Pessoal,
Tenho o seguinte cenário:
Estações Windows (XP ou 7) e todos fazem autenticação no controlador de domínio Microsoft (2000 ou 2003 ou 2008 com Active Directory) para acessar pastas compartilhadas, impressoras, etc.
Atualmente tenho DHCP, Iptables e Squid em uma mesma máquina, onde tudo está trabalhando corretamente com proxy transparente.
Tenho lido sobre como integrar o Squid com o Domain Controller (AD, por enquanto), obrigando autenticação para que a navegação (ou suas regras) seja permitida.
Ainda não fiz nenhum teste, mas antemão gostaria de saber o seguinte:
- com essa integração feita, mesmo o usuário se logando corretamente em sua estação, sempre que ele abrir uma nova janela de browser, o squid sempre irá solicitar autenticação mesmo ele já tendo se autenticado pelo winlogon?
- se a situação acima for sim, é possível fazer com que isso aconteça apenas para usuários que não pertençam ao domínio (visitantes, por exemplo)?
- fazendo essa integração, ainda mantenho o proxy transparente?
- com essa integração, posso criar ACLs no Squid baseadas em usuários ou grupos que já foram criados no AD?
Minhas dúvidas são apenas sobre como essa integração funcionaria na prática. Tenho material sobre como implementar e acredito que consigo fazer a implementação sozinho, mas gostaria de entender melhor como o sistema irá se comportar após essa integração.
Obrigado,