Página 5 de 10 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    Conto com a ajuda de todos os interessados em colocar em campo e testar!
    Na prática funciona (como provado acima). Resta saber o comportamento nas mais diversas situações em campo. A melhoria é diretamente proporcional ao nível de sinal do WOM, ou seja, quanto maior o nível de sinal recebido pelo WOM, maior o ganho no desempenho utilizando esta técnica.

    Recebo algumas unidades ja na proxima semana, posto os resultados assim que possivel

  2. #82

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    Conto com a ajuda de todos os interessados em colocar em campo e testar!
    Na prática funciona (como provado acima). Resta saber o comportamento nas mais diversas situações em campo. A melhoria é diretamente proporcional ao nível de sinal do WOM, ou seja, quanto maior o nível de sinal recebido pelo WOM, maior o ganho no desempenho utilizando esta técnica.
    Boa noite! Amigo estou com algumas peças aqui para teste, e qnd fui olhar o woom 500 vi q ele so abre 20 e 40 mhz, e os meus aps são em 5 mhz, tem alguma maneira dele abrir as outras frequencia?

  3. #83

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por ALLISSON Ver Post
    Boa noite! Amigo estou com algumas peças aqui para teste, e qnd fui olhar o woom 500 vi q ele so abre 20 e 40 mhz, e os meus aps são em 5 mhz, tem alguma maneira dele abrir as outras frequencia?
    Acompanhando pois tbm tenho algumas base a 10mhz.

    Lembro que no apc m5 no inicio tbm nao era possivel, mas nas ultimas atualizaçoes foi liberado

  4. #84

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Acompanhando pois tbm tenho algumas base a 10mhz.

    Lembro que no apc m5 no inicio tbm nao era possivel, mas nas ultimas atualizaçoes foi liberado
    Pois é,ja era uma vantagem a mas no equipamento!

  5. #85

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Nada como um bom gráfico para esclarecer as coisas.
    Agora ficou bem entendido o efeito deste recurso.

    Mas aquela pergunta que fiz inicialmente acabou ficando perdida no meio de tanta informação.
    Este recurso de isolar o ruido do Wom5000 vai ter também no rádio 2.4? Nâo na linha APC mas na tradicional b/g

  6. #86

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Nada como um bom gráfico para esclarecer as coisas.
    Agora ficou bem entendido o efeito deste recurso.

    Mas aquela pergunta que fiz inicialmente acabou ficando perdida no meio de tanta informação.
    Este recurso de isolar o ruido do Wom5000 vai ter também no rádio 2.4? Nâo na linha APC mas na tradicional b/g
    Infelizmente não amigo... No atual b/g não temos este recurso.

  7. #87

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por ALLISSON Ver Post
    Pois é,ja era uma vantagem a mas no equipamento!
    Amigos,

    assim como na linha Wisp+ e PRO, o WOM 5000 com a versão 2.0, já conta com canais espaçados em 5 MHz. Lembrando que estamos falando de espaçamento entre canais e não largura de banda do canal, que é de 20/40 MHz (Linha Wisp+, PRO e WOM 5000).

  8. #88

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Bom recebi agora a tarde 10 unidades do wom 5000, tenho uma unidade instalado a 1.5km do pop mais proximo com basestation + rocket m5.

    Porem tenho algumas duvidas, pq mesmo alteranda potencia tx ele nao sai de 7dbi?

    E na tela sinal ele fica variando a SNR absurdamente. Se mantem em 22 a 24 ai do nada cai pra 5 a 6 e volta

    O que poderia ser feito pra melhorar ou até mesmo acabar com isso
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nivel sinal.jpg
Visualizações:	261
Tamanho: 	7,8 KB
ID:      	43301Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snr.png
Visualizações:	333
Tamanho: 	6,1 KB
ID:      	43302

    Piso ruido esta ON e automatico setado em 20
    GI = LONGO
    Antena vertical
    Potencia tx = 14
    preamble = curto

    edit: Conferindo o sinal da antena na rocket o mesmo consta -77 e ccq entre 20 a 60%

    Espero esta fazendo algo de errado e pois se for isso mesmo vou enviar todos de volta a empresa que comprei.

    edit2: Jogando 28dbm "oq é uma absurdo" ela fixo em -68 na rocket 65/65 porem ao jogar um trafego leve "3mbps" começa a cair pra 6.5/26 e por ai vai.
    Última edição por JonasMT; 11-03-2013 às 20:48.

