Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Ola boa noite a todos, recentemente instalei em um POP um bullet m5 conectado em uma omni OIW 5.8ghz, e estou começando a isntalar clientes em 5.8ghz e vender 1MB de velocidade. Entao resolvi testar a banda maxima que consigo no cliente em 5ghz.

    Na Torre: Bullet M5, Omni OIWTech 12dbi 5.8ghz, potencia do bullet m5 17dbm, canalização em 20mhz, altura da torre 15mts, cabo de rede 3 metros, com a fonte em caixa hermetica em cima da torre.

    No cliente, Airgrid M5 HP 23dbi, potencia em 17dbm, distancia 800 metros, vista total para a antena omni.
    Sinal -58dBm, Airmax quality 99%, Airmax capacity 49%, CCQ 99,5%.

    Servidor Central, RB450G rodando hotspot com MK-AUTH Cloud (Pinhais Telecom), Link Copel Telecom 3mbps/3mbps.

    Segue o print para comprovar, nesse momento usei meu note com meu usuario master com banda full no hotspot.
    obs: nesse momento deveria ter 2 ou 3 clientes conectados nesse bullet, ainda tenho poucos clientes M5 e nao sei como ele ira se comportar com mais clientes conectados.

    Lembrando que com trafego normal, o ping nesse cliente fica 1ms direto, ou seja, latencia igual cabo de rede.

    Gostaria que voces tambem relatassem os resultados conseguidos usando Bullet M5 como AP.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente M5.jpg
Visualizações:	2776
Tamanho: 	55,2 KB
ID:      	38241

  2. #2

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Engraçado amigo, coincidencia ou não, vou começar 5.8 agora, porem no lugar da antena da oiw consegui uma da Pluton Horizontal usada e vou colocar com bullet m5, mas em minhas pesquisas o pessoal ta mandando desativar o protocolo airmax. Parece que pra multiponto como seria nosso caso ele nao da muito desempenho não, agora, em ptp ja usei muito bullet e bullet m5 com quase um ano de trabalho eles começam a travar, eis que de repente queimão a lan. Então to como medo. Vc fez testes de que distancia ta cobrindo?

  3. #3

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Olá amigos eu utilizo aqui bullet m5 com omini da hiperlink 12 dbi com airmax ligado, tenho em media de 15 online com velocidades de 600k , 1mb e 2 mb, funcionando tudo normal, a unica coisa que os clientes não pode ser muito longe, estou observando também que não é em todos os lados da antena que o sinal fica perfeito, parece que em alguns dos lados a antena pega melhor o que não poderia acontecer pois é uma omini, mais é isso ai flow.

    Se te ajudei clica na estrelinha !!!!

  4. #4

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Bom dia amigos, entao o maximo que testei foi 800 metros mesmo, com sinal de -58dbm, creio que com a airgrid 27dbi da pra pegar uns 3km com sinal de -65dbm aproximadamente.Logo irei montar mais dois POP's, e concerteza irei colocar em cada um deles uma omni pra começar liberar os planos de 1mega e 2 mega pra toda a cidade. Sem contar que a noite o 2.4ghz sobe um pouco a latencia, e o 5.8ghz mantems os mesmo 1ms. é show....

    Esta em produção aqui tambem Bullet M2 b/g/n 20mhz como AP em conjunto com setorial EMC-TEST com defletores 15dbi, e clientes com gridstation aquario b/g/n, com pings de 1 a 10 ms a noite, com media de 2 a 4ms, e banda passante entre 9 e 18mbps dependendo do canal usado. logo postarei tambem alguns testes.

  5. #5

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    aqui uso antena omni pluton 10db horizontal https://under-linux.org/albums/carli...-8-pluton-682/
    exelente antena, tenho 2 como repetidoras em area de sombra e media de 15 clientes online com planos de 1 a 8mb, bullet m5 setado em 20mhz com airmax ativado, distancia dos clientes de 500mts a 2km (acho que até mais), equipamentos nos clientes airgrid, nanostation ou nanoloco M5 em no maximo 18db, pings variando de 1 a 4ms, 2ms como média .... só nao fica melhor pois onde estao instaladas deve ter mais de 60mts acima do nivel do mar, em locais planos deve ser TOP, recomendo
    Última edição por carlinhotocabrabo; 18-08-2012 às 13:58.

