+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Gostaria de saber qual é o melhor rádio para entrar na frequencia de 5.8.

    Estou interessado em usar UBIQUITI na torre e nos clientes. É a melhor opção?
    Seria o Rocket M5 na Torre. Um por Antena Setorial AirBase. É muita vantagem usar antena Airbase ?
    Fz muita diferença maior DBI da Airbase para poucos metros?
    Ou é melhor colocar um cartão no MK ?
    È uma região plana com poucas elevações. Distância de 2 Km no máximo. A média será de 700 metros a 1km de distância.
    No Servidor usaremos Mikrotik e MKAUTH. Mas qual cache usar ?
    Existe algum cache gratuito para Youtube ?
    E o Air MAX ? È pra usar ou não ?
    E é pra usar B ou G ? Ou ambas?
    Dupla Polarização é vantagem? Os clientes tb usarão dupla polarização se usar ubiquiti airgrid?

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Citação Postado originalmente por RUBEM fERNANDES Pere Ver Post
    Gostaria de saber qual é o melhor rádio para entrar na frequencia de 5.8.

    Estou interessado em usar UBIQUITI na torre e nos clientes. É a melhor opção?
    Seria o Rocket M5 na Torre. Um por Antena Setorial AirBase. É muita vantagem usar antena Airbase ?
    Fz muita diferença maior DBI da Airbase para poucos metros?
    Ou é melhor colocar um cartão no MK ?
    È uma região plana com poucas elevações. Distância de 2 Km no máximo. A média será de 700 metros a 1km de distância.
    No Servidor usaremos Mikrotik e MKAUTH. Mas qual cache usar ?
    Existe algum cache gratuito para Youtube ?
    E o Air MAX ? È pra usar ou não ?
    E é pra usar B ou G ? Ou ambas?
    Dupla Polarização é vantagem? Os clientes tb usarão dupla polarização se usar ubiquiti airgrid?
    Amigo vc precisa de uma consultoria, ou pesquisar mais afundo sobre radio frequencia, cache gratis, nenhum presta, ubiquit otimo , mas pra poucos metros recomendável antena de menor ganho

  3. #3

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Vai de Nanostatiom m5 nos clientes e seja feliz, pode usar airmax, porém toda a rede terá que ser UBNT, cache dependendo do caso só serve pra gerar dor d kbça, mas ja ví caches fazerem sucesso sim. Por fim sobre cache digo o seguinte, se link ai não é problema, deixa ele de fora, caso contrário use um pago e que não te deixe na mão.

  4. #4

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo vc precisa de uma consultoria, ou pesquisar mais afundo sobre radio frequencia, cache gratis, nenhum presta, ubiquit otimo , mas pra poucos metros recomendável antena de menor ganho
    Conforme falado acima, antes de comprar pense numa pequena consultoria para o "start" do provedor. Começar correto é certeza de menos problema no futuro.

    Eu tenho ajudado muitos provedores que estão nessa mesma situação, passando algumas visões para a rede iniciar dentro dos padrões e depois crescer sem tropeços.

    O RadiusNet conta com um plano especial desse tipo de suporte, se puder, dê uma olhada em nossa página. Temos valores especiais para provedores com até 50 usuários.

    Abracos
    Fabricio

  5. #5

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Pegando uma carona, tentei contato mais não consegui falar com o responsável, desde de já deixo meu e-mail e peço que entrem em contato para maiores informações sobre o sistema.
    [email protected]





    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Conforme falado acima, antes de comprar pense numa pequena consultoria para o "start" do provedor. Começar correto é certeza de menos problema no futuro.

    Eu tenho ajudado muitos provedores que estão nessa mesma situação, passando algumas visões para a rede iniciar dentro dos padrões e depois crescer sem tropeços.

    O RadiusNet conta com um plano especial desse tipo de suporte, se puder, dê uma olhada em nossa página. Temos valores especiais para provedores com até 50 usuários.

    Abracos
    Fabricio

  6. #6

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Meu parceiro não polua o FÓRUM faça somente um POST.

    https://under-linux.org/showthread.p...142#post672142

    ****************************************************

    Eu iria de Mikrotik.

    Base Station Ubiquiti + RB 411ah + Cartão R52hn + Case RFelements // Nos clientes: SXT lite

    ou

    Painel Setorial Rfelements + RB 411ah + Cartão R52hn + Case RFelements // Nos clientes: SXT lite

    Case RFElements:http://www.rfelements.com/en/product.../stationbox-s/

    Painel RFElements:http://www.rfelements.com/en/product...ctor-antennas/

    Sxt nos clientes, você tem uma gerência excelente, firewall, redirecionamento de porta, bloqueio de conteúdo e etc, você pode oferecer para o cliente qualquer coisa que um roteador faça, alem disso usa o protocolo NV2 + Nstreme você terá 15 mb com o cliente fácil fácil em 10 Mhz.