  9. #89

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    participei de um treinamento hoje da Intelbras, o instrutor admitiu um ''bugg' no firmware da WOM 5000 no que diz respeito a amostragem do sinal.

    Não vai melhorar amigo, mas me parece que é um bug só da ''amostra'' do sinal, faz um teste de banda pra ver.

  10. #90

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    participei de um treinamento hoje da Intelbras, o instrutor admitiu um ''bugg' no firmware da WOM 5000 no que diz respeito a amostragem do sinal.

    Não vai melhorar amigo, mas me parece que é um bug só da ''amostra'' do sinal, faz um teste de banda pra ver.
    Boa noite, entao desconfiei que fosse bug mesmo.

    Quanto potencia e qual sinal tem alcansado nesse radio?

    Como postei em outro topico do wom:

    Conferindo na rocket é que bate a tristeza.
    Com 16dbi de ganho da -77 na rocket e ccq na casa dos 60%
    Nano loco m5 no mesmo ponto com c/ 14dbi -65 e ccq 98 a 100%
    Pra ter um sinal descente é necessario jogar 28 de ganho para um sinal de -68 e ccq na casa de 90% apenas

    Se for isso mesmo só vou devolver eles, muito ruim mesmo de sinal. E pior quando forço uma download coisa de 3 a 5mbps o ccq dispenca e junto com ele a banda cai de 65/65 pra coisa de 6.5/6.5 e afins.

    Tplink 750n come ele com farinha nesse quesito, pra ter certeza vou tirar o intelbras abrir outro e por no lugar. Vai que dei azar e peguei um com defeito nao é mesmo?

    Pois vi caso de user afirmar que funciona melhor que nano loco m5 nas mesma condições!

    edit: Um download leve
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         lixo.jpg
Visualizações:	408
Tamanho: 	77,6 KB
ID:      	43306

  11. #91

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Não, você vai devolver! Essa antena ainda tem problemas, resta saber quando vão corrigir.O instrutor da Intelbras disse ontem que já corrigiram e que tem um firmware novo eu como já tenho umas 40 na rede vou aguardar.

  12. #92

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Bom recebi agora a tarde 10 unidades do wom 5000, tenho uma unidade instalado a 1.5km do pop mais proximo com basestation + rocket m5.

    Porem tenho algumas duvidas, pq mesmo alteranda potencia tx ele nao sai de 7dbi?

    E na tela sinal ele fica variando a SNR absurdamente. Se mantem em 22 a 24 ai do nada cai pra 5 a 6 e volta

    O que poderia ser feito pra melhorar ou até mesmo acabar com isso
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nivel sinal.jpg
Visualizações:	261
Tamanho: 	7,8 KB
ID:      	43301Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snr.png
Visualizações:	333
Tamanho: 	6,1 KB
ID:      	43302

    Piso ruido esta ON e automatico setado em 20
    GI = LONGO
    Antena vertical
    Potencia tx = 14
    preamble = curto

    edit: Conferindo o sinal da antena na rocket o mesmo consta -77 e ccq entre 20 a 60%

    Espero esta fazendo algo de errado e pois se for isso mesmo vou enviar todos de volta a empresa que comprei.

    edit2: Jogando 28dbm "oq é uma absurdo" ela fixo em -68 na rocket 65/65 porem ao jogar um trafego leve "3mbps" começa a cair pra 6.5/26 e por ai vai.
    Prezado Jonas,

    o equipamento vem por padrão, configurado para respeitar a regulamentação do Brasil e por isso a potência não sai de 7 dBi. Para aumentar a potência, você deve desmarcar a opção de "Regulamentação Automática" na aba Wireless.

    O SNR está variando devido ao fato do local onde o equipamento está instalado possuir um alto nível de interferência. E é através desta informação que você poder comprovar este fato, pois o SNR é relação Sinaconstarl/Ruído. Veja que o nível de sinal não se altera.

    Isto NÃO é um BUG. O BUG de sinal mencionado pelo colega Roberto é referente ao nível de sinal informado abaixo do correto, em versões anteriores a 2.0.

  13. #93

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Boa noite, entao desconfiei que fosse bug mesmo.

