Boa noite,
Em primeiro lugar, digo que eu não estou aqui propondo uma solução completa para resolver o meu problema, que eu acredito que deva ser um problema comum para muitas pessoas que gerenciam a área de T.I de provedores.
Quero tratar de um assunto específico chamado autonomia de bateria. Prometo, desde já, após as conclusões apresentadas aqui e após os testes em campo, montar um tutorial completo com a finalidade de resolver esta questão de AUTONOMIA, PROTEÇÃO E PROJETO DE TORRES EM AMBIENTES HOSTIS COM ENERGIA ELÉTRICA.
Eu já pesquisei muito sobre o assunto, consultei diversos engenheiros e cada solução extrapolava e muito um orçamento razoável para uma aplicação de que não precisasse do uso da energia solar.
CENÁRIO:
01 Torre estaiada de 42m feita em cantoneira
02 Rocket M5
01 RB 750 GL
NECESSIDADE:
- ALIMENTAR ESSES EQUIPAMENTOS POR 18 HORAS;
- PROTEGER A ENTRADA DE ENERGIA A/C QUE SOFRE MUITA OSCILAÇÃO;
- PROTEÇÃO DAS PORTAS LAN DOS ROCKET;
- ENVIO DE ALERTA PARA A GERÊNCIA NA FALTA DE ENERGIA24v;
- FÁCIL MANUSEIO E REPOSIÇÃO DE PEÇAS;
- MELHOR CUSTO BENEFÍCIO.
PROPOSTA PARA CORREÇÃO DA ENERGIA A/C QUE FUNCIONA EM 220V SEM NEUTRO
O que eu já usei?
Este pop existe a mais ou menos 2 anos, e vez ou outra queima uma coisa conectada a energia A/C. O que eu usava antes? Um carregador inteligente Hayonik de 24v com 02 baterias de 45 amp/h e um inversor de 24vdc para 110vac, com as fontes originais dos equipamentos.
Problema: quando não queimava o carregador Hayonik, queimava o inversor. Creio que isso acontecia por causa do descarregamento da bateria, e quando o carregador era acionado na volta da energia dava algum pico de tensão que queimava o inversor também da Hayonik; também ocorria muita queima da porta lan do Rocket, não sei dizer se isso acontecia por falta de aterramento do carregador ou se por outro motivo, era um queimadeira de equipamento grande, por isso abandonei esse cenário.
Foi ai que construí outro projeto, dessa vez usando as fontes de 500W da Volt de 24v, desde então não queimou mais porta Lan de Rocket, mas passou a queimar muito as fontes na entrada AC da mesma, além de que não conseguir autonomia de bateria na recarga das mesmas porque essa fonte apenas carrega em 5A apesar de ser de 20A para os equipamentos. Ela funciona beleza, porém queima quando a bateria esgota, acredito que deva ser um problema no projeto deles; acredito até que isso já foi resolvido nas novas versão das fontes. Utilizo aquela Régua PoE deles de 10 equipamentos e a régua também apresenta problemas, liguei lá e me disseram que o problema está no aterramento. Mas nem vou me bater mais, vou elaborar um outro projeto, e compartilhar aqui dessa vez para ver se conseguimos aperfeiçoá-lo ao ponto de que eu necessito, tal qual muita gente aqui também deva precisar.
NOVO PROJETO
Desta vez eu quero dividir o projeto em 3 partes e cada parte serpa isolada na outra, pois assim tenho uma melhor condição de suporte externo e diminuição de riscos no manuseio de cabos e baterias dentro de uma mesma caixa hermética.
Utilizarei 3 Caixas Herméticas na torre desta vez:
CAIXA AC: será a caixa que vai cuidar da entrada da energia da rua, procurando na internet eu achei um projeto já pronto e feito sobre medida no Mercado Livre, me pareceu muito interessante AQUI que eu acredito que deva ter tudo que seja preciso, caso alguém tenha alguma coisa contra vamos trocar ideia. Esta caixa é importante. Não preciso dizer que a parte de aterramento está ok!
CAIXA BT: será a caixa onde coloquei 4 baterias de 45Ah estacionárias da Moura Clean, ligadas em 24v. O Que me dará uma autonomia de 90 Ah. Nesta caixa eu estava pensando em colocar 1 carregador de 24v e um Cooler para ventilação das baterias. O carregador daria uma ajuda na recuperação da carga da bateria diminuindo o tempo de carregamento. O carregador carregaria em 10 Ah.
CAIXA DC: será a caixa onde estarão instalados a fonte da Volt de 500W, a régua Poe, a RB 750, um roteador para me avisar quando a energia cair, uma lâmpada de emergência porque às vezes precisamos dar suporte noturno, um Cooler para ventilação dos equipamentos,
- Será que, eu se eu usar um carregador para as baterias e usar a fonte da Volt, vai dar problema nos circuitos e na flutuação nas baterias? Uma vez que me parece que essas fontes utilizando o mesmo canal em 24v para fazer a função de nobreak, não carregam a bateria de forma correta?
- Compensa eu colocar um controlador de carga de painel solar, e nele ligar a fonte e o carregador da caixa?
O que vcs tem a me dizer?