Resultados da Enquete: Este exemplo ajuda voce a entender a tecnologia Airmax?

Votantes
7. Você não pode votar nesta enquete
  • SIM!

    6 85,71%
  • NÃO

    1 14,29%
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Leandro, uma consulta já que você tem experiência com enlaces de longa distância com Rockets.
    Aqui eu tenho uma limitacao de 36 dBm de EIRP, e a lei nao faz distincao entre PtP e PtMP, entao por hora fico preso nos 4 W. Você sabe estimar (pela tua experiência) a que distância chegaria e com que troughtput usando Rocket M5 + Antena de 30 dBi com shield?
    Queria ter uma ideia, pois alguns enlaces nao vou passar muita banda, mas tenho calculado um de 50 Km e acho que nao vira hehe. E tenho outros curtos, de 8 Km em média, nesses eu acho que passo uma boa banda.

    Agradeco se puder me responder e parabéns pelo teu trabalho, sempre compartilhando aqui.
    Boa Noite Eriberto,
    Com certeza, se tiveres visada full (primeira zona de fresnell 100% livre) e antenas bem alinhadas, conseguirás (dependendo do ponto de saida e de chegada) , algo em torno de 50Mbits full.
    Se me enviares os pontos GPS e informações sobre esse enlace pode ser que eu consiga melhorá-lo.
    Preciso de altura das torres, tipo de tráfego que queres passar no enlace e pontos GPS exatos.
    Me envia pro e-mail da minha assinatura que valido o enlace pra ti,ok.
    8km em média sãoe enlaces que fecho com 15dbm ou menos. depende do ambiente (ruidos e visada).ok.
    Abraço.

  2. #22

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Boa Noite Eriberto,
    Com certeza, se tiveres visada full (primeira zona de fresnell 100% livre) e antenas bem alinhadas, conseguirás (dependendo do ponto de saida e de chegada) , algo em torno de 50Mbits full.
    Se me enviares os pontos GPS e informações sobre esse enlace pode ser que eu consiga melhorá-lo.
    Preciso de altura das torres, tipo de tráfego que queres passar no enlace e pontos GPS exatos.
    Me envia pro e-mail da minha assinatura que valido o enlace pra ti,ok.
    8km em média sãoe enlaces que fecho com 15dbm ou menos. depende do ambiente (ruidos e visada).ok.
    Abraço.
    Leandro, obrigado pela ajuda. Te enviarei os pontos. O enlace ainda nao está feito, mas estou planejando. A oferta de internet aqui é pequena, entao quero dar uma forca para os gatonets poderem trabalhar baixo a legalidade como SVA ou mesmo como meus vendedores.

    Eu tenho um de 4.5 Km aproximadamente fechado com duas Nanobridges M5 25 e tá passando agora 4 Mbps full, mas queria ver se melhorava ele também. Acho que nesse caso é questao de alinhamento.

    Agradeco a ajuda.

    Abracos,

  3. #23
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Leandro, obrigado pela ajuda. Te enviarei os pontos. O enlace ainda nao está feito, mas estou planejando. A oferta de internet aqui é pequena, entao quero dar uma forca para os gatonets poderem trabalhar baixo a legalidade como SVA ou mesmo como meus vendedores.

    Eu tenho um de 4.5 Km aproximadamente fechado com duas Nanobridges M5 25 e tá passando agora 4 Mbps full, mas queria ver se melhorava ele também. Acho que nesse caso é questao de alinhamento.

    Agradeco a ajuda.

    Abracos,
    Posso te garantir que Nanobridge M25 passa 40MBits/s facil. tem alguma coisa errada ae, ou visada ou configuração mesmo.
    Se precisar reconfigurar me fala que te ajudo.
    Abraço.

  4. #24
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    O problema é que estou em Lima-Peru.
    E sim, já li várias vezes o teu tópico de 5 GHz, o pedido de socorro, o qual uso para referência sobre vários assuntos.
    R: meu e-mail está a disposição para ajudá-lo.
    De onde tirei o que falei? RM-777-2005-MTC e também pode ser lido aqui, de forma mais clara: http://odracirzaid.blogspot.com/2011...quipos-en.html
    já que eles tem a péssima mania de escanear as leis publicadas no Diário El Peruano (Diário Oficial aqui) ao invés de copiar e colar o pdf que foi enviado para o jornal.