    Quanto potencia e qual sinal tem alcansado nesse radio?

    Como postei em outro topico do wom:

    Conferindo na rocket é que bate a tristeza.
    Com 16dbi de ganho da -77 na rocket e ccq na casa dos 60%
    Nano loco m5 no mesmo ponto com c/ 14dbi -65 e ccq 98 a 100%
    Pra ter um sinal descente é necessario jogar 28 de ganho para um sinal de -68 e ccq na casa de 90% apenas

    Se for isso mesmo só vou devolver eles, muito ruim mesmo de sinal. E pior quando forço uma download coisa de 3 a 5mbps o ccq dispenca e junto com ele a banda cai de 65/65 pra coisa de 6.5/6.5 e afins.

    Tplink 750n come ele com farinha nesse quesito, pra ter certeza vou tirar o intelbras abrir outro e por no lugar. Vai que dei azar e peguei um com defeito nao é mesmo?

    Pois vi caso de user afirmar que funciona melhor que nano loco m5 nas mesma condições!

    edit: Um download leve
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         lixo.jpg
Visualizações:	408
Tamanho: 	77,6 KB
ID:      	43306
    Jonas,

    experimenta configurar o WOM na polarização Horizontal para ver se existe uma melhora de SNR (Menos interferência). Lembrando que se você quer fazer um teste justo, deve desativar a opção de regulamentação automática para poder aumentar a potência no WOM e receber um sinal mais forte no seu Rocket.

    Outra opção que pode ser interessante alterar é o piso de ruído para 15 ao invés de 20 (tornando o sistema de controle de ruído mais agressivo).

  14. #94

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post

    Tplink 750n come ele com farinha nesse quesito, ....


    Este 750N você usa ele como cliente e outdoor, né? Como faz com as 3 antenas ao instalar ele?

  15. #95

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    É justamente por conta desse problema de sinal baixo e principalmente CCQ baixo que eu optei por mudar todos meus clientes para nanobridge 25 dbi.

    Com uma antena de 25 dbi, eu posso colocar os rádios para trabalhar com uma potencia bem baixa que mesmo assim o sinal fica excelente, ainda mais que a nanobridge é MIMO 2x2.

    Até agora tenho obtido um resultado excelente, os clientes a uma distância de até 5 KM conectam na basestation com 300/300 Mbps ou 270/270 Mbps e CCQ sempre acima de 90%. O sinal fica muito estável e latência sempre baixa.

    A minha conclusão é que esse resultado se deve ao alto ganho da antena. Não consigo confiar em instalar antenas com menos de 22 dbi em clientes. Acaba dando problema, pois uma hora ou outra vai aparecer um cliente mais distante da base e esse cliente vai acabar prejudicando toda a base.

    Mas nem tudo é perfeito e meu único receio é de que daqui um tempo essas nanobridges comecem a apresentar problema sem um motivo plausível, pois isso é bem típico de Ubiquiti: funciona muito bem quando tá novo, passa alguns meses começa a dar problema. Vejam o caso das airgrids, é uma vergonha, elas parecem ter prazo pra funcionar, passou de um ano elas automaticamente param de funcionar... rsrs Parece até intencional.

    A minha grande esperança é que algum fabricante mais comprometido com a qualidade e principalemnte a durabilidade dos equipamento produzisse um equipamente com características semelhantes a nanobridge M 25dBi, ou seja produzisse um rádio MIMO 2x2 com antena de alto ganho (maior ou igual a 22 dbi), com um preço equivalente ao da Ubiquiti.

    Até tenho uma esperança que seria ver a Mikrotik lançar um equipamento com essas especificações e não ter que me preoucupar se de um dia para o outro a porta LAN ia parar de funcionar ou simplesmente a antena não conseguir mais conectar na base, além de poder usar NV2 em todos os clientes, aí sim nós teríamos mais tranquilidade para trabalhar.


    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Bom recebi agora a tarde 10 unidades do wom 5000, tenho uma unidade instalado a 1.5km do pop mais proximo com basestation + rocket m5.

    Porem tenho algumas duvidas, pq mesmo alteranda potencia tx ele nao sai de 7dbi?