    GRANDE VANTAGEM: Aqui uso assim, tenho mais de 300 SXT na rede e tenho somente 3 peças queimadas. (1%)

    Eu recomendo !!

  7. #7

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Meu parceiro não polua o FÓRUM faça somente um POST.

    https://under-linux.org/showthread.p...142#post672142

    ****************************************************

    Eu iria de Mikrotik.

    Base Station Ubiquiti + RB 411ah + Cartão R52hn + Case RFelements // Nos clientes: SXT lite

    ou

    Painel Setorial Rfelements + RB 411ah + Cartão R52hn + Case RFelements // Nos clientes: SXT lite

    Case RFElements:http://www.rfelements.com/en/product.../stationbox-s/

    Painel RFElements:http://www.rfelements.com/en/product...ctor-antennas/

    Sxt nos clientes, você tem uma gerência excelente, firewall, redirecionamento de porta, bloqueio de conteúdo e etc, você pode oferecer para o cliente qualquer coisa que um roteador faça, alem disso usa o protocolo NV2 + Nstreme você terá 15 mb com o cliente fácil fácil em 10 Mhz.

    GRANDE VANTAGEM: Aqui uso assim, tenho mais de 300 SXT na rede e tenho somente 3 peças queimadas. (1%)

    Eu recomendo !!

    Bom dia @olivionet!

    E uma Pop bem parruda com esses equipamentos!

    Aproveitando o tópico gostaria de perguntar se vc com esses equipamentos já oferta grandes velocidades aos seus clientes ,gostaria de saber dos amigos do tópico também,pois cada vez o mercado exige a disponibilidade de bandas maiores.

  8. #8

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Cara aqui por ser cidade interior forneço os planos de 1,2 e 3 Megas.

    Porem na minha residência jogo 10mb usando sxt, consigo atingir os 10 Mb em qualquer horário alguns horários, picos de 15mb, mas uso em 10 mhz se mudar pra 20 mhz com certeza aumenta e muito a banda.

    Outra ajuda que dou é para mini-pop com até 50 clientes (30 simultâneos) ou início de POP para não gastar uma grana toda de uma vez, aqui uso Omnitik U$ 45,00, até chegar um maior número de clientes 5.8 Ghz, crio os AP-Virtual com SSID diferente, como se fosse 3 ou 4 painéis, conecto os clientes nos ap-virtuais como irá ficar qdo colocar os painéis, daí passando disso ai coloco a estrutura mencionada anteriormente e coloco os SSID corretamente nos respectivos painéis, daí nem preciso voltar nos clientes para configurar.


    Print da Omnitik

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omnitik.jpg
Visualizações:	219
Tamanho: 	103,1 KB
ID:      	45697

    Print dos Painéis
    (Nesse POP uso RB433AH + R52HN + Cx Hermética de Alumínio + Cabos LMR400 - N x SMA + Base Station Ubiquiti)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         paineis.jpg
Visualizações:	221
Tamanho: 	177,8 KB
ID:      	45698

    Obs.: Alguns clientes estão modulado no tx/rx rate com 3.0Mbps/3.0Mbps, porem não é problema se sinal e sim que o cliente não esta usando, quando o cliente esta sem uso algum ele baixa o data rate do cliente e fixa no mínimo de 3mbps quando o cliente inicia o uso ele automaticamente modula mais alto, como nas imagens.

    O sinal mais alto -78/-72 acreditem pessoal é de um funcionário da empresa, não tem base, "casa de ferreiro o espeto é de pau mesmo"!!

    Aqui setamos os clientes abaixo de -70dBm em alguns casos -75dBm.


    Link da Omnitik: http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...7A%20NIVEL%204

  9. #9
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Bom dia @olivionet!

    E uma Pop bem parruda com esses equipamentos!

    Aproveitando o tópico gostaria de perguntar se vc com esses equipamentos já oferta grandes velocidades aos seus clientes ,gostaria de saber dos amigos do tópico também,pois cada vez o mercado exige a disponibilidade de bandas maiores.


    nos meus pops estou indo de base station, com loco m5 nos clientes, e nas pequenas celulas estou indo de omnitik, vendo de 1 a 5mb e para empresas tenho planos de até 10mb

  10. #10

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    @Acronimo @olivionet valeu pelas dicas pessoal ,obrigado ai ...sucesso!

  11. #11

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Boa noite Olivio, com basestation 20dbi e clientes sxt lite a 2 - 2,5km como fica o sinal e a potência?

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Meu parceiro não polua o FÓRUM faça somente um POST.

    https://under-linux.org/showthread.p...142#post672142

    ****************************************************

    Eu iria de Mikrotik.

