+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WISP

    Oi pessoal, chamo-me Norito, vivo em Mocambique, numa cidade chamada Chimoio e to pensando em montar um provedor WISP na minha cidade. Sera uma inovacao para uma zona com um potencial de cerca de 3000 clientes. Assim sendo, me aconselharam a usar paineis sectoriais para distribuir sinal e umas direcionais para fazer link ponto a ponto.
    Acontece que para gestao de hotspot e clientes eu preferia usar software da Antamedia e nao softwares da Mikrotik. Ate hoje ainda tenho duvidas sobre a funcionalidade desta rede, visto q estarei querendo usar equipamento com OS ja integrado.
    Como se pode servir em simultaneo 1000 IPs por exemplo? e qual a topologia q me recomendariam?
    Uma outra duvida: q equipamento iria compor o kit do Bridge?(num dado ponto onde estara chegando sinal vindo doutro ponto, ai tera um kit sectorial a distribuir, mas ainda tera que haver outro link saindo para outro ponto). Esse kit talves estaria no terraco dum edificio
    Aconselharam tambem a usar Squid para balanceamento e cache, mas nao sei como seria a topologia da rede entre o link ate a primeira torre. Pretendo usar um Modem USB como linksecundario, atraves do qual estarei recebendo um link dedicado de 2Mbps

    Agradeco desde ja a paciencia para com este aprendiz q ficaria muito feliz por sua ajuda.
    abracos

  2. #2

    Thumbs up Re: WISP

    amigo, basta ler, leia e releia bastante, aqui mesmo neste forum voçe achara tudo que precisa, tudo mesmo.. com 2mb de link dedicado , e 1.000 cientes, so da apra ofereçer talves 64k com um bom servidor de cache. quanto a usar miktrotik, não tenha medo, como ja falei,aqui tem tudo que voçe precisa. começe a fazer testes, não pense em 1000, começe com 10 ok, abraços!!

  3. #3

    Padrão Re: WISP

    Amigão não quero ser aquele chato que joga um balde de água fria em um entusiasmo que nem você está agora, mas 2 Mbps dá para atender uns 100 clientes (se tiver um bom cache e não ter aqueles que ficam baixando direto), quando você fala em usar modem usb, presumo que na sua cidade já existe internet 3g... isso é um grande concorrente, não pela qualidade mas pela praticidade e portabilidade...

  4. #4

    Padrão Re: WISP

    Citação Postado originalmente por clicknet Ver Post
    Amigão não quero ser aquele chato que joga um balde de água fria em um entusiasmo que nem você está agora, mas 2 Mbps dá para atender uns 100 clientes (se tiver um bom cache e não ter aqueles que ficam baixando direto), quando você fala em usar modem usb, presumo que na sua cidade já existe internet 3g... isso é um grande concorrente, não pela qualidade mas pela praticidade e portabilidade...
    Valeu pela observacao. neste momento, minha intencao e responder ao mercado Wifi, q nem o Hotspot zone. Mas minha intencao e cobrir a cidade toda, apostando mais no modelo pre-pago.
    Sob lema: "Sem Modem, Sem Contrato e Sem Fio" acredito q reduzo significativamente minha concorrencia.
    So mais uma duvida: Pretendo montar uma POP no terraco dum edificio d 5 andares. Qual seria o equipamento exactoa ser montado ai? No geral so sei q devera haver Paineis sectoriais a distribuir, uma bacia a receber link e outra a reenviar. Poderia me ajudar a esclarecer com detalhes? To precisando ja comprar o euipamento e desejo ter certeza.
    Agradeco