+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como atribuir um ip publico a um servidor, sem usar NAT?

    Olá. Já estou a várias horas vasculhando a internet, e ainda não encontrei solução para o meu problema.
    Preciso atribuir um ip público a um computador que vou usar como servidor. E não pode ser usado redirecionamento com NAT, pois vou instalar cpanel, e no próprio site do cpanel diz que não pode ter NAT.

    Segue algumas informaçoes sobre minha rede.

    Tenho um Mikrotik rb1200 e internet via fibra com 5 ips públicos. Ex:

    Ips válidos: 200.110.160.122 a 200.110.160.126
    Gateway: 200.110.160.121, que é um equipamento fornecido pela copel. (O modem óptico, não sei se é este termo mesmo que usa).

    O primeiro IP válido 200.110.160.122, é usado para minha rede local.

    As portas ether1,ether3,ether4 e ether5 do Mikrotik foram configurados para funcionar como um switch, sendo a porta ether1 a master, e um servidor dhcp faz o serviço de atribuir os ips privados a quem se conecta a elas.

    O range de ips da minha rede local é 192.168.55.1/24

    O LINK está conectado na porta ether2.

    -----------

    Na porta ether6 em conectei o computador que será o servidor WEB com cpanel e WHM. O range da porta ether6 é 10.1.1.1/24.
    Em todas as portas tenho acesso a internet normalmente.

    O que precisaria é encontrar uma forma de atribuir o IP 200.110.160.123 ao servidor, ou seja, configurar nas configuracoes de rede dele, este IP, se for possível.

    Em um outro forum, me recomendaram fazer isto:
    Coloque o IP público numa interface loopback do Linux, e coloque uma rota estática /32 apontando para o IP privado da interface Ethernet.

    Até consegui configurar o tal loopback, mas o resto, que é fazer a tal rota estática, não faço idéia de como fazer. Não sei também se esta seria a solução.

    --

    Se puderem me ajudar, agradeço muito. Como sou bem novato no mikrotik, por favor, sejam didáticos, digam em qual tela de configuração, devo configurar, exemplo ( ip > routes), etc.

    Obrigado.

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como atribuir um ip publico a um servidor, sem usar NAT?

    Citação Postado originalmente por Valter J Sabater Ver Post
    Olá. Já estou a várias horas vasculhando a internet, e ainda não encontrei solução para o meu problema.
    Preciso atribuir um ip público a um computador que vou usar como servidor. E não pode ser usado redirecionamento com NAT, pois vou instalar cpanel, e no próprio site do cpanel diz que não pode ter NAT.

    Segue algumas informaçoes sobre minha rede.

    Tenho um Mikrotik rb1200 e internet via fibra com 5 ips públicos. Ex:

    Ips válidos: 200.110.160.122 a 200.110.160.126
    Gateway: 200.110.160.121, que é um equipamento fornecido pela copel. (O modem óptico, não sei se é este termo mesmo que usa).

    O primeiro IP válido 200.110.160.122, é usado para minha rede local.

    As portas ether1,ether3,ether4 e ether5 do Mikrotik foram configurados para funcionar como um switch, sendo a porta ether1 a master, e um servidor dhcp faz o serviço de atribuir os ips privados a quem se conecta a elas.

    O range de ips da minha rede local é 192.168.55.1/24

    O LINK está conectado na porta ether2.

    -----------

    Na porta ether6 em conectei o computador que será o servidor WEB com cpanel e WHM. O range da porta ether6 é 10.1.1.1/24.
    Em todas as portas tenho acesso a internet normalmente.

    O que precisaria é encontrar uma forma de atribuir o IP 200.110.160.123 ao servidor, ou seja, configurar nas configuracoes de rede dele, este IP, se for possível.

    Em um outro forum, me recomendaram fazer isto:
    Coloque o IP público numa interface loopback do Linux, e coloque uma rota estática /32 apontando para o IP privado da interface Ethernet.

    Até consegui configurar o tal loopback, mas o resto, que é fazer a tal rota estática, não faço idéia de como fazer. Não sei também se esta seria a solução.

    --

    Se puderem me ajudar, agradeço muito. Como sou bem novato no mikrotik, por favor, sejam didáticos, digam em qual tela de configuração, devo configurar, exemplo ( ip > routes), etc.

    Obrigado.
    Para repassar ip valido sem nat use isso

    http://mikrotikfacilnet.blogspot.com...e-repasse.html

    ou crie uma bridge entre a ether de entrada de link e a ether que vai chegar até o seu servidor, atribua os ips a ela, e no servidor coloque seu ip valido

  3. #3

    Padrão Re: Como atribuir um ip publico a um servidor, sem usar NAT?

    Acrônimo, obrigado pela resposta. Agora não estou em casa então não pude testar ainda, mas parece ser eficiente. Mas uma outra questão. Pq dizem q produção-apr é considerado gambiarra?

  4. #4

    Padrão Re: Como atribuir um ip publico a um servidor, sem usar NAT?

    meu amigo é simples seleciona a porta da RB que vc vai usar para o seu servidor,verifica se ela esta em NAT. se tiver tire da brigde e em seguida INTERFACES/eth? do seu servidor/General/MasterPort/ selecione a ether? que entra seu link de internet, pronto pode jogar o ip valido no seu server.

  5. #5

    Padrão Re: Como atribuir um ip publico a um servidor, sem usar NAT?

    Citação Postado originalmente por bhartewifi Ver Post
    meu amigo é simples seleciona a porta da RB que vc vai usar para o seu servidor,verifica se ela esta em NAT. se tiver tire da brigde e em seguida INTERFACES/eth? do seu servidor/General/MasterPort/ selecione a ether? que entra seu link de internet, pronto pode jogar o ip valido no seu server.
    Olá. Blz...Ótima sugestao, Neste caso, seria ativar o modo switching né? colocar a ether que entra o link e a que esta conectada o servidor para funcionarem como um switch. isso??? É seguro isso pra um servidor será? Eu já fiz o teste aqui e funcionou blz... Valeu heim.

  6. #6
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Como atribuir um ip publico a um servidor, sem usar NAT?

    Citação Postado originalmente por Valter J Sabater Ver Post
    É seguro isso pra um servidor será? .
    Com certeza não.
    Já usei vários tipos de CMS com sistemas de gestão de sites atrás de um nat e nunca tive problemas...