Olá Pessoal.
Há praticamente 1 ano, eu venho utilizando de Servidor Mikrotik um PC AP. É um PC modesto, um Athlon XP 2400+.
Como para exercer a função função de MK Server, este PC "sobra" em desempenho, eu resolvi reaproveitar outras funcionalidades que um PC pode oferecer. Como todos sabem, ao instalar o RouterOS, o PC se torna um PC AP e ponto final.
Como eu poderia então reaproveitar o PC para outras funções se o RouterOS monopoliza tudo ? Usando VM.
Pois bem, venho operando nos últimos 8 meses com o MK virtualizado rodando em cima do VMWare, me liberando então, o PC para outras funções.
Claro que eu não poderia hospedar outros serviços que demandassem processamento, afinal, a principal função ainda era de PC AP.
O máquina virtual está instalada em cima de um Windows 2000 ( precisava poupar todo e qualquer recursos, por isso a opção de um SO já ultrapassado - porém leve ). Além disso, este PC possui um webserver, nginx=php, que consome não mais que 15MB, não atrapalhando em nada o MK Virtual.
Bom, e pra que um webserver? A idéia inicial era um projeto que eu tenho de streaming de filmes e seriados, estou acertando a parte legal da coisa ainda, mas a parte funcional está indo muito bem.
O reflexo disso é que meus clientes dipõem de cerca de 50 filmes e alguns seriados ( ressaltando novamente aqui, que estou já em término de negociação para efetuar isso de maneira 100% legal ). Não é a idéia deste tópíco aqui, mas de fato já vendi esta solução a outros 2 provedores, interessados podem dar olhada em um demo aqui => http://inforosul.com.br/catalogo ( Filme Demonstrativo => Catálogo => Planeta dos Macacos ). Pra finalizar, os filmes foram codificados por mim, a bitrate exatos de 400kbps em um algoritmo de alta compressão, funcionam muito bem com banda de 600kbps, inclusive aqui, minha galera do 2,4 também consegue assistir muitíssimo bem ).
O webserver me permite outras peripécias interessantes, como criar uma Página Inicial para os clientes ( http://inforosul.com.br/cliente - essa página tem um script PHP que quando percebe que ela é requisitada de cliente meu, oferece ainda outros serviços ). Tenho ainda integrado um script PHP que testa se o link está online e informa ao cliente automaticamente sobre quedas, com status de retorno e alarme sonoro de aviso quando o link voltar, dessa forma se o cliente deixar a página de manutenção aberta, de minuto em minuto o PC dele irá gritar que a internet voltou a ficar online ( a bem da verdade, ainda bem que isso teve pouquíssimo uso, que assim se conserve ). Aqui tem uma demo da página => http://inforosul.com.br/mnt_mod.html
Reparem que como os filmes estão dentro da minha rede, o cliente pode assistir alguma coisa ( ou jogar alguns jogos em flash ) mesmo sem internet, "enquanto seu link não vem" ;-)
Vez ou outra também aproveito que este PC fica 24/7 e deixo alguma coisa baixando nele via torrent.
E aqui chegamos no meu problema, e em um ponto de decisão. O fato dele ficar 24/7 tá me comendo luz por uma perna. O Athlon XP é bem comedorzinho de luz, e dá me dando sozinho um gasto próximo a R$ 100,00 a/m na conta de luz. Agravado de que este PC suga toda bateria do Nobreak em questão de 40min, ao passo de que se estivessem ligados apenas os modem's/router's a autonomia do Nobreak ficaria por volta de 2h ou mais.
Pensando nisso, resolvi então, troca meu servidor por um Notebook que tenho aqui com a tela queimada. O note me trará os benefícios de baixo consumo de energia e também a possibilidade de ligá-lo fora do nobreak, pois ele mesmo já tem bateria. E mesmo se não tivesse, se ao faltar luz apenas o webserver sair do ar, não é lá grande problema. Diferente de antes, quando o webserver era em conjunto com o PC AP, que obviamente não poderia me dar ao luxo de ficar sem alimentação.
Ah sim, junto com meu dedicado, resolvi encostar um ADSL pra ver como é o "tal" de Load Balance ^^
Buneas, o problema é que que o Note só tem uma placa de rede sem possibilidade de expansão, então, "adios" PC AP. O que fazer ?
Me grudei semana passada em 2 RB's 750 simples por R$ 115,00 cada ( comprei deste rapaz aqui => http://perfil.mercadolivre.com.br/LUCASSANTORUM - muito bom vendedor - essa semana ele retirou o anúncio, quem quiser e-mail dele me avisa por MP que respondo por lá )
As RB's chegaram pra mim na sexta e passei a madrugada já colocando as 2 em produção.
Atualizei as 2 para a versão mais recente, 5.18.
A 1a. 750 configurei com o Balance PCC do Gerônimo do Forum RouteroOS - como cada 750 tem apenas 32MB de memória, o o LoadBalance ocupa pouca memória, para aliviar a outra que vai ficar com a parte pesada, joguei pra esta aqui algumas regras de firewall, nada muito "power", aquelas basicas de virus,Accept established connections,Drop invalid connections, etc... em resumo, o feijão com arroz ). Depois de tudo pronto, ela está com 16MB livre, e tudo bem, tudo funcionando já desde que instalei com processamento bem baixo.
