 kbps e 500 kbps.
    Recomendo 4setoriais de 14 ou 17 em hipótese recomendo 4 setoriais. Da wirelink cada uma com uma Rb 411ar com 1 cartão, no caso serão media de 4 hotspot assi. Terá um bom controle