  6. #6

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    aqui uso antena omni pluton 10db horizontal https://under-linux.org/albums/carli...-8-pluton-682/
    exelente antena, tenho 2 como repetidoras em area de sombra e media de 15 clientes online com planos de 1 a 8mb, bullet m5 setado em 20mhz com airmax ativado, distancia dos clientes de 500mts a 2km (acho que até mais), equipamentos nos clientes airgrid, nanostation ou nanoloco M5 em no maximo 18db, pings variando de 1 a 4ms 2ms como média .... só nao fica melhor pois onde estao instaladas deve ter mais de 60mts acima do nivel do mar, em locais planos deve ser TOP, recomendo
    você usa ppoe ou hotspot? Como configurou seus bullets? Tentei fazer uns testes indoor´s hoje e nao tive sucesso

  7. #7

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Pessoa só acompanhando a conversa de vocês, mas gostaria de lembrar que nao se pode igualar um cenário com outro, existem lugares onde o expectro e extremamente poluído, então cada caso e um caso, o amigo PauloNet falou que a media de pings deles a noite e de 1ms a 4ms, aqui no meu caso tenho latencia alta pela manha e a noite tudo tranquilo....vamos continuar, muito me interessa o assunto, abraçao a todos.

  8. #8

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    é isso ai meu amigo roof45 porem como disse cada caso é um caso e temos que levar em consideração é uma situação geral

  9. #9

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Conforme prometido tambem, o teste do bullet M2 B/G/N setado em 23dbm, no cliente gridstation aquario B/G/N setada em 100mw, mas pelo que constatei, essa gridstation em modo N só tem 20mw, em G 63mw e em B 100mw

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente N.jpg
Visualizações:	475
Tamanho: 	54,2 KB
ID:      	38300

  10. #10

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Quanto mais cliente vocÊ obter mais dor de cabeça...
    Omni não é recomendado.

  11. #11

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    sim, concordo, mas todos nos usamos omini para abrir pop, ainda mais quando nao se tem dinheiro

  12. #12

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Eu num sei... as pessoas ficam falando que Omni num presta! Omni isso, Omni aquilo, se souber o que tá fazendo e de acordo com suas necessidades, presta sim! Antes de postar que num presta a gente devia perguntar: Qual a sua necessidade? Qual a disponibilidade de dinheiro? Como que está o uso da frequência na sua região? Como que fica o piso de ruído? Quantos clientes... Aí só depois indicar uma solução e não condenar! Cada caso, um caso, cada solução, um resultado! Eu uso Omni com orgulho e sei das vantagens e desvantagens, tomo cuidado tb com potência, SNR, quantidade de clientes... to ciente do problema de "hidden nodes" e tudo mais. O que se tem que fazer é gastar o mímimo possível para sua necessidade, matendo o máximo de qualidade possível! Não é todo mundo que pode se dar o luxo de gastar com "trocentos" setores, vários Rocket. Não atrapalhanho o vizinho e não incomodando a si, tudo vale! Outra coisa, até onde sei, a antena em si não influencia no numero de clientes. Talvez o problema de nós ocultos seja pior com Omnis pq vc tem clientes espalhados pra todo lado num unico radio, aumentando o problema do nó oculto, que em teoria seria menor num setor, possibilitando mais clientes, mas a antena em si nada tem haver com o numero de clientes. Pra nó oculto, há soluções modernas disponiveis.
    Última edição por raumaster; 28-09-2012 às 13:57.

  13. #13

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    quando a da oiw ainda não tive tempo de testar, mas posso dizer, coloquei um bullet m5 setado a 24mw com uma omini da Pluton, aquela antena feia, estranha, o sinal é exelente e atende muito bem meus clientes

  14. #14

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Fiz um relato com um equipamento similar ao teu: https://under-linux.org/f291/relato-...ullet5-157188/

  15. #15

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Tenho um Bullet M2 numa ECMTest Omni Slot polaridade horizontal, feia tb, ou bonita dependendo de como vc olha ela... E atende perfeitamente 20 cliente e pretendo colocar mais, até uns 30 no máximo.

  16. #16

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Boa tarde aos amigos e adeptos do fórum, meu nome é Wyldner Tavares, trabalho com transmissão de dados em rede sem fio, e em complemento e citação ao amigo que postou sua experiência com o equipamento Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz, quero acrescentar o que aconteceu comigo e como melhorei a potencia nos clientes que pendurei na omni, a topologia aqui só difere na questão do hotspot, aqui eu uso 100% PPPOE por uma questão de agilidade e liberdade ao cliente no momento de usar o serviço, além de ficar muito profissional com aparência de internet cabeada.
    Deixando as opiniões pessoais de lado eu uso agora a omini em frequência 40/20mhz no cliente todos com air grid 23 eu ajusto cada cliente com sua distancia verdadeira da torre, ativo airmax, e no bullet onde esta a potencia em db eu setei 17 e preenchi os quadradinhos de especificação da antena em 12 nos dois quadrinhos, MCS 1, o resultado foi surpreendente, clientes com 800mt de distancia que antes estava com -72 de potencia caiu para -58, clientes com distancia de 1.9km que estava com -75 caiu para -60, ping padrão de 2ms, velocidade de cada cliente no plano de 5MB dow/ 690Kb Up. Tem uma observação, é verdadeira a questão de mesmo sendo uma omni algumas áreas nos sentimos uma deferência de potencia com relação a distancia, inclusive clientes dentro dos 800mt alguns não logam de jeito nem um na omni, provavelmente interferências, outro detalhe é que eu não ativo clientes se a visada não for 100% sem obstáculos, eliminei 99% tubos de 3mt na minha empresa, torre de 45mt auto portante radome em todos os painéis e aterramento com proteção de surto em tudo. e ainda assim aqui em Campo Grande MS é inevitável a ação dos raios, ainda queima alguma lan ou outra as vezes. é Papai do céu equilibrando a natureza. Espero ter contribuído de alguma forma para com os amigos, a antena presta sim, mas não cobre distancias como antigamente.[
    QUOTE=Pauloneto;635194]Ola boa noite a todos, recentemente instalei em um POP um bullet m5 conectado em uma omni OIW 5.8ghz, e estou começando a isntalar clientes em 5.8ghz e vender 1MB de velocidade. Entao resolvi testar a banda maxima que consigo no cliente em 5ghz.