    O problema é que as informacoes sao desencontradas, até mesmo dentro do MTC, entao por hora tenho me atado aos 4 W e nao só ao ganho da antena.
    R:Trabalhe semprre com máximo de 1watt(teórico). tente trabalhar por células e enlaces mais curtos. estude a área e não trabalhe perto de torres com telefonia. se tiver que fazer, estude quais frequencias eles utilizam e use o mínimo de potencia em seus rádios.

    Outra curiosidade local: em zonas urbanas nao posso usar omni nem setorial de 120°, embora as empresas de telefonia o facam.
    R: Empresas de telefonia usam transmissão primária, sempre tem prioridade. não conheço a lei do Peru, mas pelo que andei lendo,podes utilizar setorial 90° desde que com potência baixa e dentro da frequência correta. se o seu equipamento não interfere nas torres de telefonia (freq diferentes) não teria problema.

  5. #25

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    O enlace com as nanobridges deveria passar mais que 4 Mbps, eu testei e passava 30 Mbps, mas com 8 W de potência, quando baixei caiu para uns 20 Mbps, até ai tudo bem, porque só preciso de 4 Mbps, mas quero afinar esse enlace para passar mais no futuro.

    E sim, posso usar setoriais de 90° (é o que uso), o que nao posso em zona urbana é usar setorial de 120° (mas as operadoras de celular usam) e antenas Omni (que nao vi operadora usando).

    O ruim da legislacao é que ela nao diferencia PtP e PtMP na regra do PIRE, eles jogam tudo como 4W e pronto.

    Esse enlace com Nanobridges, agora está com -66 dBm horizontal e -74 dBm vertical, com -86 dBm de noise floor, setado para MCS 9 para estabilizar o enlace, e figura como 60 Mbpstx e 120 Mbps rx. Posso ter errado em algo na instalacao, ou no alinhamento, mas como nao tenho prática e o lugar para instalar nao ficou muito acessível, deixei assim, mas como provavelmente terei que trocar as antenas, pretendia dar uma melhorada nesse enlace.

    A funcao alinhar antena do Airos me indica o que? Se eu configurar para o sinal máximo em -45 dBm por exemplo, ele permitira que o sinal ficasse mais próximo do ideal?

  6. #26
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    O enlace com as nanobridges deveria passar mais que 4 Mbps, eu testei e passava 30 Mbps, mas com 8 W de potência, quando baixei caiu para uns 20 Mbps, até ai tudo bem, porque só preciso de 4 Mbps, mas quero afinar esse enlace para passar mais no futuro.
    R: Estranho essa diferença, acredito que tens algum problema de interferência no canal utilizado. roda um AIRVIEW direto do radio cliente e analisa os canais. tens que usar um canal LIMPO, sem nenhuma interferencia. depois disso é que começam as configurações avançadas. potência em excesso só atrapalha amigo, a minha média que uso nos rádios é 12 a 18dbm, raramente usando 21dbm para enlaces bem longos (30km ou mais).

    E sim, posso usar setoriais de 90° (é o que uso), o que nao posso em zona urbana é usar setorial de 120° (mas as operadoras de celular usam) e antenas Omni (que nao vi operadora usando).
    R: ok, setoriais de 90° bem instaladas, não terás problemas para atender seus clientes. um pop bem instalado e projetado pode atender clientes até mesmo com Nano M5....depende do número de clientes e da visada para o POP.

    O ruim da legislacao é que ela nao diferencia PtP e PtMP na regra do PIRE, eles jogam tudo como 4W e pronto.
    R: estive lendo o pdf que comentasse e realmente é isso. no Peru não há essa diferença entre ptp e ptmtp. é o que diz a lei. é 4w mesmo o maximo.

