+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redundância - 2 links no mesmo barramento

    Pessoal, fiz mais ou menos a topologia da minha rede. A rede em produção é a que está à direita, com a diferença de que a RB 1100 está no lugar da RB750g.
    O que preciso é fazer com que, no novo cenário(abaixo) toda vez que o VDSL falhar, automaticamente seja ativada uma rota na RB750G que manda o link pela bridge até a RB1100 de forma que volte da mesma maneira para todos os segmentos por apenas 1 enlace sem que haja loop.
    O que sugerem? OSPF? Netwatch + Script que desativa e ativa as rotas? VLAN?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Topologia_21-03-13.jpg
Visualizações:	462
Tamanho: 	101,2 KB
ID:      	43539
    Última edição por nonoque; 21-03-2013 às 13:09. Razão: Troca da fonte

  2. #2

    Padrão Re: Redundância - 2 links no mesmo barramento

    Faz assim

    pega uma porta da RB1100, e da a ela um ip cujo gateway vai ser a rb 750

    tipo
    RB 1100 porta 1, entrada de link
    RB 1100 porta 5, ip 172.31.255.2/30
    RB 750 porta 1, entrada de link
    Rb 750 porta 2, ip 172.31.255.1/30 (gateway da porta 5 da rb 1100)

    Cria um bonding entre a porta 1 e a porta 5 da RB1100, deixando a porta 5 como backup.
    Espeta o cabo da porta 5 no mesmo switch que esta a porta dos clientes da rb1100.

  3. #3

    Padrão Re: Redundância - 2 links no mesmo barramento

    Valeu pela força mano. Pelo que entendi, onde o link parte terei um switch antes da nanobridge que entrará as duas portas. É isso?

    Pergunta simples: Imagine uma rede bridge com mikrotik autenticando o modem, fornecendo dhcp e hotspot.

    Se em trecho dessa rede em um switch eu conectar outro modem da gvt em bridge, esse sinal vai se propagar por toda a rede sem causar problema nos dados já existentes trafegados? Por quê se a resposta é sim(funciona) meu problema está resolvido. Imagino que se isso for possível em outro ponto teria como autenticar esse sinal do modem sem causar problema já que o pppoe fecharia um túnel na rede. Mas imagino que isso é muito bom e fácil pra ser verdade, creio dari alguma zica. Seria possível?

  4. #4

    Padrão Re: Redundância - 2 links no mesmo barramento

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Valeu pela força mano. Pelo que entendi, onde o link parte terei um switch antes da nanobridge que entrará as duas portas. É isso?

    Pergunta simples: Imagine uma rede bridge com mikrotik autenticando o modem, fornecendo dhcp e hotspot.

    Se em trecho dessa rede em um switch eu conectar outro modem da gvt em bridge, esse sinal vai se propagar por toda a rede sem causar problema nos dados já existentes trafegados? Por quê se a resposta é sim(funciona) meu problema está resolvido. Imagino que se isso for possível em outro ponto teria como autenticar esse sinal do modem sem causar problema já que o pppoe fecharia um túnel na rede. Mas imagino que isso é muito bom e fácil pra ser verdade, creio dari alguma zica. Seria possível?
    Sim é possivel sim, desde que o outro modem da gvt não faça dhcp, porque não.
    Basta que a rede seja toda em bridge, ou que crie uma vpn entre as duas RB (35Mbps-rb1100 <--> rb750-gvt)
    O melhor é fazer algo pppoe ou vlan, para que os demais pontos da rede não possam em hipotse alguma achar a rb do Backup.
    A rb do BAckup deve responder exclusivamente p/ a rb 1100.

    Testa assim caso tenha alguma latencia, vc vai ter que duplicar os ptps que vão de uma rb p/ a outra, deixando uma via exclusiva.

    Aqui em minha rede tenho 3 RB 1100 cada uma autenticando os clientes de cada setor, como todos estão com radios em modo WISP com ip fixo, cada cliente procura seu gateway.

    È mais ou menos assim que vai funcionar o seu.