Postado originalmente por
delegato
Amigos pretendo montar uma rede para distribuir internet em um condomínio, estou em dúvidas sobre qual tecnologia usar, veja as informações abaixo e algumas dúvidas:
O condomínio tem 9 blocos cada um de 3 andares, total de 16 apartamentos por bloco.
Pensei inicialmente em cabear (UTP), porém o negocio iria ficar bastante gabiarra pois não existe tubulação nos prédios, o pessoal que tem cabos por la puxa os mesmos por fora, passa pelas janelas, as fezes furam a parade dos aps etc.
Bom essa tecnologia me possibilitaria um ótimo thoughput, latência baixa, estabilidade, e a possibilidade dos clientes comprarem roteador e criar uma rede interna.
Mais pensei também em criar uma rede wireless, distribuindo alguns aps pelo condomínio, mais precisamente na parte superior extrena dos blocos, ou nos postes que fazem a iluminação da area, já que coloca-los nos corredores dos blocos inicialmente é inviável, pois acredito eu que o sindico iria criar algumas barreiras, tem a questão também de no caso gastar muito mais aps, etc.
A rede sem fio, que tem como vantagem ser mais prática, praticamente todo mundo já tem notebook com wireless, seria apenas conectar na rede, liberar um login já estar navegando, meu medo é que o sinal fique um fraco etc, internet lenta essas váriações, poderiam me indicar quais aps funcionariam bem dentro de caixas herméticas, com anteninha de fábrica de 5dbi com uma boa potência padrão sem essa questão de ter que almentar potência, e logico que opere em modo N,
Estive pensando em por um da intelbras, mais não tenho certeza se funciona em bridge, já que todo controle farei na RB.
Abrigado.