    Esse enlace com Nanobridges, agora está com -66 dBm horizontal e -74 dBm vertical, com -86 dBm de noise floor, setado para MCS 9 para estabilizar o enlace, e figura como 60 Mbpstx e 120 Mbps rx. Posso ter errado em algo na instalacao, ou no alinhamento, mas como nao tenho prática e o lugar para instalar nao ficou muito acessível, deixei assim, mas como provavelmente terei que trocar as antenas, pretendia dar uma melhorada nesse enlace.
    R: Opa! -65 está ok, mas -74 prova que tens um problema grave na vertical. e -86 de noise floor....ta estranho tbm. reveja suas configurações de canal e se tiver alguma antena perto da sua , libere no mínimo 1m pra baixo e pra cima da sua antena. recomendável neste caso usar radome shield, pois irá melhorar consideravelmente estes números.
    estuda novamente a vertical pois deves ter obstrução em algum ponto. recomendo para ponto a ponto até 10km as Nanobridge 25dbi , e acima disso rocket dish 30dbi.porem sempre as duas usando radome shield. em áreas muitos poluídas de RF ajuda muito,ok.


    A funcao alinhar antena do Airos me indica o que? Se eu configurar para o sinal máximo em -45 dBm por exemplo, ele permitira que o sinal ficasse mais próximo do ideal?
    R: Sim, o align é feito pra ajudar na hora de alinhar.ele indica o nivel de sinal recebido. seta lá -55 ou -60 e comece a alinhar.use sempre potência de 21dbm pra alinhar, após chegar ao 100% de alinhamento, vá baixando a potência e deixe no mínimo possível dos dois lados do enlace.

  7. #27

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    R: Sim, o align é feito pra ajudar na hora de alinhar.ele indica o nivel de sinal recebido. seta lá -55 ou -60 e comece a alinhar.use sempre potência de 21dbm pra alinhar, após chegar ao 100% de alinhamento, vá baixando a potência e deixe no mínimo possível dos dois lados do enlace.
    Valeu as dicas Leandro.

    Nesse enlace eu uso os 4 W, 25 dBi da antena e 11 dBm no transmissor, nada mais. Nao uso potência no talo nao hehe. Nem nos meus setores eu uso muita potência.

    No meu caso, tenho só essa antena instalada no PoP e no cliente, nada mais. Tinha outra mas queimou e foi para o RMA, entao a interferência é externa. Verei isso de achar um canal limpo e dar uma melhorada na vertical.

    Entao seto o alinhamento para -50 e ele "aceita" sinal -50 ou só dá um indicativo de que esta ficando bom?

  8. #28

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Fala cortes, blz!!
    Bom altitude do ponto A (morro das antenas é 232m)porem as arvores que citei estao acima, em 234m com a copa da arvore bem na frente do link e uma torre de 45m tbm atrapalha a Horizontal deste ptp;
    Infelizmente não pude trocar as antenas de torre pois o cliente (provedor) havia feito contrato de locação da torre. se colocasse na torre mais alta nao teria problemas.
    Mas existe sim a obstrução. o morro no meio do caminho 15,2km, tem 80metros de altura e o link passa a esquerda dele em 60m +ou- pelo que pude calcular.
    Por isso tive que levantar a antena no lado B (hotel na praia) pois a 18m tinha sinal -83 e ao passar para 26m ficou em -73.

    Quanto ao seu "comentario" infeliz, de "Nao vi proeza nenhuma em seu feito" , é bem caracteristico de pessoas fracas.

    Não existe "proeza" em ajudar os outros amigo. minha intenção é mostrar que é possível fechar enlaces mesmo com visada obstruida. aprenda que , se voce sabe tudo, então tens que estudar mais. ENSINE aos outros , faça o bem e talvez assim entenderás o que é ajudar os outros .
    bom cortes vc tem q estudar mais sobre elance ptp pois igual o amigo falor as configuração era 40mhz e ele foi fazendo teste ate a acha a afinação certa não se engane pois o sinal pode ate fecha com visado do ponto a para o ponto b vamos cita ponto a com 100 m e ponto b com 100m a 30km um do otro entre os dois um morro com 95m então para vc esta com visada total certo mais porem em 40mhz a transferencia de dado passa na linha de fresnel que faz um a barriga pois a banda de 40 mhz e mais larga porisso passa mais banda então o amigo configuro em 20 mhz que diminui esta barriga ok estude um pouco mais blz