    Base Station Ubiquiti + RB 411ah + Cartão R52hn + Case RFelements // Nos clientes: SXT lite

    ou

    Painel Setorial Rfelements + RB 411ah + Cartão R52hn + Case RFelements // Nos clientes: SXT lite

    Case RFElements:http://www.rfelements.com/en/product.../stationbox-s/

    Painel RFElements:http://www.rfelements.com/en/product...ctor-antennas/

    Sxt nos clientes, você tem uma gerência excelente, firewall, redirecionamento de porta, bloqueio de conteúdo e etc, você pode oferecer para o cliente qualquer coisa que um roteador faça, alem disso usa o protocolo NV2 + Nstreme você terá 15 mb com o cliente fácil fácil em 10 Mhz.

    GRANDE VANTAGEM: Aqui uso assim, tenho mais de 300 SXT na rede e tenho somente 3 peças queimadas. (1%)

    Eu recomendo !!

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Boa noite Olivio, com basestation 20dbi e clientes sxt lite a 2 - 2,5km como fica o sinal e a potência?


    Amigo quer um conselho que aprendi na pratica, se usa base station nos pops, nos clientes coloque nanom5 ou airgrid, se usa omnitk ai coloca SXT se tentar colocar SXT no cliente e nos pops basestation, vc não terá um rendimento esperado, (pode até chegar uma boa qualidaed, mas nada se compara ao casamento)

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Boa noite Olivio, com basestation 20dbi e clientes sxt lite a 2 - 2,5km como fica o sinal e a potência?


    Amigo quer um conselho que aprendi na pratica, se usa base station nos pops, nos clientes coloque nanom5 ou airgrid, se usa omnitk ai coloca SXT se tentar colocar SXT no cliente e nos pops basestation, vc não terá um rendimento esperado, (pode até chegar uma boa qualidaed, mas nada se compara ao casamento)

  13. #13

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Amigo quer um conselho que aprendi na pratica, se usa base station nos pops, nos clientes coloque nanom5 ou airgrid, se usa omnitk ai coloca SXT se tentar colocar SXT no cliente e nos pops basestation, vc não terá um rendimento esperado, (pode até chegar uma boa qualidaed, mas nada se compara ao casamento)
    Parceiro uso BASE STATION como apenas antena setorial, como disse por trás dela uso MIKROTIK RB411AH ou RB433AH fazendo o NV2, nstreme com isso uso os SXT com seu protocolo proprietário.

    Quanto ao seu conselho já sofri na pele com isso, em uma das cidades que atendo os clientes que vieram do concorrente tinha os nanolocom5 dai montei uma estação base_station + mikrotik, tive problemas e só foi funcionar perfeito quando tirei o mikrotik da base-station e coloquei rocket_m5 fazendo o AIRMAX (Única estação UBIQUITI, dentre os 60 mikrotik da rede).

    Dai nessa cidade, agora tenho 2 painéis, novo cliente vai de SXT no painel mikrotik, os que já tem equipamento (ubiquiti) conecta no painel com rocket_m5.

    Mas bem válido a sua observação que fica de ajuda pro pessoal do fórum.

  14. #14

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Descupe se formulei mal a pergunta amigo, quando falei base station estava me referindo a antena setorial da ubiquiti que é um excelente custo beneficio, o rádio seria mikrotik mesmo. Os seus clientes que usam sxt como fica o sinal a 2-3km? dá pra atender nessa distância com sxt?

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo quer um conselho que aprendi na pratica, se usa base station nos pops, nos clientes coloque nanom5 ou airgrid, se usa omnitk ai coloca SXT se tentar colocar SXT no cliente e nos pops basestation, vc não terá um rendimento esperado, (pode até chegar uma boa qualidaed, mas nada se compara ao casamento)

    - - - Atualizado - - -





    Amigo quer um conselho que aprendi na pratica, se usa base station nos pops, nos clientes coloque nanom5 ou airgrid, se usa omnitk ai coloca SXT se tentar colocar SXT no cliente e nos pops basestation, vc não terá um rendimento esperado, (pode até chegar uma boa qualidaed, mas nada se compara ao casamento)

  15. #15

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Veja na imagem que eu mandei anteriormente, todos estão com a distância de 1 a 3 km.

  16. #16

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Veja na imagem que eu mandei anteriormente, todos estão com a distância de 1 a 3 km.

    Olivio qual versão da Sextand vc esta usando? parece que homologado apenas a da wdc modelo 5HND

    att

  17. #17

    Padrão Re: Algumas Perguntas para Expansão de Provedor para + 200 Clientes.

    Uso todos os modelos, o que tiver no meu distribuidor, mas atualmente não esta faltando mais o SXT Lite, dai to usando ele (RBSXT5nDr2) !!

    Todos sem homologação, infelizmente !!