A 2a. 750 então, configurei como MK Server. Eu tenho poucos clientes mas uso vários "cantos" do MK, tenho um conjunto grandinho de regras de Firewall, Filter, Mangle, e cia ltda. Com isso minhas filas também são bem complexas, tanto a queue tree quanto a simple queue ( que no meu caso estão mais para "complex" queue ), uso VPN, muita coisa em PCQ, scripts próprios de monitoramento, resumindo, tenho pouco tráfego mas ele é bem organizado, e é claro, isso acaba consumindo bastante memória, e de certa forma, processamento. Andei lendo bastante tanto aqui como em outros lugares, que a 750 é boa mas não faz milagre, principalmente por suas limitações, sendo a mais grave, a pouca memória.
Bom, infelizmente, com pouco mais de 12h em produção, do nada perdi o acesso via winbox pela rede local, achei que era alguma bobagenzinha, mas 3h depois a RB travou.
Resetei ela e tudo voltou, mas percebi que de tempos em tempos perdia o acesso e logo em seguida a RB travava. Comecei então a monitorar pra tentar identificar o que tava acontecendo, para isso deixava o Winbox logado monitorando o Profile ( não conhecia ainda, sacada bem interessante ). Bom, dos 32MB ( a bem da verdade, 29MB ) eu estava operando com 6MB assim que a RB era ligada, e aos poucos a RB ia consumindo, até chegar perto de 4MB, que era quando ela dava uns picos de 100% causados pelo flash segundo o profile, e no 3o. ou 4o. pico, eu era chutado e perdia o acesso via Winbox. Esse pico de flash eram leituras e gravações no SD da placa. Se fosse um PC com Windows, eu diria que a RB estava fazendo swap ( se é que não estava ).
Bom comecei a fuçar em tudo e mais um pouco, enxuguei tudo, desde removendo pacotes, retirando regras menos importantes, configurando DNS's para armazenar menos e com tempo de vida menor, desativei qualquer log, ou seja, tudo o que dava pra fazer sem que o "nucleo" das minhas regras não fosse muito afetado. Consegui liberar +2MB com isso, fazendo a RB inicializar com 8MB agora. Pensei eu então que 2MB a mais, ao menos iria fazer a RB demorar mais para travar. Nada, ganhei pouco tempo de sobrevida, e os picos de 100% tinham a mesma constância, até me derrubar do Winbox e travar em mais algumas horas.
Eu ainda acho que era o Swap que tava me afundando, foi então que me deu um estralo, se o Windows 2000 ocupa muito menos memória que o Windows 7 , uma versão anterior do MK haverá de ocupar menos memória também. Fiz downgrade para a versão 4.17. Ao inicializar, 12MB e não mais 8, ou seja, ganhei 4MB. Reativei as regras enxugadas, e agora a RB inicia com 11MB. Seu comportamento ficou mais solido, ela vai até 9MB, e volta pra 10, belisca 11 de novo e, principalmente, sem picos de 100% mais. E por enquanto ( algumas horas desta madrugada ), sem DC do Winbox e sem travamentos. Vi muitos relatos de RB 750 travando com processamento alto, fica aí a dica. De repente experimento a 3.30 numa medida de extrema necessidade.
Agora algumas dúvidas:
1a. Até o cliente, há 3 roteamentos, um no balance, outro no server, e outro no rádio do cliente. Estava pensando se não poderia fazer o server ser uma bridge do balance, desde que é claro, o server siga funcionando seu firewall e demais funções, deixando apenas de fazer NAT.
2a. Não consigo acessar o server entrando pela internet -> balance -> server e nem o balance indo pelo server -> balance. O próprio Gerônimo ensina no video a fazer um dst-nat de outra porta qualquer para a porta 8291 do MK pretendido. Mas que jeito, não funciona... Vi em alguns lugares que tem gente que configura VPN entre 2 MK's, eu ainda preferia acessar por NAT. Li em alguns lugares sobre abrir também as portas 23 e 4040, não entendi como isso funcionaria, se alguém aí tiver algumas "regras mágicas" de NAT na manga, por favor, serão de grande utilidade.
3a. Por padrão agora, o DNS's do MK vem com "Max UDP packet size" em 4096, e não mais em 512. Li algumas coisas no forum da MK, mas meu desglês não me deixou entender mta coisa, teria a ver com IPv6 a mudança ?
4a. No server, eu remeti como DNS o balance, de fato eu tenho 2 caches de DNS redundantes, não vejo isso como necessário. Estou pensando em colocar o server para armazenar apenas as últimas 512 entradas ( mínimo ) com tempo de vida de 1h ( padrão é 1 semana ), afinal ele esta puxando do balance via gigabit, que inclusive aumentei o cache neste de 2M para 6M. Sendo assim, não teria com isso necessidade de manter um cache muito grande no server, aliás, preferia até nem manter, mas não é possível que eu saiba, ao menos não nateado. Não tenho nem idéia também como isso iria funcionar se for possível colocar server e balance em bridge.
Por hora é isso, mas conforme minha experiêcia for progredindo, vou mantendo-os informados. Por favor, sintam-se a vontade pra dar pitaco em qualquer coisa. Me ajudem. E se alguém precisar de ajuda, não sou encolhido nem mercenário ;-)