Postado originalmente por
ItapeAlan
Bom dia.
Comecei a algum tempo, buscar conteúdo sobre MPLS e estudar esta tecnologia devido ha alguns paradigmas que tenho na minha cabeça a tempos.
Meu conhecimento sobre a tecnologia é superficial, mas oque me motivou estudar ela foi uma das questões abaixo.
Você acha justo, que um usuário da sua rede, que utilize a internet para trabalho, navegação e serviços "Voip VPN etc..", ter a mesma prioridade que um usuário "Home", que utilize p2p, torrent etc.. ?
Que os tráfegos tenham a mesma tratativa ou mesmo, utilizem a mesma via de transmissão ?
Estas duas perguntas foram oque moveram-me a estudar a tecnologia.
Sei que através de roteamento dinâmico, e QoS , consigo fazer isto nos modelos de rede que já conheço e trabalho "OSPF".
Gostei bastante da parte de QoS no MPLS e TE "Traffic Engineer", por cima , oque me interessou foi o tratamento dos dados, e a distinção da via de transporte, por exemplo:
Voip, Navegação, Email e Serviços que exijam baixa latência e confiabilidade vão por uma Via direta "sem hop, que tem um custo de infra mais caro", até o roteador de borda "ABC-PRINCIPAL",
e os outros tipo de trafego P2P TORRENT entre outros, seguem por uma via que possui mais "hop's" na minha rede , mas tem um custo de infra menor para min,até chegar no roteador de borda "ABC-PRINCIPAL".
Bom está é uma parte doque estou estudando.
Alguém tem experiencias em produção com MPLS, dicas de benefícios ou métodos ?
seria legal continuar esta discussão, pois acredito que mais pessoas tenham estas duvidas/interesses.