    Na Torre: Bullet M5, Omni OIWTech 12dbi 5.8ghz, potencia do bullet m5 17dbm, canalização em 20mhz, altura da torre 15mts, cabo de rede 3 metros, com a fonte em caixa hermetica em cima da torre.

    No cliente, Airgrid M5 HP 23dbi, potencia em 17dbm, distancia 800 metros, vista total para a antena omni.
    Sinal -58dBm, Airmax quality 99%, Airmax capacity 49%, CCQ 99,5%.

    Servidor Central, RB450G rodando hotspot com MK-AUTH Cloud (Pinhais Telecom), Link Copel Telecom 3mbps/3mbps.

    Segue o print para comprovar, nesse momento usei meu note com meu usuario master com banda full no hotspot.
    obs: nesse momento deveria ter 2 ou 3 clientes conectados nesse bullet, ainda tenho poucos clientes M5 e nao sei como ele ira se comportar com mais clientes conectados.

    Lembrando que com trafego normal, o ping nesse cliente fica 1ms direto, ou seja, latencia igual cabo de rede.

    Gostaria que voces tambem relatassem os resultados conseguidos usando Bullet M5 como AP.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente M5.jpg
Visualizações:	2776
Tamanho: 	55,2 KB
ID:      	38241[/QUOTE]

  17. #17

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Na minha humilde opinião usar omni em 5.8ghz é querer matar a frenquência, fazer o que fizeram com a 2.4ghz...
    Ainda mais sendo que o bullet é 1x1.

    Porque não usar um RING com nanostation M5? ou até mesmo RING com Nano Loco M5, menos interferência, mais qualidade e o dobro do tráfego, para quem tem condição melhor põe um rocket em uma setorial...

    Agora usar omni, pelo amor de deus, no inicio pode ficar bom, mais depois interferência para todo lado.

    Valeu.

  18. #18

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Me perdoe se eu disser alguma bobagem, mas interferência com omini eu acho que so provoca quem não tem conhecimento, pois eu uso e não tenho problemas com este sistema, e olha tenho omini aqui com mais de 40 clientes, velocidades de 1 a 4mb.


    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Na minha humilde opinião usar omni em 5.8ghz é querer matar a frenquência, fazer o que fizeram com a 2.4ghz...
    Ainda mais sendo que o bullet é 1x1.

    Porque não usar um RING com nanostation M5? ou até mesmo RING com Nano Loco M5, menos interferência, mais qualidade e o dobro do tráfego, para quem tem condição melhor põe um rocket em uma setorial...

    Agora usar omni, pelo amor de deus, no inicio pode ficar bom, mais depois interferência para todo lado.

    Valeu.

  19. #19

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    OMNI OIW 12 db bullet m5, clientes ate 2km intelbras de 2 a 4 km tp-link de 4 a 18 km airgrid. maior distancia airgrid -80 ccq 100% sem airmax em 20 mhz. só postei meu cenário,poupei-me de criticas, afinal pediram relatos de funcionamento, aqui tudo ok com picos de 30 online, sem problema algum.

  20. #20

    Padrão Re: Teste em campo Bullet M5 + Omni OIW 12dbi 5.8ghz

    Citação Postado originalmente por debritto Ver Post
    Olá amigos eu utilizo aqui bullet m5 com omini da hiperlink 12 dbi com airmax ligado, tenho em media de 15 online com velocidades de 600k , 1mb e 2 mb, funcionando tudo normal, a unica coisa que os clientes não pode ser muito longe, estou observando também que não é em todos os lados da antena que o sinal fica perfeito, parece que em alguns dos lados a antena pega melhor o que não poderia acontecer pois é uma omini, mais é isso ai flow.

    Se te ajudei clica na estrelinha !!!!

    Talvez tenha alguma barreira na frente, por isso o sinal não fica legal para certo lado, pode ser ate mesmo a sua torre, se a omni não estiver no topo acima das ferragens.