    E na tela sinal ele fica variando a SNR absurdamente. Se mantem em 22 a 24 ai do nada cai pra 5 a 6 e volta

    O que poderia ser feito pra melhorar ou até mesmo acabar com isso
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nivel sinal.jpg
Visualizações:	261
Tamanho: 	7,8 KB
ID:      	43301Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snr.png
Visualizações:	333
Tamanho: 	6,1 KB
ID:      	43302

    Piso ruido esta ON e automatico setado em 20
    GI = LONGO
    Antena vertical
    Potencia tx = 14
    preamble = curto

    edit: Conferindo o sinal da antena na rocket o mesmo consta -77 e ccq entre 20 a 60%

    Espero esta fazendo algo de errado e pois se for isso mesmo vou enviar todos de volta a empresa que comprei.

    edit2: Jogando 28dbm "oq é uma absurdo" ela fixo em -68 na rocket 65/65 porem ao jogar um trafego leve "3mbps" começa a cair pra 6.5/26 e por ai vai.

  16. #96

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    Prezado Jonas,

    o equipamento vem por padrão, configurado para respeitar a regulamentação do Brasil e por isso a potência não sai de 7 dBi. Para aumentar a potência, você deve desmarcar a opção de "Regulamentação Automática" na aba Wireless.

    O SNR está variando devido ao fato do local onde o equipamento está instalado possuir um alto nível de interferência. E é através desta informação que você poder comprovar este fato, pois o SNR é relação Sinaconstarl/Ruído. Veja que o nível de sinal não se altera.

    Isto NÃO é um BUG. O BUG de sinal mencionado pelo colega Roberto é referente ao nível de sinal informado abaixo do correto, em versões anteriores a 2.0.
    Nao tem POLUIÇAO ALGUMA 000000000000000000000000000000

    Sou do interior so, se quiser dou um scan na rede em 20mhz tenho 8 canal disponivel sem ninguem operar neles.

    Ja desabilitei o controle de pais, testei de 8 a 28dbi

    Piso ruido ON e OFF
    Piso ruido de 10 a 25
    Piso ruido manual
    Vertical e horizontal

    Neste mesmo ponto posso instalar um nano loco m5 que funciona sem qualquer problema. Como ja falei Nao tem poluiçao 0

  17. #97

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este 750N você usa ele como cliente e outdoor, né? Como faz com as 3 antenas ao instalar ele?
    Desulpe estava de cabeça quente ontem a noite acabei por passar o nome da cpe errada =/

    http://www.tp-link.com.br/products/d...del=TL-WA7510N

    Seria esta aqui, devo receber mais algumas unidades essa semana e vou subir ddwrt na mesma.

    Se liberar 5 e 10mhz ela fica perfeita.

  18. #98

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    SantiagoMG Clientes acima de 2km tbm uso airgrid/nanob. Pois acho inviavel uma atena dessa em um cliente com 300mts a 1.5km com visada otima e praticamente 0 de poluiçao.

    O problema nao é nem tanto a diferença de valor do nano loco m5 para nanob 25 e sim o problema delas conseguirem ser ainda mais fragil que nano.

    Comprei umas cpe da Krazer pra testar vamos ver se sai melhor que a tplink.

    Ja conversei com pessoal da fullwireless e vou enviar as cpe de volta creio que ainda hj a tarde, pois perdi 7hr ontem testando as mais variadas configuraçoes e simplismente ridiculo o desempenho da cpe.

  19. #99

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Pois é colega!! Sem querer desmerecer as tentativas do pessoal da Intelbras, mas o melhor é ADMITIR que existe problemas com a antena e procurar resolver o quanto antes.

    Já não basta a WOM 5000 não ter o Ipoll, por dizerem ser uma CPE ''barata'', a linha da ubiquiti toda tem airmax.Acho que as visões de mercado para querer concorrer com a Ubiquiti estão equivocadas.

  20. #100

    Padrão Re: Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Pois é colega!! Sem querer desmerecer as tentativas do pessoal da Intelbras, mas o melhor é ADMITIR que existe problemas com a antena e procurar resolver o quanto antes.

    Já não basta a WOM 5000 não ter o Ipoll, por dizerem ser uma CPE ''barata'', a linha da ubiquiti toda tem airmax.Acho que as visões de mercado para querer concorrer com a Ubiquiti estão equivocadas.
    Fato vou devolver e nunca mais caio na besteira de comprar mais que 1 unidade para teste e somente apos no minimo 2 meses ver se foi aprovada ou nao.